(Última atualização: 22/01/2016 - 12:19)
30/09/2011

CPA da EBAPE faz primeira reunião de 2011

A EBAPE apresentou, no último dia 19, os membros da sua Comissão Própria de Avaliação (CPA) para mandato de um ano, que irá conduzir estrategicamente o processo de avaliação da Instituição. O primeiro encontro, que foi conduzido pelo Prof. Alvaro Cyrino, atual presidente, contou com a presença de representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, conforme determinado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES - Lei 10861/04 de 14 de Abril de 2004). O objetivo da reunião foi apresentar as dimensões de avaliação e o plano de atividades de 2011.

A CPA da EBAPE é composta pelos seguintes membros:

• Vice-diretor da EBAPE e presidente da CPA, Prof. Alvaro Cyrino;
  • Coordenador de Avaliação e Planejamento Institucional da EBAPE, Prof. Henrique Guilherme Carlos Heidtmann Neto;
  • Representantes do corpo docente da EBAPE, Prof. Eduardo Ayrosa e Prof. Marcelo Millano Falcão Vieira;
  • Representante do corpo discente do Curso de Graduação, Marcos Menezes de Moraes;
  • Representante do corpo discente dos Programas de Pós-Graduação, Diego Dutra;
  • Representante do corpo técnico-administrativo, Karla Costa;
  • Representante do Setor Privado, Lysias Augusto Dantas Itapicurú;
  • Representante do Setor Público, Sérgio Ruy Barbosa Guerra Martins;
  • Representante do Terceiro Setor, Ana Claudia Mendes Nicolini;
  • Representante do corpo de ex-alunos, Milber Bourguignon.

O SINAES propõe uma avaliação institucional integrada, unindo três eixos avaliativos: a instituição, os cursos, e o desempenho dos estudantes. O sistema utiliza uma série de instrumentos avaliativos conjugados: a autoavaliação promovida pela CPA, a avaliação externa, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), a avaliação dos cursos de graduação, as condições de ensino e os instrumentos de informação constituídos pelo censo da educação superior e pelo cadastro dos cursos e instituições.

Membros da CPA da EBAPE