A avaliação será expressa pelos seguintes níveis de conceito:
10,0 a 9,10 | Excelente |
9,0 a 8,0 | Bom |
7,9 a 6,0 | Regular |
5,9 e abaixo | Insuficiente (reprovado) |
- O conceito abaixo de 6,0 (seis vg zero) será atribuído ao aluno com desempenho insuficiente e não acumula créditos. Entende-se por desempenho insuficiente a frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas previstas ou descumprimento de exigências formais mínimas a critério do professor da disciplina.
- O aluno reprovado em uma disciplina obrigatória por frequência ou desempenho insuficiente (conceito abaixo de 6,0) em uma disciplina obrigatória deverá repeti-la na primeira oportunidade em que for oferecida, durante a vigência do curso, sem conflito de horários com as demais disciplinas do trimestre em que estiver regularmente matriculado.
- O aluno reprovado em uma disciplina eletiva por frequência ou desempenho insuficiente (conceito abaixo de 6,0), deverá alternativamente:
- Cursar a mesma disciplina na primeira oportunidade em que for oferecida, durante a vigência do curso, sem conflito de horários com as demais disciplinas do trimestre em que estiver regularmente matriculado;
- Cursar qualquer outra disciplina da grade de disciplinas eletivas do curso;
- Substituí-la por créditos eletivos excedentes.
O aluno estará automaticamente desligado do curso, se:
- Obtiver 2 (duas) reprovações (por frequência ou conceito) numa mesma disciplina, durante a vigência do curso.
- Obtiver 4 (quatro) reprovações (por frequência ou conceito) durante a vigência do curso.
- O aluno só poderá defender seu Trabalho Final se tiver completado os 26 (vinte e seis) créditos necessários e obtido, no mínimo, média final 7,0 (sete vg zero), considerando-se o conjunto completo de disciplinas cursadas (obrigatórias e eletivas).
O processo seletivo para o ingresso no programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) ocorre anualmente, em dois momentos: Turma Intensiva: 1º semestre; Turma Regular: 2º semestre.
Clique aqui para acompanhar os editais referente aos próximos processos seletivo.
A seleção consistirá de: provas escritas (matemática, inglês e redação), análise curricular e entrevista com o candidato.
O candidato poderá também apresentar o resultado de um dos testes: Anpad, GMAT ou GRE, válidos, em substituição as provas aplicadas pela Escola, salvo a prova de redação que é obrigatória.
Para participar do processo seletivo, o candidato deverá efetuar o pagamento referente à taxa de inscrição. Para isso, ele deverá se cadastrar no sistema e informar seus dados pessoais para geração do Boleto Bancário. A inscrição será formalizada mediante ao upload da documentação abaixo, na página de inscrição do Processo Seletivo.
Cadastre-se em nosso Open Day para participar da palestra de apresentação do curso e receber informativos sobre o programa.
Documentação Necessária
- Documento de Identidade;
- Passaporte (candidatos estrangeiros);
- Currículo Lattes/CNPq anexando cópias dos trabalhos mais relevantes, quando houver (opcional);
- Curriculum Vitae;
- Diploma de Graduação. Em caso de curso realizado no exterior, o documento deverá ser consularizado pela representação do Brasil (Embaixadas/Consulados) no país de origem do Diploma ou apostilado, conforme a Convenção de Haia, e apresentado com a tradução juramentada;
- Candidatos em Fase de conclusão de curso de Graduação poderão apresentar, para inscrição ao Processo Seletivo, declaração com previsão de conclusão de curso (emitida há menos de 60 dias). Para a efetivação da matrícula será obrigatória a apresentação do Diploma ou Declaração contendo a data de colação de grau;
- Classificação e nota no Teste ANPAD dentro do período de validade (opcional);
- Formulário de Solicitação de Nome Social
- Laudo Médico (Pessoas com Deficiência)
Informações Complementares:
- Todos os documentos e demais materiais deverão ser digitalizados, salvos no formato “PDF” e anexados à Ficha de Inscrição.
- O tamanho máximo permitido para upload de cada documento é de 1,5MB.
- Não serão aceitas fotos de documentos e dos materiais.
