20/07/2021

Estudo do Alumnus Yan Vieites, sobre classe social e doações no Brasil, é tema de matéria do JN da TV Globo

A pesquisa “Classe Social e Alocação de Doações no Brasil” realizada pelo Alumnus de doutorado da FGV EBAPE, Yan Vieites, com os professores Eduardo Andrade e Rafael Goldszmidt, pesquisadores do Center for Behavioral Research (CBR) da FGV EBAPE é tema de reportagem sobre doações para causas sociais, exibida no último dia 17, no Jornal Nacional da TV Globo.

A pesquisa, publicada, recentemente, na revista científica Journal of Consumer Research, especializada nas chamadas ciências comportamentais, conta com diversos experimentos de campo conduzidos com moradores do Complexo de Favelas da Maré e da Zona Sul do Rio de Janeiro. Em um deles, por exemplo, moradores de ambos os bairros foram convidados a responder um questionário em troca de um pagamento de R$10 (em cinco notas de R$2) pela sua participação. Ao final do questionário, eles tinham a oportunidade de doar parte ou a integralidade do valor recebido para duas causas sociais: uma campanha de promoção de atividades culturais em regiões carentes e uma campanha de doação de comida em regiões carentes.

Durante entrevista para o JN, Yan Vieites ressalta que ao mostrar, por intermédio de imagens, o que significa não ter acesso à comida ou à moradia, fica bastante nítido para as pessoas, em especial, aquelas de classe social mais alta, a dificuldade vivenciada por pessoas em condição de vulnerabilidade. A visualização dessa realidade faz com que passem a nutrir um pouco mais de empatia e promove o interesse em contribuir de alguma forma.

Assista a matéria na íntegra:

Para ter acesso à pesquisa na íntegra, acesse a área de artigos.

SOBRE O PROGRAMA

O Doutorado em Administração da FGV EBAPE tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno.

Para mais informações, acesse a página do programa.