10/11/2021

Estudo da FGV EBAPE sobre impacto da acumulação da capacidade para inovação em produtividade e exportação é destaque em matéria do Valor Econômico

Reportagem do Valor Econômico, publicada no dia 27 de outubro, destaca o estudo liderado pelo professor Paulo N. Figueiredo, da FGV EBAPE, o qual demonstra como os esforços eficazes de acumulação de capacidade para inovação tecnológica geram benefícios em termos de aumento de produtividade do trabalho e desempenho exportador em nível de empresas.

O estudo examina esse tema em 63 empresas de cinco indústrias intensivas em tecnologia de processo e em recursos naturais no Brasil: aço, etanol, celulose e papel, mineração e petróleo. Essas empresas e indústrias representam um faturamento aproximado de 180 bilhões de dólares, cerca de 40% das exportações do Brasil e mais de 30% do valor adicionado na indústria brasileira.

De acordo com o coordenador do estudo, professor Paulo N Figueiredo, “a acumulação de capacidades tecnológicas para inovação em nível de empresas e seus ecossistemas é fundamental para a aceleração do crescimento econômico no Brasil”.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

SOBRE O PROFESSOR

Paulo N. Figueiredo é professor titular de gestão de tecnologia e inovação e professor dos programas de doutorado e mestrado acadêmico da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE); Pesquisador Associado Sênior, University of Oxford, Reino Unido; Pesquisador, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Pesquisador Associado, Centro de Novo Desenvolvimentismo, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP); Criador e coordenador do MBA em Gestão da Inovação e Capacidade Tecnológica (FGV IDE). Fundador e editor-chefe do International Journal of Technological Learning, Innovation and Development (IJTLID), Reino Unido – www.inderscience.com/ijtlid