- Os documentos que possuem frente e verso ou mais de 1 (uma) página devem ser digitalizados em um único arquivo (ex.: identidade, passaporte, Diploma etc.).
- Os candidatos deverão consultar o status da documentação enviada através do site www.fgv.br/processoseletivo/MPAP , no menu Visão Geral, no link Acompanhe sua Inscrição. Os documentos serão verificados no prazo de 3 (três) dias úteis
Obs: a FGV possui regras bem rígidas quanto aos vestuários das pessoas que transitam em suas instalações. Não será permitida a entrada de pessoas vestindo shorts, bermuda, minissaias e/ou sandálias havaianas.
Salas e Laboratórios
A escola possui 21 (vinte e um) auditórios, 15 (quinze) salas de aula e 07 (sete) laboratórios, todos equipados com computadores, projetores multimídia e sonorização com conexão de rede cabeada e wireless (sem fio), que atendem aos programas de graduação, mestrados e doutorado da Escola.
Os laboratórios de informática estão localizados nos 4º, 7º, 8º, 10º e 13º andares. O laboratório 4º andar (sala 422) possui 30 micros e o laboratório do 7º andar (biblioteca) possui 21 micros + 01 laboratório de pesquisa científica dotado de 10 máquinas iMac`s.
O laboratório 813 possui 23 micros. O laboratório do 10º andar possui 14 micros e os laboratórios do 13º andar 1330 e 1332 - possuem 20 e 50 micros, respectivamente.
Estes laboratórios contam ainda com duas impressoras lasers cada, sendo uma preta e branca e a outra colorida. As máquinas atuam em rede e estão com os seguintes programas instalados: Office, MATLAB, SPSS.
Registramos também, em consonância com a Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, a FGV oferece estrutura e equipamentos compatíveis ao fácil acesso destas pessoas às instalações da Fundação. Os banheiros, as rampas e a biblioteca foram adaptados e construídos para atender esta demanda. O programa de Graduação em Administração da FGV/EBAPE, em prol de uma educação mais inclusiva, disponibiliza um professor de libras dedicado aos alunos com deficiência auditiva.
O prédio da FGV disponibiliza a rede sem fio em todos os andares.
Biblioteca
Biblioteca Mario Henrique Simonsen – BMHS:
Localizada no 7º andar do edifício sede da FGV no Rio de Janeiro, situado à Praia de Botafogo nº. 190, a biblioteca Biblioteca Mario Henrique Simonsen - BMHS ocupa uma área total de 1.350,64 m2. Fundada em 1945, possui importante e tradicional acervo nas áreas de Administração, Ciência Política, Direito, Economia, Matemática Aplicada, Finanças, História do Brasil e Sociologia.
A Biblioteca possui home page com o endereço (http://sistema.bibliotecas.fgv.br/) onde disponibiliza o catálogo online, serviço de metabuscador, acesso às bases de dados assinadas pela FGV e informações sobre todos os serviços oferecidos. A BMHS oferece atualmente um acervo de 92.545 títulos e 200.326 exemplares e o acesso à distância através de seu endereço na web, possibilitando consulta referencial do acervo, reserva de material, dentre outros serviços.
Para mais informações sobre a biblioteca Biblioteca Mario Henrique Simonsen – BMHS, clique aqui
Mais detalhes sobre nossa infraestrutura
A estrutura curricular do Mestrado Profissional em Administração Púbica é baseada em: quatro disciplinas obrigatórias; oito disciplinas eletivas; uma disciplina de Intervenção/Orientação Profissional; cada uma valendo dois créditos.
