O artigo Rio de Janeiro, the Wonderful City, gets Smarter, but for whom, produzido pelas doutorandas Manuela Lorenzo e Bianca Sá em co-autoria com a alumna de doutorado, Ana Celano, foi premiado como o melhor caso de ensino, na divisão Dark SIDE Case Competition, do Annual Meeting of the Academy of Management, um dos mais importantes congressos de Administração do mundo.
O estudo das doutorandas apresenta o dilema de um personagem principal, na condição de Secretário de Urbanismo do Rio de Janeiro, e seu interesse em transformar a cidade em uma das mais inteligentes do mundo. O caso instiga os alunos a desenvolver uma visão crítica e sistêmica de políticas públicas, de forma que questionem se elas realmente servem ao propósito de beneficiar a população, especialmente os grupos marginalizados.
“Uma premiação no principal congresso de Administração do mundo é importante pois sinaliza a qualidade do caso e do nosso trabalho. Os outros finalistas eram professores, refletindo o alto nível do treinamento que recebemos na FGV EBAPE. Especialmente para nós, doutorandas, o prêmio nos incentiva muito e mostra que estamos no caminho certo. Também é importante pois nos ajudou a fazer contatos e receber convites para publicação em livro e revista acadêmica”, destacam as doutorandas.
Em linhas gerais, estudos no formato de caso de ensino funcionam como uma ferramenta educacional para facilitar o aprendizado e a análise de uma situação do mundo real. Ele fornece uma narrativa convincente sobre um indivíduo, ou um grupo de pessoas, que precisa tomar uma decisão em um ambiente organizacional.
Docentes e alumni da FGV EBAPE também ganham destaque na AOM
O artigo We are all Misky Sonqo: Teaching and struggling against higher education marketization, produzido pela professora Lúcia Oliveira, em coautoria com os alumni - Patricia Calderón, Sergio Wanderley e Ana Celano, ganhou o 2º lugar na divisão de Critical Management Studies (CMS) no “Dark Side Case Competition”.
Já o professor Alex Faria apresentou o paper “Daily concerns”, em co-autoria com Sadhvi Dar, da Queen Mary University-London, sobre como o trabalho acadêmico, no contexto da radicalização da injustiça racial, pode recriar espaços para a recuperação de intervenções de reumanização, por meio de métodos que simultaneamente rejeitam o retorno à ‘normalidade’ desumanizadora, imposta pelo homem-branco-como-humano, e renovam a reconstrução de comunidades solidárias por uma nova humanidade dentro e fora de escolas de negócios.
Alex Faria também participou da sessão CMS Plenary: Remembering Anshu Prasad, sendo convidado a participar do tributo ao Professor Anshu Prasad, junto a mais 6 especialistas, e compartilhar reflexões sobre a vida do docente e sua obra em nome da divisão da AOM.
SOBRE O CURSO
O Doutorado em Administração da FGV EBAPE tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil, ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno.
Para mais informações sobre o programa de doutorado, acesse a página do programa.