02/06/2021

Alumni FGV EBAPE orientam alunos em projetos sociais no âmbito do Programa de Estudo em Gestão Social e parceria com a Cáritas

O Programa de Estudos em Gestão Social – PEGS FGV EBAPE que visa o desenvolvimento de projetos em comunidade e a transferência de tecnologias gerenciais para o terceiro setor e movimentos sociais, convida alumni e alunos dos programas stricto sensu da FGV EBAPE a atuarem como tutores em seus projetos. No período de 11 de março a 27 de maio de 2021, os alumni e discentes participaram como tutores do curso Gestão Comunitária com ênfase em Sustentabilidade Ambiental, iniciativa desenvolvida em parceria com a Cáritas Arquidiocesana do Rio de janeiro e que contou com o também alumni, professor da disciplina Projetos, Sergio Hilst.

O curso promove uma reflexão sobre as práticas sociais num contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema e a necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental.

Como exigência para a conclusão do curso, os alunos desenvolvem um projeto envolvendo a temática proposta e, para tanto, recebem a tutoria de egressos e alunos do mestrado e doutorado da FGV EBAPE que compartilham o aprendizado adquirido nos programas da Escola, orientando aos alunos PEGS a desenvolver projetos com êxito.

Boa parte dos projetos desenvolvidos são viáveis para implementação e, desta forma, podem ser direcionados para órgãos públicos e instituições de fomento.

De acordo com Carolina Rabha, alumna do MEX e gerente de projetos do BNDES, ao participar da iniciativa PEGS, como palestrante, foi possível compartilhar conhecimentos e experiência, com os alunos participantes, apresentando questões relacionadas à aprovação de projetos sociais e ambientais, assim como o Fundo Social, que é um fundo que possui sinergia com os projetos desenvolvidos pelos alunos PEGS.

Dentre os projetos desenvolvidos pelos alunos PEGS que receberam tutoria dos egressos e discentes da FGV EBAPE, destacam-se:

• Repensar Ações Sustentáveis voltado para a região do Rio das Pedras
    (Tutora - Deusdina dos Reis Pereira – aluna do Mestrado em Gestão Empresarial);

• Aproveitamento da água da chuva para fins não potáveis para a região de Madureira
    (Tutor - Fabiano Alvez dos Reis – alumnus do Mestrado em Gestão Empresarial);

• Pedra sabão na região de Moquetá em Nova Iguaçu
    (Tutora - Roberta Martins Guimarães – alumna do Mestrado em Gestão Empresarial);

• Reutilização: embeleza, conta histórias e traz memórias para a região do Rio das Ostras
    (Tutora - Roberta Martins Guimarães – alumna do Mestrado em Gestão Empresarial).

O Programa de Estudos em Gestão Social - PEGS da FGV EBAPE é coordenado pelo professor Fernando Tenório e os cursos oferecidos são realizados no Laboratório de Transferência de Tecnologias Sociais (LTTS) da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Os alumni e alunos participantes das iniciativas, replicam o modelo de gestão nas instituições onde atuam, ajudando a trabalhar o conceito de Gestão Social em várias partes do mundo.

Os próximos cursos PEGS: Gestão e Economia Solidária; Formação Política e Cidadania com ênfase em Conselhos Municipais, terão início, respectivamente, nos dias 08 de julho de 2021 e 30 de setembro de 2021.

Os monitores, ao final do período de orientação/monitoria, recebem diploma da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro pelo período dedicado a apoiar os projetos desenvolvidos pelos alunos Cáritas.

Os alumni interessados em atuar como tutores das iniciativas PEGS devem encaminhar e-mail para alumni.ebape@fgv.br

Os programas dos Mestrados profissionais da FGV EBAPE estão com as inscrições abertas até o dia 06 de agosto de 2021.