Totais de crédito para titulação (referencia: 1 crédito = 15h):
- Disciplinas: 26 (vinte e seis) créditos;
- Dissertação: 9 (nove) créditos;
Total: 35 (trinta e cinco) créditos;
1º SEMESTRE | ||
DISCIPLINA - 1º TRIMESTRE | CARGA HORÁRIA | PROFESSOR RESPONSÁVEL |
Políticas Públicas | 30 | Robert Gregory Michener |
Metodologia de Pesquisa | 30 | Roberto Pimenta |
DISCIPLINA - 2º TRIMESTRE | CARGA HORÁRIA | PROFESSOR RESPONSÁVEL |
Teorias da Administração Pública | 30 | Alketa Peci |
Governo, Estado e Sociedade | 30 | Octavio Amorim |
2º SEMESTRE | ||
DISCIPLINA - 3º TRIMESTRE | CARGA HORÁRIA | PROFESSOR RESPONSÁVEL |
Disciplina Eletiva | 30 | - |
Disciplina Eletiva | 30 | - |
DISCIPLINA - 4º TRIMESTRE | CARGA HORÁRIA | PROFESSOR RESPONSÁVEL |
Estudo Aprofundado de Caso - EAC * | 30 | Luiz Antonio Joia |
Análise de Organizações e Políticas Públicas - AOPP * | 30 | Roberto Pimenta |
Disciplina Eletiva | 30 | - |
Projeto | 45 | - |
3º SEMESTRE | ||
DISCIPLINA - 5º TRIMESTRE | CARGA HORÁRIA | PROFESSOR RESPONSÁVEL |
Disciplina Eletiva | 30 | - |
Disciplina Eletiva | 30 | - |
DISCIPLINA - 6º TRIMESTRE | CARGA HORÁRIA | PROFESSOR RESPONSÁVEL |
Disciplina Eletiva | 30 | - |
Disciplina Eletiva | 30 | - |
4º SEMESTRE | ||
DISCIPLINA - 7º TRIMESTRE | CARGA HORÁRIA | PROFESSOR RESPONSÁVEL |
Disciplina Eletiva | 30 | - |
DISCIPLINA - 8º TRIMESTRE | CARGA HORÁRIA | PROFESSOR RESPONSÁVEL |
Defesa da Dissertação | 90 | - |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 525 |
* O aluno deverá optar por uma das duas disciplinas
DISCIPLINAS ELETIVAS | ||
NOME DA DISCIPLIA | CARGA HORÁRIA | PROFESSOR RESPONSÁVEL |
Administração e Desenvolvimento | 30 | Paulo Motta |
Análise de Organizações e Políticas Públicas - AOPP | 30 | Roberto Pimenta |
Boa Governança e Transparência Pública | 30 | Robert Gregory Michener |
Contabilidade Financeira no Setor Público | 30 | Ricardo Lopes Cardoso |
Desenho de Políticas Públicas baseado em Evidências | 30 | Joana Monteiro |
Desigualdade, Pobreza e Política | 30 | Cesar Zucco |
Economia Política na América Latina | 30 | Daniela Campello |
Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade | 30 | Edson Kenji Kondo |
Estratégia de Ensino | 30 | Fátima Bayma |
Estrutura e Processos em Organizações Públicas | 30 | Hélio Arthur Irigaray |
Estudo Aprofundado de Caso - EAC | 30 | Luiz Antonio Joia |
Ética e Cultura | 30 | Roberto Pimenta |
Gestão e Controle Social | 30 | Fernando Tenório |
Governança Colaborativa | 30 | - |
Governança em Organizações Pública e do Terceiro Setor | 30 | Joaquim Rubens Fontes Filho |
Governança para Resultados | 30 | - |
Laboratório de Administração e Políticas Públicas I | 30 | Francisco Gaetani |
Laboratório de Administração e Políticas Públicas II | 30 | Luiz Alberto dos Santos |
Métodos de Estudo de Caso | 30 | Luiz Antonio Joia |
Métodos Quantitativos Aplicados à Tomada de Decisão no Setor Público | 30 | Kaizô Beltrão |
Orçamento no Setor Público | 30 | Armando Cunha |
Organizações, Diversidade e Relações de Trabalho | 30 | Hélio Arthur Irigaray |
Planejamento de Organizações Públicas | 30 | Paulo Motta |
Políticas de Defesa e Organizações Militares | 30 | Octavio Amorim Neto |
Políticas Públicas e População | 30 | Kaizô Beltrão |
Sistema Político Brasileiro: Instituições e Políticas Públicas | 30 | Octavio Amorim Neto |
Políticas Regulatórias | 30 | Carlos Pereira |
Redes em Administração Pública | 30 | Alketa Peci |