12/09/2022

Análise de pesquisadores da FGV, sobre o crime organizado no Rio de Janeiro, ganha destaque em reportagem da TV Globo

Segundo matéria exibida no RJTV 2ª edição da TV Globo no dia 5 de setembro, um dos principais desafios da cidade é acabar com o controle que os bandidos têm sobre as comunidades. Com base em dados do Disque-denúncia, pesquisadores da FGV mapearam os territórios dominados pelo crime organizado.

Na reportagem, a professora da FGV EBAPE e coordenadora do Centro de Ciências Aplicada a Segurança Pública (CCAS), Joana Monteiro, ressalta que temos que discutir qual a forma mais eficiente de reduzir as armas em poder de criminosos: se por intermédio de operações policiais com forte uso da força ou com investigações contra o tráfico de armas.

Para Joana Monteiro, a espinha dorsal desses grupos é a conivência de alguns agentes públicos. “É importante estabelecer uma força tarefa junto ao Ministério Público voltada para a investigação dos agentes com ligações a grupos criminosos”, destaca a pesquisadora.

Assista a matéria na íntegra

Joana Monteiro é professora do Mestrado Profissional em Administração Pública da FGV EBAPE e coordenadora do Centro de Ciências Aplicada a Segurança Pública (CCAS). Foi Diretora-Presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP) de 2015 a 2018, órgão do governo do estado do Rio de Janeiro responsável pela divulgação e análise de estatísticas de criminalidade e violência. Entre 2009 e 2012, foi pesquisadora visitante no Centro de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Harvard