Grade e Corpo Docente

DURAÇÃO DO CURSO – TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO

Turma Regular: 22 (vinte e dois) meses, incluindo a aprovação e defesa pública do trabalho final de conclusão do curso.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

O aproveitamento em cada disciplina será avaliado por meio de provas, exames, trabalhos e projetos, bem como pela participação do aluno em sala de aula.

 A avaliação será expressa pelos seguintes níveis de conceito:

10,0 a 9,10 Excelente
9,0 a 8,0 Bom
7,9 a 6,0 Regular
5,9 e abaixo Insuficiente (reprovado)

O conceito abaixo de 6,0 (seis vg zero) será atribuído ao aluno com desempenho insuficiente e não acumula créditos. Entende-se por desempenho insuficiente a frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas previstas ou descumprimento de exigências formais mínimas a critério do professor da disciplina.  

O aluno reprovado em uma disciplina obrigatória por frequência ou desempenho insuficiente (conceito abaixo de 6,0) deverá repeti-la na primeira oportunidade em que for oferecida, durante a vigência do curso, sem conflito de horários com as demais disciplinas do trimestre em que estiver regularmente matriculado.  

O aluno reprovado em uma disciplina eletiva por frequência ou desempenho insuficiente (conceito abaixo de 6,0), deverá alternativamente:
Cursar a mesma disciplina na primeira oportunidade em que for oferecida, durante a vigência do curso, sem conflito de horários com as demais disciplinas do trimestre em que estiver regularmente matriculado;

Cursar qualquer outra disciplina da grade de disciplinas eletivas do curso;

Substituí-la por créditos eletivos excedentes.  

O aluno estará automaticamente desligado do curso, se: 

  • 1º - Obtiver 2 (duas) reprovações (por frequência ou conceito) numa mesma disciplina, durante a vigência do curso. 
  • 2º - Obtiver 4 (quatro) reprovações (por frequência ou conceito) durante a vigência do curso. 

O aluno só poderá defender seu Trabalho Final de Curso se tiver completado os 24 (vinte e quatro) créditos necessários e obtido, no mínimo, média final 7,0 (sete vg zero), considerando-se o conjunto completo de disciplinas cursadas (obrigatórias e eletivas).  

REQUISITOS PARA ADMISSÃO
O processo seletivo para o ingresso no programa de Mestrado em Gestão Empresarial ocorre anualmente:
Turma Regular: 2º semestre
 

 

A seleção consistirá de: provas escritas (matemática, inglês e redação), análise curricular e entrevista com o candidato.

O candidato poderá também apresentar o resultado de um dos testes: Anpad, GMAT ou GRE, válidos, em substituição as provas aplicadas pela Escola, salvo a prova de redação que é obrigatória.

Para participar do processo seletivo, o candidato deverá efetuar o pagamento referente à taxa de inscrição. Para isso, ele deverá se cadastrar no sistema  e informar seus dados pessoais para geração do Boleto Bancário e Formulário de Inscrição. Estes documentos deverão ser entregues na Secretaria de Registros Acadêmicos - SRA -, junto com a documentação abaixo.

Documentação Necessária

  • Documento de Identidade;
  • Passaporte (candidatos estrangeiros);
  • Currículo Lattes/CNPq anexando cópias dos trabalhos mais relevantes, quando houver (opcional);
  • Curriculum Vitae;
  • Formulário de Solicitação de Nome Social;
  • Laudo Médico (Pessoas com Deficiência);
  • Diploma de Graduação. Em caso de curso realizado no exterior, o documento deverá ser apresentado com a consularização ou o apostilamento, conforme a Convenção de Haia, além da tradução juramentada;
  • Candidatos em fase de conclusão de curso de Graduação poderão apresentar, para inscrição ao Processo Seletivo, declaração com previsão de conclusão de curso (emitida há menos de 60 dias). Para a efetivação da matrícula será obrigatória a apresentação do Diploma ou declaração contendo a data de colação de grau;
  • Classificação e nota em um dos seguintes exames (opcional):
    • ANPAD (validade: 2 anos);
  • Certificado de proficiência em língua inglesa de um dos seguintes testes - opcional: 
    • IELTS;
    • TOEFL;
    • Cambridge ESOL: FCE, CAE ou CPE.
  •  

Endereço da Secretaria de Registros Acadêmicos (SRA):
Praia de Botafogo, 190 - sala 314, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ.

Obs: a FGV possui regras bem rígidas quanto aos vestuários das pessoas que transitam em suas instalações. Não será permitida a entrada de pessoas vestindo shorts, bermuda, minissaias e/ou sandálias Havaianas.

RECURSOS DISPONIVEIS

Salas e Laboratórios

A FGV (Ed. Praia de Botafogo) possui 21 (vinte e um) auditórios, 15 (quinze) salas de aula e 07 (sete) laboratórios localizados nos 4º, 8º, 7º, 10º, 13º andares e na biblioteca do Centro Cultural da FGV, equipados com computadores, projetores multimídia e sonorização com conexão de rede cabeada e wireless (sem fio), que atendem aos programas de graduação, mestrados e doutorados das Escolas.
Os laboratórios do 4º andar, 8º andar e 10º andar possuem 30, 23 e 14 computadores, no 7º andar temos um laboratório de pesquisa científica dotado de 10 notebooks iMac`s. No 13º andar temos dois laboratórios com 20 e 50 computadores, respectivamente. Na Biblioteca no Centro Cultural da FGV temos 20 computadores.
A nova Sede da FGV/EBAPE (Ed. JOD 30) possui 2 (dois) auditórios, 6 (seis) salas de aula, sendo uma interativa, 8 (oito) salas de estudos, 9 (nove) salas de PBL e 1 (um) laboratório com 48 computadores.

