Iniciação Científica

(Última atualização: 25/10/2019 - 16:05)
Pesquisa

O principal objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC da FGV EBAPE é inserir o discente no campo de pesquisa acadêmica, onde o aluno tenha a possibilidade de desenvolver o pensamento científico e de ser estimulado ao raciocínio crítico-analítico dos trabalhos de pesquisa.

A integração entre a graduação e a pós-graduação é um excelente caminho para desenvolver uma formação apoiada no princípio teórico e metodológico, além de ser um meio de materializar e disseminar o conhecimento para a sociedade e comunidade acadêmica.

A troca entre estudantes da graduação e professores pesquisadores viabiliza momentos de grande riqueza acadêmica e profissional, tendo em vista as habilidades e competências trabalhadas nesse processo de formação Científica que são exigidas tanto na academia, como no mercado de trabalho. 

Depoimentos dos professores

“O Programa de Iniciação Científica da FGV possibilita ao aluno a compreender o processo de adquirir conhecimento, a pesquisa dá o sentido de aprender a estudar. Por meio do PIBIC, o aluno se insere no “mundo” da pesquisa e vive essa experiência com orientação de um professor pesquisador da EBAPE. É uma grande oportunidade para ele, o estudo aprofundado e o intercâmbio de ideias com seu orientador e/ou grupo de pesquisa o permite a melhorar sua maturidade intelectual, sua análise crítica e ampliar os seus conhecimentos, além de saber utilizá-los. Isso alinhado à missão da Escola, realizando estudos com rigor conceitual e metodológico, com pensamento e as práticas relevantes para o desenvolvimento do Brasil.”

Profa. Carla Soares
Coordenadora da Graduação
Coordenadora do PIBIC

Depoimento dos Alunos

"Participar do PIBIC na EBAPE é uma oportunidade de conhecer melhor o mundo acadêmico e entender o quão importante a pesquisa é para o desenvolvimento da Administração. O processo de pesquisa é muito enriquecedor e nos permite expandir nossa compreensão acerca de fenômenos sociais, trazendo reflexões que impactam diretamente no nosso desenvolvimento intelectual e profissional. O artigo produzido no meu PIBIC, com o grupo de pesquisa da FGV EBAPE e minha orientadora, a Profa. Carla Soares, foi apresentado no Congresso EnANPAD 2019 e venceu o prêmio de melhor trabalho da divisão de Administração da Informação; é muito gratificante ter seu trabalho reconhecido e ser parte do fortalecimento da pesquisa e da expansão do conhecimento."

João Guilherme Lander
Aluno do 6º Período da Graduaç52ão em Administração