Nosso plano estratégico de 5 anos (2021-2025) é uma oportunidade de reposicionar a FGV EBAPE no mercado, incorporar novos atributos da marca, priorizar, renovar, lançar novos programas e buscar oportunidades para alcançar excelência operacional – ao mesmo tempo em que trabalhamos para preservar as áreas onde apresentamos vantagem competitiva clara.
O plano foi elaborado a partir de um amplo processo de consulta realizado entre outubro de 2020 e março de 2021. Membros da liderança da FGV EBAPE da foram convidados a compartilhar suas visões em relação as macro forças que impactam o mercado de ensino superior, o ambiente competitivo, os desafios emergentes enfrentados por nossa sociedade e novas oportunidades que a Escola pode explorar. Professores, alunos, funcionários, ex-alunos e representantes do mercado ofereceram valiosas contribuições que foram complementadas por pesquisa secundária em alto nível para entender o que outras das melhores escolas de negócios do mundo estão se posicionando.
O objetivo central do trabalho foi desenvolver uma visão unificada de futuro e estabelecer um norte estratégico da FGV EBAPE, ratificando e retificando o plano de iniciativas atualmente em vigor.
VERTICAIS ESTRATÉGICAS
O plano estratégico foi estruturado para endereçar três linhas de ação:
![]() |
![]() |
![]() |
Promover o crescimento com novas iniciativas | Ajustar iniciativas já existentes, de forma que sejam alavancas para o crescimento | Defender as áreas de vantagem competitiva |
|
|
|
(veja mais)

PRIORIDADES ESTRATÉGICAS
O plano estratégico definiu seis caminhos principais:
![]() |
Busca constante de distinção acadêmica, defender nossa notável reputação de ensino e pesquisa, redes internacionais bem estabelecidas e posição privilegiada de mercado no setor público. Atrair, treinar e reter um corpo docente diversificado, altamente engajado, responsável e produtivo. |
![]() |
Continuar a expansão de nossa presença internacional em pesquisa e ensino, recuperar espaço na América Latina e estabelecer novos esforços de cooperação em mercados desenvolvidos e emergentes (em particular na África Portuguesa e na Ásia); |
![]() |
Reposicionamento gradual da presença da FGV EBAPE no mercado para ser compreendida como uma marca aspiracional (amplamente conhecida e distinta), reforçando os seguintes atributos: premier, academicamente forte, internacional, socialmente responsável, empreendedora e inovadora. A estratégia Go-to-market e entrega de conteúdo devem ser ajustados de acordo com esses atributos. Projeto e implementação de uma nova experiência distinta e de alto nível ao aluno da FGV EBAPE. |
![]() |
Intensificar nossa conexão com a indústria, particularmente o setor privado, melhorando o diálogo entre a Escola e o mundo corporativo, fazendo a ponte entre teoria e prática, respondendo às necessidades do mundo real, explorando campos sensíveis ao mercado em ensino e pesquisa, e aproveitando a pesquisa aplicada de alta classe (por exemplo, o Venture Lab da FGV EBAPE). Preservar nossa posição de liderança no setor público. |
![]() |
Fortalecer nossos programas orientados à prática, priorizando programas de graduação como um motor de crescimento, reestruturando programas de baixo desempenho, planejando o lançamento de um programa de DBA e procurando oportunidades para oferecer formação contínua (lifelong learning) (DBA e formação contínua são dois espaços em branco importantes a serem cobertos em curto prazo); |
![]() |
Aprimorar nossa excelência operacional com automação, digitalização, inteligência de negócios e alavancagem dos ativos existentes da FGV EBAPE. Sinergias entre programas e funções de suporte para impulsionar a qualidade, produtividade e envolvimento. Ajuste no currículo para refletir o novo posicionamento (internacional, socialmente responsável, empreendedor e inovador). Progredir gradualmente o papel do Coordenador Acadêmico para a de Gestor de Produto/ Diretor de Programa. |
LINHA DO TEMPO - IMPLEMENTAÇÃO