
O principal objetivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC da FGV EBAPE é inserir o discente no campo de pesquisa acadêmica, onde o aluno tenha a possibilidade de desenvolver o pensamento científico e de ser estimulado ao raciocínio crítico-analítico dos trabalhos de pesquisa.
A integração entre a graduação e a pós-graduação é um excelente caminho para desenvolver uma formação apoiada no princípio teórico e metodológico, além de ser um meio de materializar e disseminar o conhecimento para a sociedade e comunidade acadêmica.
A troca entre estudantes da graduação e professores pesquisadores viabiliza momentos de grande riqueza acadêmica e profissional, tendo em vista as habilidades e competências trabalhadas nesse processo de formação Científica que são exigidas tanto na academia, como no mercado de trabalho.

“O Programa de Iniciação Científica da FGV possibilita ao aluno a compreender o processo de adquirir conhecimento, a pesquisa dá o sentido de aprender a estudar. Por meio do PIBIC, o aluno se insere no “mundo” da pesquisa e vive essa experiência com orientação de um professor pesquisador da EBAPE. É uma grande oportunidade para ele, o estudo aprofundado e o intercâmbio de ideias com seu orientador e/ou grupo de pesquisa o permite a melhorar sua maturidade intelectual, sua análise crítica e ampliar os seus conhecimentos, além de saber utilizá-los. Isso alinhado à missão da Escola, realizando estudos com rigor conceitual e metodológico, com pensamento e as práticas relevantes para o desenvolvimento do Brasil.”
Profa. Carla Soares
Professora da Graduação

"Participar do PIBIC na EBAPE é uma oportunidade de conhecer melhor o mundo acadêmico e entender o quão importante a pesquisa é para o desenvolvimento da Administração. O processo de pesquisa é muito enriquecedor e nos permite expandir nossa compreensão acerca de fenômenos sociais, trazendo reflexões que impactam diretamente no nosso desenvolvimento intelectual e profissional. O artigo produzido no meu PIBIC, com o grupo de pesquisa da FGV EBAPE e minha orientadora, a Profa. Carla Soares, foi apresentado no Congresso EnANPAD 2019 e venceu o prêmio de melhor trabalho da divisão de Administração da Informação; é muito gratificante ter seu trabalho reconhecido e ser parte do fortalecimento da pesquisa e da expansão do conhecimento."
João Guilherme Lander
Aluno do 6º Período da Graduação em Administração