10/10/2022

Estudo sobre comportamento do consumidor, de pesquisadores da FGV EBAPE e alumnus, é destaque em matéria do Valor Econômico

A reportagem intitulada “Medo de preconceito faz brasileiro pagar mais”, publicada no Jornal Valor Econômico, do dia 15 de setembro, destaca as conclusões do estudo Expected SES-Based Discrimination Reduces Price Sensitivity Among the Poor produzido pelo professor da FGV Ebape, Yan Vietes, e o professor da IÉSEG School of Management, Jorge Jacob, ambos Alumni FGV EBAPE, em co-autoria com os professores da Escola, Rafael Goldszmidt e Eduardo B. Andrade.

Segundo a matéria, uma das conclusões do estudo é que consumidores de baixa renda preferem consumir em ambientes com público da mesma classe social, mesmo que para isso precisem pagar mais pelos mesmos produtos. A pesquisa ao avaliar o comportamento de consumidores na cidade do Rio de Janeiro, mostra que o preconceito pode prejudicar os consumidores de baixa renda.

O artigo publicado, no primeiro semestre de 2022, no Journal of Marketing Research, um dos principais periódicos de Marketing do mundo, traz relevante contribuição para o campo científico sobre o comportamento do consumidor.

Para ter acesso ao artigo, clique no link abaixo: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/00222437221097100?journalCode=mrja