Registramos também, em consonância com a Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, a FGV oferece estrutura e equipamentos compatíveis ao fácil acesso destas pessoas às instalações da Fundação. Os banheiros, as rampas e a biblioteca foram adaptados e construídos para atender esta demanda. O programa de Graduação em Administração da FGV/EBAPE, em prol de uma educação mais inclusiva, disponibiliza um professor de libras dedicado aos alunos com deficiência auditiva.

Todos os prédios da FGV disponibilizam rede sem fio em suas dependências.

Biblioteca

Biblioteca Mario Henrique Simonsen – BMHS:

Localizada no 7º andar do edifício sede da FGV no Rio de Janeiro, situado à Praia de Botafogo nº. 190, a biblioteca Biblioteca Mario Henrique Simonsen - BMHS ocupa uma área total de 1.350,64 m2. Fundada em 1945, possui importante e tradicional acervo nas áreas de Administração, Ciência Política, Direito, Economia, Matemática Aplicada, Finanças, História do Brasil e Sociologia.

A Biblioteca possui home page com o endereço (http://sistema.bibliotecas.fgv.br/) onde disponibiliza o catálogo online, serviço de metabuscador, acesso às bases de dados assinadas pela FGV e informações sobre todos os serviços oferecidos. A BMHS oferece atualmente um acervo de 92.545 títulos e 200.326 exemplares e o acesso à distância através de seu endereço na web, possibilitando consulta referencial do acervo, reserva de material, dentre outros serviços.

Mais detalhes sobre nossa infraestrutura

MATRIZ CURRICULAR

A estrutura curricular é baseada em: quatro disciplinas obrigatórias e oito disciplinas eletivas, cada uma valendo dois créditos.

Totais de créditos para titulação:

  • Disciplinas: 24 (vinte e quatro) créditos;
  • Projeto: 4 (quatro) créditos
  • Trabalho Final: 7 (sete) créditos;
Referência: 1 (um) crédito = 15h

Total: 35 (trinta e cinco) créditos.

1º SEMESTRE
DISCIPLINAS - 1º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Estratégia de Empresas 30 Alvaro Bruno Cyrino
Metodologia de Pesquisa 30 Joaquim R. Fontes Filho
DISCIPLINAS - 2º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Comportamento nas Organizações 30 Marco Tulio Zanini
Estruturas e Processos Organizacionais 30 Hélio Arthur Reis Irigaray
     
2º SEMESTRE
DISCIPLINAS - 3º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Disciplina Eletiva 30 -
Disciplina Eletiva 30 -
DISCIPLINAS - 4º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Disciplina Eletiva 30 -
Disciplina Eletiva 30 -
Aprovação de Projeto 45 -
3º SEMESTRE
DISCIPLINAS - 5º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Disciplina Eletiva 30 -
Disciplina Eletiva 30 -
DISCIPLINAS - 6º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Disciplina Eletiva 30 -
Disciplina Eletiva 30 -
4º SEMESTRE
DISCIPLINAS - 7º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Elaboração Final de Conclusão do Curso - -
DISCIPLINAS - 8º TRIMESTRE CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Trabalho Final de Conclusão do Curso 105 -
CARGA HORÁRIA TOTAL 510  
DISCIPLINAS ELETIVAS
NOME DA DISCIPLINA CARGA HORÁRIA PROFESSOR RESPONSÁVEL
Advanced Consumer Behavior 30 Eduardo Andrade
Analise Quantitativa para Decisão Empresarial 30  
Análises de Demonstrações Financeiras 30 Ricardo Lopes Cardoso
Antropologia do Consumo 30 Marisol Goia
Banking & Financial Intermediation 30 Lars Norden
Brazilian Business Environment 30  
Competitividade Setorial 30 Luiz Gustavo Medeiros Barbosa
Cross Cultural Management 30 Ishani Aggarwal
Economics of Business & Markets 30  
Estratégias de Ensino 30 Fatima Bayma de Oliveira
Estratégias Globais 30  
Estratégia, Sociedade e Governo 30 Alexandre Faria
Estratégias Globais 30 Ronaldo Couto Parente
Finanças Corporativas 30 Istvan Karoly Kasznar
Governança Corporativa 30 Joaquim R. Fontes Filho
Gestão de Marketing 30 José Mauro Nunes
Gestão Estratégica da Informação 30 Luiz Antonio Joia
Gestão de Ativos: Conceitos e Praticas 30 Marco Tulio Zanini
Gestão de Projetos 30 Marcos Lopes Rego
Gestão de Operações 30 Ricardo Sarmento
Institutional Diversity 30  
International Business: An Emerging Markets Perspective 30  
Managing for Ethics and Sustainability 30  
Marketing Analitico Pratico 30 Fabio Caldieraro
Micro Finance 30  
Negociação e Resolução de Conflitos 30 Filipe Sobral
Negociação e Resolução de Conflitos 30 Filipe Sobral
Pesquisa Qualitativa aplicada à Administração 30  
Responsabilidade Social Corporativa 30 Hélio Arthur Reis Irigaray
Strategic Human Resources Manageme 30  
Teoria Organizacional, Paradoxos e Mudança 30  
CORPO DOCENTE DO CURSO

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