30/06/2022

Chamada de trabalhos Cadernos EBAPE.BR. Pesquisadores podem submeter artigos até janeiro de 2023

A FGV EBAPE, por intermédio da publicação Cadernos EBAPE.BR (Qualis Capes A2), realiza chamada de trabalhos com a temática - Economia social e solidária na organização do trabalho decente: interpretações sociológicas. As submissões serão aceitas até 31 de janeiro de 2023.

O tema de análise deste número especial são as possíveis interpretações sociológicas da Economia Social e Solidária (ESS) na organização do trabalho decente, tendo como pano de fundo os princípios norteadores da autogestão, da gestão social dos bens comuns, do cooperativismo e do associativismo.

O objetivo da proposta é incentivar reflexões críticas para ampliar a compreensão sobre as potencialidades e os desafios da ESS como modelo econômico alternativo centrado nas pessoas e capaz de combinar objetivos sociais, econômicos e ambientais. Pretende-se, igualmente, permitir a divulgação de metodologias empíricas de incubação de empreendimentos coletivos e de práticas de gestão social.

Nesta proposta, serão especialmente acolhidos os trabalhos que analisem:

• A relação entre a ESS e os indicadores do trabalho decente.
  • A organização democrática do trabalho decente e da produção em cooperativas e associações.
  • Plataformas digitais e a ESS como processo de organização democrática do trabalho.
  • Metodologias de incubação de cooperativas e práticas de gestão social.
  • Culturas tradicionais e a organização do trabalho digno.
  • Construções epistemológicas sobre associativismo pelas universidades.

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO

O(s) autor(es) deve(m) seguir as orientações para envio de artigos ao Cadernos EBAPE.BR (acesse aqui).

Os artigos devem ser submetidos neste link.

Você deve se registrar como autor, a menos que o tenha feito anteriormente.

Nota: por favor, indique no campo “Authors Cover Letter” que o seu artigo é para o número especial: “Pensamento crítico versus pensamento organizacional”.

Para qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato com os editores convidados:

Para qualquer dúvida, entre em contato com a editora convidada: Stefania Becattini Vaccaro

O Cadernos EBAPE.BR é um periódico online na área de Administração publicado no Rio de Janeiro, Brasil, pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE) e é um periódico de acesso aberto.

Todos os trabalhos aprovados serão publicados no idioma original (português, inglês ou espanhol) e traduzidos (português ou inglês) sob responsabilidade dos autores.