Conferência Internacional SSUN 2023 reúne especialistas em Ciências Sociais na sede da FGV

A conferência promove uma série de debates entre instituições membros do Social Sciences Universities Network que participam ativamente da governança global, estimulando o ensino superior em Ciências sociais e a criação de políticas públicas. 

capa

 

No período de 27 de fevereiro a 1 de março, a FGV sediou o “Social Sciences Universities Network – SSUN 2023” com o tema central – Ciência de Dados e Ciências Sociais. A conferência internacional reuniu especialistas de instituições membros do Social Sciences Universities Network, que participam ativamente da governança global, para estimular um diálogo  interdisciplinar, estimulando o ensino superior em Ciências Sociais, bem como na criação de políticas públicas.

O encontro contou com a participação do presidente da FGV, professor Carlos Ivan Simonsen Leal, do vice-presidente da Renmin University da China, Professor DU Peng,  da vice-reitora para Internacionalização da LUISS, professora Raffaele Marchetti; e do professor da FGV EMAp Flávio Codeço Coelho.
A conferência foi composta por 6 mesas de debates, com as temáticas -  Rights and Ethics in the Digital Age;  Making Data Science work for Social Analysis; Trends for the Digital Economy; Digital Literacy and Critical Pedagogies; Digital frameworks for data-driven research; e  Data Science for Public Policy.

Moderada pela coordenadora de Acreditação da FGV EBAPE, professora Yuna Fontoura, a mesa de debates “Digital frameworks for data-driven research” trouxe para debate o potencial das bases digitais para pesquisas em ciências sociais. “Como professora de método qualitativo, vislumbrei diferentes possibilidades para a pesquisa quali, com bases digitais e por meio da Inteligência Artificial”, destaca Yuna Fontoura.

Já a mesa de debates “Data Science for Public Policy” foi conduzida pelo coordenador do programa acadêmico da FGV EBAPE, professor Ricardo Lopes Cardoso com o tema “Predicting municipalities with risk of resource mismanagement using Machine Learning”. O debate contou, também, com a participação dos professores da Escola Felipe Buchbinder e Luna Viana. 

As mesas de debates foram compostas por docentes e pesquisadores da BI Norwegian Business School - Colegio de Mexico - European University Institute - Fundaçao Getulio Vargas - National Research University HSE - Koç University - Ludwig Maximilian University of  Munich - Luiss University – MGIMO - Prince Sultan University - Renmin University of China - Stellenbosch University - Tilburg University - University of Ghana - University of Macau.

As universidades membros do SSUN participam ativamente da governança global e atuam como impulsionadoras do ensino superior em humanidades e ciências sociais. A Rede representa uma ampla plataforma de comunicação para pesquisadores, professores e alunos, permitindo o desenvolvimento de programas de intercâmbio de alta qualidade e oferece oportunidades para realizar projetos de pesquisa conjuntos e fomentar a inovação acadêmica.

Galeria

A A A
High contrast