O artigo “The benefits of nonprofit reputation: Government funding, nonprofit performance, and nonprofit reputational gains” proveniente da tese de doutorado da da professora e alumna Aline Menezes, desenvolvido em co-autoria com a professora Alketa Peci é publicado no Public Administration Review – PAR, principal revista no campo da pesquisa, teoria e prática da administração pública há mais de 70 anos.
O estudo avalia o papel da reputação em parcerias entre o Estado e o Organizações do Terceiro Setor. A pesquisa investigou 675 colaborações entre o Ministério da Saúde (MS) e 60 hospitais sem fins lucrativos de 2012 a 2019.
Segundo Aline Menezes, "pesquisas anteriores sobre governança colaborativa focaram em condições contratuais e relacionais para explicar o desempenho de parcerias entre o Estado e o Organizações do Terceiro Setor. No entanto, os potenciais fatores causais que tornam as parcerias mais capazes (ou não) de alcançar um bom desempenho em comparação com arranjos tradicionais é uma área que demanda mais pesquisas. Aproximamos a visão baseada em recursos (RBV) da literatura de gestão à pesquisa em administração pública para investigar recursos intangíveis e desempenho em uma análise de estrutura causal.
Empregamos modelos econométricos para dados em painel para investigar 675 colaborações entre o MS e 60 hospitais sem fins lucrativos de 2012 a 2019. Os resultados apontam que hospitais sem fins lucrativos com forte reputação recebem mais financiamento do governo, contratam mais funcionários e atingem níveis mais altos de produção. Nossa pesquisa também sugere um ciclo virtuoso: um melhor desempenho desencadeia ganhos reputacionais em rankings oficiais. Como implicação para a prática, gestores públicos que iniciam parcerias entre o Estado e o Organizações do Terceiro Setor podem considerar rankings reputacionais para processos de tomada de decisão."
A Public Administration Review (PAR), uma revista profissional bimestral, é a principal revista no campo da pesquisa, teoria e prática da administração pública há 75 anos. É publicada pela American Society for Public Administration, TM/SM e é o único periódico em administração pública que atende acadêmicos e profissionais interessados no setor público e na gestão do setor público.
Para ter acesso ao artigo, Clique Aqui!
O Doutorado em Administração da FGV EBAPE tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil, ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno.
Para mais informações sobre o programa de doutorado, que inclusive está com o processo seletivo aberto até o dia 3 de agosto de 2023, Clique Aqui!