10/06/2022

Estudo do pesquisador, Filipe Sobral, sobre a influência da liderança de diretores de escolas municipais no desempenho escolar é publicado no Public Administration Review

O artigo Joint Effects of Shared and Transformational Leadership on Performance in Street-Level Bureaucracies: Evidence from the Educational Sector produzido pelo professor e pesquisador da FGV EBAPE, Filipe Sobral, em co-autoria com os alumni Urszula Lagowska e Gustavo Tavares foi publicado em maio de 2022, no Public Administration Review, um dos mais bem avaliados journals da área de Administração Pública.

A partir de pesquisa realizada, entre 2018 e 2019, em 74 escolas públicas com 423 diretores e professores dessas escolas, o estudo buscou entender como a liderança dos diretores de escolas públicas municipais e das equipes de professores influencia o desempenho escolar dos alunos.

De acordo com o pesquisador, Filipe Sobral, “os resultados sugerem que práticas de compartilhamento da liderança entre os professores conseguem promover um melhor desempenho da escola, especialmente quando o diretor tem um estilo de liderança transformacional”.

Para ter acesso ao artigo, na íntegra, clique aqui.

Filipe Sobral é professor Associado da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas. Atualmente coordena o Programa de Apoio à Pesquisa Acadêmica Docente da EBAPE, ProPesquisa e o Grupo de Estudos em Liderança nas Organizações. Atuou como chefe do Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa da EBAPE, coordenador do Mestrado acadêmico, Doutorado e também Coordenador Acadêmico do Programa de Certificação em Administração da Fundação Getulio Vargas. Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra de 1996 a 2007.