Notícias

(Última atualização: 28/08/2019 - 10:41)
28/08/2019

Cientista político americano fala sobre relação do presidente dos EUA com os militares na FGV EBAPE

A FGV EBAPE, por meio da coordenação do Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP), patrocinou, no dia 8 de agosto de 2019, a palestra “President Trump and his Generals” com o professor David Pion-Berlin, considerado um dos maiores especialistas do mundo em relações civis-militares. O evento, realizado na sede da Escola, no Rio de Janeiro, reuniu professores e alunos da FGV EBAPE e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), e teve como objetivo oferecer aos participantes uma compreensão mais ampla sobre a atual conjuntura política dos EUA sob o governo do presidente Donald Trump. O professor do Núcleo de Docentes Permanentes (NDP) do MAP, Octavio Amorim Neto, foi o organizador da palestra. 
 
Na palestra, Pion-Berlin descreveu as relações do presidente Donald Trump com as forças armadas. Segundo Pion-Berlin, oficiais de alta patente foram escolhidos para ocupar postos que, historicamente, ficavam a cargo de civis. Apesar disso, segundo o Professor Pion-Berlin, o Presidente Trump concentra, ainda, grande parte das decisões nos temas de segurança nacional. Muitas vezes, as escolhas políticas são tomadas à revelia da opinião de seus assessores militares. Como consequência, há incerteza a respeito de como o governo Trump agiria numa eventual crise internacional. 
 
Ugo Medrado, aluno do mestrado acadêmico da FGV EBAPE e participante do evento, ressaltou que a palestra do prof. Pion-Berlin ajudou a compreender melhor a conjuntura política dos EUA sob Trump. “Os militares nos EUA, assim como no Brasil, têm muito prestígio perante a opinião pública. Como consequência, os políticos em ascensão têm tentado atrair militares para seu entorno para se beneficiar desse prestígio militar. Os militares, por sua vez, têm por princípio a neutralidade em relação à política civil", destacou o aluno.
 
Pion-Berlin concluiu sua apresentação enfatizando que Trump abriu novos precedentes nas relações civis-militares em contraste com a tradição política vigente nos EUA desde o século XVIII, uma vez que passaram a ocupar um espaço maior no mais alto escalão do governo.  
 
David Pion-Berlin é professor de Ciência Política da Universidade da Califórnia, em Riverside, nos EUA. Ele é reconhecido internacionalmente pelas suas pesquisas na área de relações civis-militares, defesa, segurança e direitos humanos. Ele também atua como consultor e palestrante para o exército americano.
 

Galeria: