10/03/2021

Alunas do MAP destacam-se entre os cinco melhores grupos em competição internacional na área de políticas públicas

No dia 27 de fevereiro, as alunas do Mestrado Profissional em Administração Pública – MAP FGV EBAPE, Ana Flávia Souza Ramos e Amanda Priscila de Moura Gabriel conquistaram, respectivamente, o 2º e 4º lugar na The NASPAA-Batten Student Simulation Competition. O evento, realizado em ambiente online, pela acreditadora internacional NASPAA teve como desafio o tema The Pandemic Game 2.0.

Ao falar sobre a conquista, a coordenadora da Acreditação da FGV EBAPE, Yuna Fontoura ressalta que: “Estamos muito contentes com o resultado das nossas alunas do Mestrado em Administração Pública (MAP) no #Top 5 da última edição da NASPAA-Batten Student Simulation Competition, competição com estudantes de Políticas Públicas e Administração Pública do mundo inteiro promovida anualmente pela acreditadora internacional NASPAA. Saber que nossas alunas do MAP atingiram o 2º e o 4º lugar da competição só reforça o compromisso da FGV EBAPE com a excelência global em educação nas áreas de Administração Pública e de Empresas, que por sua vez é refletida no corpo discente. Parabéns alunas! Parabéns MAP por mais esta conquista! ”

A competição, realizada durante um dia inteiro, permite que alunos de mestrados em Administração Pública testem suas habilidades com base em dados concretos. Nesta edição, as equipes de estudantes decidiram quais políticas adotar a fim de interromper a pandemia, usando uma simulação participativa construída especificamente para a competição.

As participantes e vencedoras da FGV EBAPE ressaltam a relevância de competições como a promovida pela NASPAA:

“Não tenho dúvida nenhuma sobre a importância de um evento como esse, no qual temos a oportunidade de discutir, em nível mundial, sobre quais decisões tomar, em cada momento, durante o surgimento de uma pandemia. Na minha opinião, deveria, inclusive, ser realizado com mais frequência. A dinâmica promovida pela NASPAA reuniu estudantes de diversos países para a discussão, o que nos proporcionou uma pluralidade de visão ao problema que é comum a todos", destacou a aluna do MAP, Amanda Priscila de Moura Gabriel, gestora da área de Contratos e Custos da Força Aérea Brasileira – FAB.

"Sinto-me honrada por ter sido escolhida para representar a FGV e o Brasil em um evento promovido pela NASPAA. Foi uma experiência desafiadora e envolvente, que exigiu visão estratégica, pensamento analítico e ênfase na liderança para que fossem estabelecidas decisões políticas complexas em um breve intervalo de tempo. A oportunidade de aplicar o conhecimento teórico à vivência prática, levando em consideração o contexto social, econômico e político, foi enriquecedora e me deixou mais apta para enfrentar os desafios globais da administração pública”, ressaltou a aluna do MAP, Ana Flávia Souza Ramos, consultora técnica do Ministério da Saúde.

Em 2019, os alunos do MAP estrearam na competição da NASPAA realizada no México, e conquistaram o primeiro lugar. Na data, os discentes tiveram que resolver questões tais como: a reação dos governos a um influxo de requerentes de asilo, a adoção de políticas de facilitação da integração na sociedade de refugiados, além dos entraves e benefícios do acolhimento de pessoas nessas condições.

O Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) é voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo. O MAP possui duas modalidades de turmas: Regulares – aulas no período noturno (estrutura curricular dividida em trimestres); e Intensivas em módulos concentrados com duração de uma semana, e intervalos de, aproximadamente, seis semanas. O programa, em ambas modalidades, tem duração de 22 meses.

As inscrições do processo seletivo para a turma intensiva podem ser feitas até o dia 21/05/21.