09/11/2021

APSA Annual Meeting 2021 premia artigo do professor da FGV EBAPE, Cesar Zucco, como o melhor paper em Políticas Públicas do congresso

O estudo Homeowners Unite? Homeownership, Values, and Voice, produzido pelo professor e pesquisador da FGV EBAPE, Cesar Zucco em coautoria com os pesquisadores Natalia Bueno da Emory University e Felipe Nunes da UFMG, recebeu o prêmio de Melhor Paper apresentado nas seções de políticas públicas do Encontro Anual da American Political Science Association (APSA) de 2021. A versão subsequente do trabalho está aguardando publicação no The Journal of Politics.

O artigo examina o impacto de ser sorteado como beneficiário do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) Faixa I em atitudes políticas. Para tanto, foram realizadas duas pesquisas de opinião com participantes em loterias do MCMV na cidade do Rio de Janeiro, uma com inscritos em loterias recentes, cujas unidades ainda não haviam sido entregues, e outra com participantes em loterias realizadas no início do programa, cujas unidades foram entregues há mais de cinco anos.

Segundo o professor e pesquisador, Cesar Zucco: “Entre participantes em loterias recentes, identificamos que ganhadores apresentaram mudanças atitudinais em direção a maior conservadorismo (maior aversão à redistribuição, individualismo mais pronunciado). Entre participantes em loterias antigas essas diferenças não foram observadas, mas ganhadores se tornaram mais ativos politicamente. Entrevistas em profundidade indicam que a combinação de expectativas altas de todos os inscritos com experiências negativas, por parte de alguns ganhadores, ajudam a explicar esses resultados”.

Para ter acesso ao paper, clique aqui.

SOBRE O PROFESSOR

Cesar Zucco é professor dos programas de Mestrado Acadêmico e Doutorado, do Mestrado Profissional em Administração Pública e da Graduação da FGV EBAPE. Foi professor assistente (tenure-track) no departamento de Ciência Política de Rutgers, (2011-2013), pesquisador visitante (fellow) em Princeton (2006-2007), Yale (2010) e Oxford (2017-2018) e professor visitante no IUPERJ (2008-2009) e em Princeton (2009-2011). É autor de dois livros com a Cambridge University Press ("Partisans, Antipartisans, and Nonpartisans" de 2018 e "The Volatility Curse" publicado em 2020) e publicou artigos em alguns dos principais periódicos internacionais de Ciência Política (como o American Journal of Political Science e o Journal of Politics) e de Estudos Latino Americanos (Latin American Politics e Society, Latin American Research Review, e Journal of Latin American Studies), entre outros.