27/05/2022

Estudo revela que consumidores de baixa renda preferem consumir em ambientes com público da mesma classe social

Produzido pelos pesquisadores e alumni, Jorge Jacob, professor assistente da IÉSEG School of Management e, Yan Vieites, professor assistente da FGV EBAPE em co-autoria com os professores da Escola, Rafael Goldszmidt e Eduardo B. Andrade, o artigo Expected SES-Based Discrimination Reduces Price Sensitivity Among the Poor publicado, recentemente, em um dos principais periódicos de Marketing do mundo, o Journal of Marketing Research, traz relevante contribuição para o campo científico sobre o comportamento do consumidor.

Com várias pesquisas realizadas, no período de agosto de 2017 a janeiro de 2022, o estudo contou com a participação de 1936 respondentes, entre eles moradores do Complexo de Favelas da Maré e da Zona Sul do Rio de Janeiro. Os resultados evidenciam que consumidores, de baixa classe social, preferem realizar compras em ambientes onde vendedores e clientes também pertençam a uma classe social mais baixa, mesmo que os preços dos produtos ou serviços sejam mais caros nessas localidades. Isso ocorre porque os mais pobres entendem que estariam menos propensos a sofrer discriminação nesses ambientes comerciais, do que em ambientes mais elitizados.

De acordo com Yan Vieites:

os estudos também mostram ser possível contornar essa situação. Ao enfatizar valores relacionados ao igual tratamento de todos os consumidores e/ou à apreciação da diversidade, é possível reduzir a preocupação com a discriminação entre os consumidores mais pobres, que por sua vez se sentem mais confortáveis em comprar em ambientes comerciais vistos tradicionalmente como atendendo apenas aos mais ricos”.

Para ter acesso ao artigo, clique aqui.

SOBRE O PROGRAMA

O Mestrado Acadêmico da FGV EBAPE oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins. O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.

O Doutorado em Administração da FGV EBAPE tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno. Para mais informações, acesse a página do programa.