Confiança em adotar novas estratégias voltadas para as atividades policiais e na justiça criminal, conhecimento de iniciativas bem-sucedidas em âmbito internacional e nacional, bem como ter o domínio do funcionamento de tais práticas, e estar atento ao que, de fato, apresenta resultados eficientes na área de segurança pública no mundo, foram alguns dos pontos destacados durante a palestra: “Desafios da formação de gestores e profissionais de alto nível na área de Segurança Pública” realizada no dia 01 de setembro, de forma híbrida, com apresentação presencial na sede da FGV EBAPE e via plataforma online.
O evento, uma iniciativa do programa de Mestrado Profissional em Administração Pública – MAP, foi coordenado pela professora da FGV EBAPE e coordenadora do Centro de Ciências Aplicada à Segurança Pública - CCAS, Joana Monteiro que conduziu a palestra, juntamente, com o professor Spencer Chainey do Jill Dando Institute of Security and Crime Science, da University College London. Claudia Uchoa, alumna da Escola, também, participou do encontro, acompanhando e selecionando questões apontadas pelos participantes para a mesa de debates sobre o tema.
Moderado pela coordenadora do MAP, professora Aline Menezes, o debate reuniu 347 participantes, dentre presenciais e remotos, que assistiram pela plataforma Zoom. Entre eles estavam representantes das Escolas de Polícia do país e demais gestores de segurança pública.
Presente ao encontro, o secretário Municipal de Ordem Pública da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e delegado de polícia do Estado do RJ, Brenno Carnevale, apontou a importância de debates como o promovido pela FGV EBAPE e que trouxe uma visão aprofundada da formação de profissionais de alto nível em segurança pública.
“Acho fundamental essa iniciativa. Isso permite municiar os profissionais com conhecimentos técnicos, científicos e comparáveis com o que se pratica em âmbito internacional e nacional, bem como provocar reflexões que permitam remodelar a forma de atuação, aprimorar o que já pode estar dando certo e, principalmente, permitir aos profissionais que estão no meio da carreira, exercendo liderança, tempo para refletir e estudar”, destaca.
Já o comandante da Academia da Polícia Militar Dom João IV, coronel Gustavo Pinheiro Marques, ressalta a importância de perceber a academia preocupada com esse cenário de segurança pública, promovendo ações para desenvolver a integração de todas as forças, sejam elas municipais, estaduais ou federais. Assim como integrar todos os conhecimentos, gerar networking entre todos os agentes, e criar ambiente propício para o desenvolvimento de novas políticas na área de segurança pública.
O Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) é voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo. O programa possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial para atuação no campo da Administração Pública, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior na área de administração e seguir carreira acadêmica.
O processo seletivo para o programa está com inscrições abertas. Para mais informações, Clique Aqui!