Plano Estratégico

Nosso plano estratégico de 5 anos (2021-2025) é uma oportunidade de reposicionar a FGV EBAPE no mercado, incorporar novos atributos da marca, priorizar, renovar, lançar novos programas e buscar oportunidades para alcançar excelência operacional – ao mesmo tempo em que trabalhamos para preservar as áreas onde apresentamos vantagem competitiva clara.

O plano foi elaborado a partir de um amplo processo de consulta realizado entre outubro de 2020 e março de 2021. Membros da liderança da FGV EBAPE da foram convidados a compartilhar suas visões em relação as macro forças que impactam o mercado de ensino superior, o ambiente competitivo, os desafios emergentes enfrentados por nossa sociedade e novas oportunidades que a Escola pode explorar. Professores, alunos, funcionários, ex-alunos e representantes do mercado ofereceram valiosas contribuições que foram complementadas por pesquisa secundária em alto nível para entender o que outras das melhores escolas de negócios do mundo estão se posicionando.

O objetivo central do trabalho foi desenvolver uma visão unificada de futuro e estabelecer um norte estratégico da FGV EBAPE, ratificando e retificando o plano de iniciativas atualmente em vigor.

VERTICAIS ESTRATÉGICAS

O plano estratégico foi estruturado para endereçar três linhas de ação:

Promover o crescimento com novas iniciativas Ajustar iniciativas já existentes, de forma que sejam alavancas para o crescimento Defender as áreas de vantagem competitiva
  • Construir uma marca aspiracional (amplamente conhecida e distinta): premier, internacional, socialmente responsável, empreendedora e inovadora – a entrega de conteúdo deve estar à altura da marca
  • Ajustar o foco para ampliar os negócios orientados à prática, priorizando a graduação (tradicional e tecnológica) como um motor para incrementar o volume, reestruturando programas de baixo desempenho
  • Aumentar a penetração no setor privado (B2B)
  • Projetar e implementar o Venture Lab da FGV EBAPE, fomentando o empreendedorismo universitário
  • Cobrir espaços em branco – DBA, lifelong learning, cursos modulares (debundling) – visando crescimento adicional
  • Evoluir o Coordenador Acadêmico para Gestor de Produto/ Diretor de Programa
  • Continuar trabalhando no aprimoramento da comunicação (interna e externa)
  • Avaliar constantemente a remuneração, medidas e incentivos para atrair e reter um corpo docente diversificado, altamente engajado, responsável e produtivo
  • Digitalização e automação de processos para incremento de produtividade
  • Alavancar sinergias entre programas e departamentos (apontar um responsável)
  • Projetar e implementar uma nova jornada do aluno na FGV EBAPE (pré/durante/pós)
  • Impulsionar nossa excelência na reputação em pesquisa
  • Expandir nossa liderança em presença internacional, aprofundando relações existentes
  • Manter e avançar nas classificações de qualidade e acreditação
  • Aprofundar nossa posição de liderança de mercado no setor público
CRIAÇÃO DE VALOR X TIME
(veja mais)

 

PRIORIDADES ESTRATÉGICAS

O plano estratégico definiu seis caminhos principais:

Busca constante de distinção acadêmica, defender nossa notável reputação de ensino e pesquisa, redes internacionais bem estabelecidas e posição privilegiada de mercado no setor público. Atrair, treinar e reter um corpo docente diversificado, altamente engajado, responsável e produtivo.
Continuar a expansão de nossa presença internacional em pesquisa e ensino, recuperar espaço na América Latina e estabelecer novos esforços de cooperação em mercados desenvolvidos e emergentes (em particular na África Portuguesa e na Ásia);
Reposicionamento gradual da presença da FGV EBAPE no mercado para ser compreendida como uma marca aspiracional (amplamente conhecida e distinta), reforçando os seguintes atributos: premier, academicamente forte, internacional, socialmente responsável, empreendedora e inovadora. A estratégia Go-to-market e entrega de conteúdo devem ser ajustados de acordo com esses atributos. Projeto e implementação de uma nova experiência distinta e de alto nível ao aluno da FGV EBAPE.
Intensificar nossa conexão com a indústria, particularmente o setor privado, melhorando o diálogo entre a Escola e o mundo corporativo, fazendo a ponte entre teoria e prática, respondendo às necessidades do mundo real, explorando campos sensíveis ao mercado em ensino e pesquisa, e aproveitando a pesquisa aplicada de alta classe (por exemplo, o Venture Lab da FGV EBAPE). Preservar nossa posição de liderança no setor público.
Fortalecer nossos programas orientados à prática, priorizando programas de graduação como um motor de crescimento, reestruturando programas de baixo desempenho, planejando o lançamento de um programa de DBA e procurando oportunidades para oferecer formação contínua (lifelong learning) (DBA e formação contínua são dois espaços em branco importantes a serem cobertos em curto prazo);
Aprimorar nossa excelência operacional com automação, digitalização, inteligência de negócios e alavancagem dos ativos existentes da FGV EBAPE. Sinergias entre programas e funções de suporte para impulsionar a qualidade, produtividade e envolvimento. Ajuste no currículo para refletir o novo posicionamento (internacional, socialmente responsável, empreendedor e inovador). Progredir gradualmente o papel do Coordenador Acadêmico para a de Gestor de Produto/ Diretor de Programa.

 

LINHA DO TEMPO - IMPLEMENTAÇÃO

 

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