Duração do curso
Mestrado: 21 meses Doutorado: 48 meses
Início
13/01/2025
Período de inscrição
05/02 - 29/11/2024
05/02 - 29/11/2024
Selecione a modalidade de curso:
Veja o folder
imagem

O programa

As aulas iniciam no primeiro semestre e o curso tem duração de 21 meses. Nos primeiros quatro trimestres letivos, os alunos devem obter 26 créditos (o equivalente a 12 disciplinas de dois créditos cada e os Graduate Seminars I, II, III e IV). Depois, o aluno deve completar dois créditos por meio dos Seminários Orientados de Pesquisa, obter a aprovação do Projeto de Dissertação até o final do 5º trimestre letivo e defender a dissertação de Mestrado. Os mestrandos devem cursar disciplinas de Método, matérias eletivas, disciplinas da linha de pesquisa e Seminário Orientado de Pesquisa.  

São elas: 

Disciplinas e seminários

Disciplinas de MétodoDisciplinas da Linha de PesquisaDisciplinas EletivasGraduate SeminarSeminário Orientado de Pesquisa (2 créditos)

Statistics IA;
Statistics IB; e
Qualitative Data Collection & Analysis ou
Comparative-Historical Methods

4 disciplinas da linha de pesquisa
(à escolha do aluno)

5 disciplinas eletivas
(que podem pertencer a outras linhas de pesquisa)

I, II, III e IV 
(equivalente a uma disciplina de 30 horas / 2 créditos)

 

 

Doutorado

As aulas iniciam no primeiro semestre e o curso tem duração de 48 meses. Nos primeiros oito trimestres letivos, o aluno deve obter 30 créditos (o equivalente a 15 disciplinas de 2 créditos).  

Além disso, deverá obter 2 créditos referentes aos Graduate Seminars I, II, III e IV até o 4º trimestre e 4 créditos referentes aos Seminários Orientados de Pesquisa entre o 5º e o 8º trimestres.  Depois, o aluno deve obter a aprovação do First Research Paper até o final do 9º trimestre letivo, submeter e apresentar uma proposta de tese até o final do 12º trimestre letivo e submeter e defender a tese até o final do 16º trimestre. Os alunos devem, também, estar envolvidos em projetos de pesquisa com professores da Escola para aprimorar suas capacidades e curriculum. Os doutorandos devem cursar disciplinas de Método, matérias eletivas, disciplinas da linha de pesquisa e Seminário Orientado de Pesquisa. São elas: 

Disciplinas e seminários

Disciplinas de MétodoDisciplinas da Linha de PesquisaDisciplinas EletivasGraduate SeminarSeminário Orientado de Pesquisa (4 créditos)

Machine Learning in Business Research,
Panel Data Analysis,
e mais 4 disciplinas de Métodos
(à escolha do aluno)

5 disciplinas da linha de pesquisa
(à escolha do aluno)

4 disciplinas eletivas
(que podem pertencer a outras linhas de pesquisa)

I, II, III e IV 
(equivalente a uma disciplina de 30 horas / 2 créditos)

 

 

Linhas de pesquisa

O Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração incluem quatro linhas de pesquisa: 

Ciências Comportamentais e de Tomada de Decisão

Pretende compreender como os indivíduos tomam decisões em contextos relevantes para empresas e governos, incluindo tópicos como o comportamento do consumidor, o comportamento financeiro e o comportamento dos gerentes e trabalhadores nas organizações. 

Estratégia, Gestão e Organizações

Busca compreender fenômenos de gestão em organizações, tanto no âmbito público quanto no de gestão corporativa, incluindo temas como teoria das organizações, estratégia competitiva, internacionalização, governança e controle, cultura organizacional e processos de gestão. 

Finanças

Abrange uma série de disciplinas que proporcionam estudo aprofundado de questões fundamentais em Finanças Corporativas, Avaliação de Ativos, Sistema Bancário, Contabilidade e Tomada de Decisões Financeiras. 

Instituições, Política e Governo

Envolve o estudo de instituições políticas, política pública e governo em uma perspectiva comparada, abordando uma questão fundamental: “Como e quando instituições políticas afetam resultados relativos ao governo, formulação de políticas e políticas públicas?”. São utilizadas ferramentas teóricas e metodológicas da Economia política comparada para investigar o funcionamento de instituições e sistemas políticos e o processo de formulação de políticas, assim como seu efeito nas políticas públicas e no desempenho econômico. 

Cada aluno deve seguir uma linha específica, podendo cursar, de forma eletiva, disciplinas das demais linhas.

DINTER

O DINTER é o Programa de Doutorado Interinstitucional em Administração, realizado entre a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE) e a Universidade Vila Velha (UVV). 

O Programa tem o objetivo principal de formar docentes de excelência em regiões interioranas, com a transmissão de conhecimento de ponta e de técnicas inovadoras de ensino. Os alunos de Doutorado da UVV são qualificados por professores experientes da FGV EBAPE, tornando-se disseminadores da educação de alta qualidade em suas respectivas áreas de atuação.  

Programa de Pós-Doutorado

Objetivo

O programa de Pós-doutorado da FGV EBAPE busca atrair pesquisadores interessados em alavancar seus conhecimentos e habilidades em um ambiente que estimula a pesquisa de primeira linha. Foca em pesquisadores, que desejam despender tempo adicional para aperfeiçoar suas habilidades de pesquisa, tornando-se mais competitivos no mercado de trabalho em geral e dentro das áreas de competência da própria Escola (Ciências Comportamentais e de Tomada de Decisão; Estratégia, Gestão e Organizações; Finanças; e Instituições, Política e Governo). 

Principais aspectos

  • Programa de um ano, que começa a qualquer momento 
  • Participação em projetos de pesquisa 
  • Apresentação de um seminário de pesquisa 
  • Participação regular em seminários de pesquisa 
  • Condução de um workshop de 15 horas no Programa de Mestrado e Doutorado 
  • Participação em eventos dos centros de pesquisa da FGV EBAPE 
  • Interação com o corpo docente e discente do Mestrado e Doutorado 
  • Submissão de Relatório de Pesquisa. 

Benefícios

  • Sala/escritório (sujeito à disponibilidade) 
  • Acesso aos recursos da FGV 
  • Certificado do Programa de Pós-Graduação 
  • Aplicação para posições de docência 

Inscrições

  • Carta de motivação - em inglês 
  • Carta de recomendação por um professor da FGV EBAPE 
  • Currículo em português (Sistema Lattes) ou currículo internacional em inglês 

É importante ressaltar que, para fazer a aplicação ao Pós-doutorado, os candidatos já devem ter obtido seus títulos de Doutor ou estarem à espera dessa titulação, sem qualquer ambiguidade, durante o período de duração do Programa 

Coordenação

Coordenador do programa:

Lars Norden 

A A A
High contrast