Nos dias 7 e 9 de dezembro, discentes do International Business Education Alliance (IBEA) tiveram a oportunidade de, respectivamente, apresentar os resultados dos projetos desenvolvidos para empresas parceiras do Field Project, em dinâmica promovida na sede da FGV EBAPE, e comemorar a conclusão do curso durante evento no Centro Cultural da FGV.
A International Business Education Alliance (IBEA) é um programa único de intercâmbio multicultural. O programa envolve 4 escolas em 4 continentes, onde os alunos de graduação em administração têm a oportunidade de adquirir uma visão única e bem abrangente do ambiente de negócios global, destaca a professora da FGV EBAPE, Juliana Mansur.
Ao longo de quatro anos, estudantes de várias nacionalidades desenvolveram a visão de gestão global, a partir das principais práticas em administração no mundo. O programa promoveu, também, a aproximação dos jovens aos dilemas empresariais da atualidade, por intermédio do Field Project, projeto que alia o conhecimento teórico obtido em sala de aula à vivência prática nas organizações.
A iniciativa estabelece parceria com organizações presentes no mundo todo (com sede no Brasil ou em outros países) em projetos empresariais e que possuam relação com as principais metas para o desenvolvimento sustentável (SDGs). Na edição deste ano, o Field contou com o apoio da Expanscience, Hurb, Roku e Vtex. Alguns dos projetos desenvolvidos trabalharam questões como o impacto social e a reciclagem de lixo tech (economia circular), soluções para saúde e bem-estar, dentre outras temáticas.
A aluna Camila Castellan Miranda, ao falar sobre sua participação no Field, destaca que o projeto promoveu um entendimento melhor do mercado, como um todo, e ampliou a visão dos discentes sobre questões corporativas. “Meu grupo apresentou uma solução holística digital para pacientes com artrose que atendesse as necessidades da empresa Expanscience, com sede na França. Além do desenvolvimento profissional e pessoal, essa experiência possibilitou com que eu me familiarizasse com um mercado que eu nunca tive contato antes, e o IBEA é muito sobre isso: aprender todos os dias, sobre você mesmo, sobre diversidade cultural, e sobre muitos outros assuntos”.
Toda essa jornada acadêmica dos estudantes brasileiros e estrangeiros foi materializada durante o evento de encerramento da turma da graduação IBEA 2022. A professora Juliana Mansur deu início à cerimônia, proferindo algumas palavras sobre o importante momento para os formandos, e os convidou para ocuparem seus lugares no palco do Centro Cultural da FGV. Em seguida, passou a palavra aos discentes Flavia Miotto e Nikolaus Hochsprung para dar continuidade à solenidade. Os jovens brindaram os convidados com uma emocionante apresentação, destacando o período em que estiveram juntos e a importância do evento de conclusão do curso.
A discente Camila Castellan ressaltou que toda a trajetória promovida pelo programa IBEA, a transformou em uma pessoa com mais inteligência emocional e preparada para enfrentar os mais complexos desafios da vida. “A conclusão do curso me dá a certeza de que busquei o melhor de mim e me transformei em uma pessoa mais resiliente”, completa.
Os diretores das escolas parceiras IBEA e/ou representantes também participaram do evento. De forma presencial, a cerimônia contou com: Flavio Vasconcelos da FGV EBAPE, Liz Thomas da University of South Carolina; Christina Terra da ESSEC Business School; e Katharina Droeghoff da University of Mannheim. De forma online, Joachim Lutz da Mannhein Business School.
A solenidade seguiu com homenagens aos docentes que conduziram as aulas durante a longa jornada acadêmica. Dentre eles, o professor Augusto Sales. Após a cerimônia, professores, gestores, alunos, tutores e familiares comemoraram a formatura da turma IBEA 2022 em coquetel no Foyer do Centro Cultural da FGV.
O International Business Education Alliance – IBEA é um programa de estudos em nível de graduação, criado a partir de uma rede de cooperação entre quatro importantes escolas de negócios do mundo: A FGV EBAPE no Brasil, a University of Mannheim Business School na Alemanha, a University of South Carolina - Darla Moore School of Business nos Estados Unidos, e a ESSEC Business School em Singapura.
Para mais informações sobre o IBEA, acesse o link abaixo: https://ebape.fgv.br/internacional/experiencia/quero-estudar-fora/graduacao/ibea