04
Abr
2024

webinar

Would Previous Victims of Pyramid Schemes Reinvest on Them?

Data

04/04/2024

Horário

18:00 até 20:00

Local

Online
imagem
Sobre o Evento

A teoria econômica não apoia investimentos em esquemas Ponzi (também conhecidos como esquemas de pirâmide) devido à sua natureza fraudulenta, destinada a enriquecer um grupo seleto de organizadores. No entanto, apesar deste entendimento, os esquemas Ponzi têm apresentado uma tendência de aumento de escala ao longo do tempo, desafiando o conhecimento estabelecido e motivando uma investigação mais aprofundada sobre os fatores que levam os indivíduos a envolverem-se em tais fraudes. 

No próximo webinar, Matheus Moura (doutorando pela FGV EBAPE) apresentará sua pesquisa sobre investimentos em esquemas Ponzi. Por meio de colaboração com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Matheus conduziu um experimento envolvendo 1.377 participantes para investigar o papel do risco em investimentos e reinvestimentos Ponzi. 
 
Além disso, Matheus discutirá suas experiências pessoais, desafios encontrados e conquistas acadêmicas ao longo de seu mestrado e doutorado na FGV EBAPE.

O encontro será mediado pelo Prof. Ricardo Lopes Cardoso, coordenador do Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração, que, ao final, também apresentará o programa, falará sobre o processo seletivo e esclarecerá dúvidas dos candidatos interessados. 

Palestrantes
imagem
Doutorando da FGV EBAPE e Gestor do CBFR

Matheus Moura é doutorando da FGV EBAPE e Gestor do CBFR. Possui mestrado em Administração pela FGV EBAPE com período sanduíche na Cornell University (Johnson Business School), e também graduação em Administração de Empresas (2014) e Ciências Contábeis (2016). Tem experiência como Professor Universitário (Matemática Financeira-FGV) e como Assistente de Pesquisa, onde coorientou alunos. Adicionalmente, atuou em auditorias contábeis (PwC e EY) especializadas no mercado financeiro. Os seus principais interesses de investigação centram-se nas áreas de finanças comportamentais e finanças corporativas. 

Ricardo Lopes Cardoso

foto
Professor Adjunto Senior

Tenho vasta experiência em ensino, pesquisa e consultoria técnica na área de Contabilidade, atuando tanto no setor público quanto empresarial. Além disso, tenho participado ativamente em órgãos de governança corporativa, sendo membro de conselho fiscal de companhia aberta, comitê de auditoria de empresa estatal e conselho fiscal de organização sem fins lucrativos.

A A A
High contrast