IBEA

(Última atualização: 28/10/2016 - 15:21)

O QUE É O IBEA:

A FGV/EBAPE, juntamente com University of Mannheim Business School (Alemanha), a University of South Carolina - Darla Moore School of Business (Estados Unidos) e a ESSEC Business School (Cingapura) formaram uma rede de cooperação a fim de criar um programa de estudos em nível de graduação intitulado International Business Education Alliance – IBEA. O programa é de quatro anos, onde cada escola parceira irá oferecer o melhor de sua especialidade acadêmica para o crescimento intelectual e profissional do participante. Os alunos selecionados irão estudar parte do programa como uma turma e ficarão um semestre em cada uma das quatro instituições participantes. Cada escola irá oferecer aulas personalizadas e cursos culturais destinados a alunos do IBEA. Além de uma forte exposição local e regional, os alunos irão adquirir experiência prática em gestão global, trabalhando em estreita colaboração com um parceiro corporativo de cada escola parceira.

OBJETIVO:

O IBEA é primariamente um programa de cidadania global, proporcionando aos alunos de graduação em administração uma visão excepcional e abrangente do ambiente global de negócios, através de uma experiência integrada em 4 continentes com turmas formadas por alunos provenientes de todas essas regiões.

ESTRUTURA DO PROGRAMA:

A estrutura do IBEA exige pelo menos 4 (quatro) anos para conclusão. Cada ano, os alunos participantes deverão concluir pelo menos 4 (quatro) semestres de estudo na EBAPE antes de viajar para a primeira instituição de destino (Mannheim).

A participação no IBEA será na base da reciprocidade. Os alunos pagarão as mensalidades escolares às suas instituições de origem e nenhuma taxa ou mensalidade será cobrada pela instituição de destino. Contudo, aos alunos da EBAPE selecionados para participar do primeiro ano do programa, será dado abono nas mensalidades, enquanto estiverem cursando as disciplinas no exterior (03 semestres). Cada aluno participante será responsável por obter os vistos necessários, assim como os custos de acomodação, viagem, seguro e quaisquer outras despesas pessoais durante o período de estada na instituição de destino.

Ao término do período de estada em cada uma das instituições de destino, o aluno receberá um histórico contendo todas as disciplinas cursadas e a carga horária/número de créditos concluídos.

Após a colação de grau e ao receber o diploma universitário da FGV/EBAPE e comprovação de término de todas as atividades do IBEA, as instituições irão reconhecer, conjuntamente, todos os alunos que completarem todas as fases e atividades do IBEA através de um documento a ser formalmente endossado por todas as instituições parceiras.

É importante informar que caso o aluno tenha alguma reprovação em umas das disciplinas cursadas no exterior, ele deverá repor/refazê-la ao retornar à EBAPE, para que possa ter a sua grade curricular completa e obter o diploma.

REQUISITOS PARA A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO:

  • Ser aluno de graduação presencial da FGV-EBAPE. O participante deverá estar regularmente matriculado durante todo o processo de seleção e, obrigatoriamente, também durante todo o período de realização do programa.
  • Inscrever-se em modalidade de intercâmbio com duração de 18 meses em 3 países
  • Ser maior de 18 anos, ou, se menor de idade, será necessário apresentar permissão dos pais/responsáveis. O aluno que for dependente financeiro deverá apresentar documento (Termo de Compromisso) assinado pelo responsável
  • Possuir no mínimo coeficiente de rendimento (CR) 7.0
  • Ter cursado, no ato da inscrição, no mínimo 2 períodos letivos.
  • Possuir um bom domínio da língua inglesa, comprovado através de exame acadêmico
  • Apresentar carta de motivação em inglês
  • Apresentar currículo em inglês
  • Apresentar carta de recomendação de docente da EBAPE, em português
  • Entregar a documentação completa até o prazo final estabelecido