Notícias

27/10/2022

Alunos da Graduação demonstram poder de decisão e análise crítica em atividades in loco, nas empresas parceiras, durante o Field Project 2022

Durante um período de 3 meses, os discentes da Graduação puderam experienciar os desafios empresariais enfrentados pelas instituições parceiras do Field Project. O projeto estimula os alunos a construir soluções criativas para problemas reais das empresas, ao aliar o conhecimento teórico à vivência prática nas organizações. Na edição 2022, a FGV EBAPE contou com a participação das empresas Porto Seguro, L’Oreal, EY, Stone, Cervejaria Masterpiece, Secretaria de Turismo da Prefeitura do Rio de Janeiro e Universal Music.

Os alunos participantes do Field Project tiveram acesso à mentoria de tutores da Escola com relevante experiência acadêmica, participaram de workshops e palestras que forneceram subsídios e recursos úteis para o desenvolvimento de soluções criativas para os desafios propostos. Os estudantes atuaram in loco nas instituições, acompanhados por um gestor da organização.

Segundo a coordenadora do projeto, Professora Carla Soares, dentre as atividades desenvolvidas pelos discentes, destacam-se: a elaboração de relatórios gerenciais, o desenvolvimento de ferramentas, a aplicação nas pesquisas organizacionais, a participação de treinamentos e reuniões internas, a revisão de processos de diferentes setores e empresas, e a apresentação do projeto para gestores e diretores.

Com o olhar de quem já atua com o Field Project há quase 4 anos, a gestora da EY e alumna da Escola, Ana Marques Ogliari, aponta o projeto com uma oportunidade única para os alunos entenderem o funcionamento de uma empresa e, ao mesmo tempo, obter a primeira experiência no estilo “mundo real”, mas em um ambiente familiar e seguro como a universidade. Já para a EY, o Field representa um meio de se aproximar do meio acadêmico e, também, a ajudar a empresa a identificar potenciais candidatos para um futuro junto à EY.

Ao falar sobre as especificidades dos desafios apresentados aos estudantes, Ana Marques ressalta “durante nossa parceria com a FGV EBAPE, procuramos apresentar dois tipos de projetos: um mais voltado para o mercado e outro com cunho de melhoria da gestão pública. Já atuamos, inclusive, com processos de cadeia de saúde pública e COVID”.

Para a gestora, seria interessante ter mais desafios com foco para a melhoria de serviços voltados para o cidadão. Desta forma, o resultado poderia, de fato, ser um “produto” para à Administração Pública do país, sem custos para os cofres públicos.

O Field traz retornos para diversas áreas de uma organização, dependendo, é claro, dos desafios propostos, ou seja, o impacto pode ir além da área de gestão das organizações”, pondera a gestora.

Durante os dias in loco, nas organizações, uma das empresas parceiras, a L’Oreal, convidou o grupo de alunas, que atuou junto a um dos desafios propostos pela instituição, o "Extend Ecosystem: Startups", para participar da 11ª edição do Evento Prêmio Fornecedor L'Oréal: Be The Future. Durante o evento, as gestores Mayara Matos e Alice Holanda com o diretor Juan Campos fizeram uma breve homenagem a parceria.

Para a estudante Maria Eduarda Croce, participante do desafio da L’Oreal: “a experiência do Field Project na L'Oréal pode ser definida como única. Embarcamos em um desafio que envolve, principalmente, duas temáticas que não são tão abordadas nas universidades, Compras Indiretas e Inovação. Nesses últimos meses, estamos trabalhando em como melhorar a contratação de startups como fornecedores na empresa. Junto ao desafio, conversamos com várias pessoas do setor e tivemos a oportunidade de realizar uma imersão completa na organização, com palestras e com as nossas próprias gestoras. Ficamos superfelizes com o reconhecimento e por compreender melhor o impacto da L’Oreal em toda cadeia produtiva”.

A Stone, outra parceira do Field Project, apresentou para os alunos o projeto “Customer Success”. Na visão do discente, João Pedro Abreu de Araújo, participar do projeto junto a companhia superou todas as suas expectativas. “A oportunidade de trabalhar em uma vertente tão importante para a Stone, que é o cliente, é única, uma vez que a empresa é referência em satisfação do consumidor. A responsabilidade do grupo em ajudar a escalar a área de CS, fez com que todos os integrantes pudessem ganhar mais conhecimento, acerca do tema e do meio empresarial, como um todo. Fizemos diversas visitas ao escritório, conversamos com gestores de altos cargos, realizamos benchmark com pessoas relevantes no mercado, o que também agregou muito ao networking dos participantes”, destaca o estudante.

O Field Project, projeto do curso de Graduação em Administração da FGV EBAPE, tem como objetivo proporcionar aos alunos do 4º período, a primeira experiência em uma organização pública, privada ou não-governamental e que contribuirá para o desenvolvimento profissional e intelectual dos discentes, por intermédio da vivência com desafios organizacionais reais, e que os ajudará a colocar em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula.

EVENTO

No dia 09 de novembro, a  FGV EBAPE realizará, no Centro Cultural da FGV, o evento de encerramento do Field Project 2022. Na ocasião, os estudantes apresentarão os resultados obtidos durante o trabalho in loco nas empresas parceiras.

SOBRE O CURSO

O curso de Graduação em Administração tem duração de quatro anos e oferece uma formação interdisciplinar, tendo como objetivo preparar profissionais capazes de atuar em instituições públicas e privadas no Brasil e no mundo. O aluno é preparado para atuar em diferentes segmentos, por intermédio de aulas teóricas e práticas que proporcionam conhecimentos da ciência da Administração, necessários para o sucesso das organizações, ampliando, assim, suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Além de um currículo altamente adequado ao mercado de trabalho, nacional e internacional, a Graduação também oferece outras possibilidades de desenvolvimento acadêmico e profissional com as entidades estudantis, como: Diretório Acadêmico de Administração (DAA); Empresa Júnior (FGV Jr.); Lab FGV, Atlética FGV e FGV + entre outras. Para mais informações, clique aqui.

Galeria: 

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.