30/08/2022

Estudo das professoras Yuna Fontoura e Alketa Peci é premiado como best paper durante Encontro Anual do Academy of Management 2022

Durante o 82º Encontro Anual do Academy of Management realizado no período de 5 a 9 de agosto, na cidade de Seattle, Washington - USA, o artigo "GMO in Brazil as Political-Discursive Struggle: Approximating Hegemony and Decolonial Epistemology" produzido em co-autoria das professoras e pesquisadoras da FGV EBAPE, a coordenadora de Acreditação Internacional da Escola, Yuna Fontoura e a presidente da ANPAD, Alketa Peci, em parceria com as docentes Morgana Krieger (EAUFBA) e Flávia Naves (UFLA) foi reconhecido como um dos melhores artigos da área de Critical Management Studies.

O Encontro Anual Academy of Management é o maior congresso acadêmico da área de Administração do mundo, reunindo mais de 10.000 acadêmicos.

No artigo, as autoras analisam a agenda de organismos genéticos modificados (transgênicos) no Brasil e buscam compreender como este tipo de produção se tornou hegemônica na realidade nacional, apesar da oposição de ambientalistas e movimentos sociais. Para compreender este processo, as autoras buscam analisar a formação hegemônica em contextos pós-coloniais, conectando a construção da hegemonia com a epistemologia decolonial. Através de uma análise longitudinal da formação e perpetuação da hegemonia dos transgênicos no Brasil ao longo das últimas décadas, o artigo demonstra que a hegemonia baseia-se em dois aspectos centrais: o papel esperado do Brasil e dos transgênicos na geopolítica internacional; e a imposição de um conhecimento ocidental que se diz civilizatório.

“Esta análise fornece duas contribuições principais aos estudos organizacionais: ela promove uma compreensão mais profunda de como as hegemonias se consolidam ao longo do tempo em estados periféricos e promove a aproximação entre estudos sobre hegemonia e epistemologia decolonial aplicada à revelação de dinâmicas de inclusão e exclusão em ambientes políticos rurais”, destaca a professora Yuna Fontoura.

Para ter acesso à versão resumida do artigo, clique aqui!