Notícias

(Última atualização: 21/11/2019 - 12:01)
21/11/2019

Alunos do Mestrado Executivo da FGV EBAPE simulam Estratégias de Inovação Tecnológica

Na última semana de Outubro, os alunos do Curso de Mestrado em Gestão Empresarial da FGV EBAPE (Turma Intensiva) simularam a implementação de estratégias de inovação tecnológica em nível de empresas. A atividade foi realizada no âmbito da disciplina Gestão da Inovação, lecionada pelo Professor Paulo N. Figueiredo. 

Nesta simulação, os alunos exercem o papel de CEOs que desenham e executam uma estratégia de inovação de longo prazo baseada na transição da empresa de uma tecnologia existente para uma tecnologia de ruptura. 

A simulação chama a atenção para o amplo espectro de variáveis envolvidas no processo de gestão da inovação tecnológica em nível de empresas e as dificuldades enfrentadas na obtenção e assimilação de um grande volume de informações para uma tomada eficaz de decisão. A simulação também convida os alunos a refletirem sobre o balanceamento entre as estratégias de curto e longo prazos, levando-se em conta a sustentação de negócios baseados em tecnologias existentes, bem como a preparação da empresa para o crescimento sustentável de longo prazo. 

“Desde quando introduzi essas simulações na FGV EBAPE, a ideia tem sido aproximar os alunos da prática da gestão da inovação tecnológica, para que eles se familiarizem com os dilemas, premências de tempo e incertezas enfrentadas pelos gestores”, comenta o Professor Paulo N Figueiredo
 

Galeria: