25/05/2021

CNN destaca estudo de pesquisadores da FGV EBAPE sobre a importância da alimentação saudável nas escolas

O artigo How Changes in Menu Quality Associate with Subsequent Expenditure on (Un)Healthy Foods and Beverages in School Cafeterias: A Three-year Longitudinal Study produzido pelos pesquisadores da FGV EBAPE Bernardo Andretti, Rafael Goldszmidt e Eduardo B. Andrade recebeu destaque em reportagem da CNN Brasil sobre mudança no cardápio alimentar escolar e obesidade infantil. O estudo revela a importância de as instituições de ensino oferecerem alimentos saudáveis para crianças e adolescentes, assim como a contribuição direta dessa medida, na melhora dos hábitos dentro de casa.

O estudo, realizado com mais de vinte mil crianças e adolescentes de 54 escolas no país, aponta evidências diretas de que as escolas particulares brasileiras, frequentemente, apresentam características típicas de um ambiente obesogênico. De acordo com a pesquisa, mais de 60% dos produtos oferecidos e adquiridos nessas escolas foram considerados de baixo valor nutricional, contra apenas 11% de alto valor nutricional.

“Entender a alimentação escolar e seus impactos para a saúde de crianças e adolescentes é fundamental para a construção de políticas públicas eficientes que gerem retornos positivos para a sociedade, como a redução de doenças crônicas não transmissíveis e da obesidade. No estudo, mostramos que tanto a inclusão de produtos de alto valor nutricional quanto a redução de produtos de baixo valor nutricional dos cardápios das cantinas escolares contribuem para uma alimentação mais saudável de crianças e adolescentes. Portanto, concluímos que é possível que intervenções simples como a mudança de cardápios escolares contribua para uma alimentação adequada’, explica o pesquisador Bernardo Andretti.

Para ter acesso ao artigo na íntegra, acesse aqui

A reportagem da CNN está disponível pelo link abaixo

ESTUDE NA FGV EBAPE

O Doutorado em Administração da FGV EBAPE tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno. O Programa oferece bolsas de estudo para todos os alunos aprovados no processo seletivo. As inscrições para a próxima turma devem ser feitas até o dia 23 de julho de 2021.

Para mais informações acesse a página do curso