Matriz Curricular
1º SEMESTRE
DISCIPLINA - 1º TRIMESTRE | CARGA HORÁRIA | PROFESSOR RESPONSÁVEL |
---|---|---|
Políticas Públicas | 30 | Robert Gregory Michener |
Metodologia de Pesquisa | 30 | Roberto Pimenta |
DISCIPLINA - 2º TRIMESTRE | CARGA HORÁRIA | PROFESSOR RESPONSÁVEL |
---|---|---|
Teorias da Administração Pública | 30 | Alketa Peci |
Governo, Estado e Sociedade | 30 | Octavio Amorim |
2º SEMESTRE
DISCIPLINA - 3º TRIMESTRE | CARGA HORÁRIA | PROFESSOR RESPONSÁVEL |
---|---|---|
Políticas Públicas | 30 | Robert Gregory Michener |
Metodologia de Pesquisa | 30 | Roberto Pimenta |
DISCIPLINA - 4º TRIMESTRE | CARGA HORÁRIA | PROFESSOR RESPONSÁVEL |
---|---|---|
Estudo Aprofundado de Caso - EAC * | 30 | Luiz Antonio Joia |
Análise de Organizações e Políticas Públicas - AOPP * | 30 | Roberto Pimenta |
Disciplina Eletiva | 30 | |
Projeto | 45 |
3º SEMESTRE
DISCIPLINA - 5º TRIMESTRE | CARGA HORÁRIA | PROFESSOR RESPONSÁVEL |
---|---|---|
Disciplina Eletiva | 30 | - |
Disciplina Eletiva | 30 | - |
DISCIPLINA - 6º TRIMESTRE | CARGA HORÁRIA | PROFESSOR RESPONSÁVEL |
---|---|---|
Disciplina Eletiva | 30 | - |
Disciplina Eletiva | 30 | - |
4º SEMESTRE
DISCIPLINA - 7º TRIMESTRE | CARGA HORÁRIA | PROFESSOR RESPONSÁVEL |
---|---|---|
Disciplina Eletiva | 30 | - |
DISCIPLINA - 8º TRIMESTRE | CARGA HORÁRIA | PROFESSOR RESPONSÁVEL |
---|---|---|
Defesa da Dissertação | 90 | - |
CARGA HORÁRIA TOTAL | 525 |
Grade
DISCIPLINAS ELETIVAS |
---|
NOME DA DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA | PROFESSOR RESPONSÁVEL |
Administração e Desenvolvimento | 30 | Paulo Motta |
Análise de Organizações e Políticas Públicas - AOPP | 30 | Roberto Pimenta |
Boa Governança e Transparência Pública | 30 | Robert Gregory Michener |
Contabilidade Financeira no Setor Público | 30 | Ricardo Lopes Cardoso |
Desenho de Políticas Públicas baseado em Evidências | 30 | Joana Monteiro |
Desigualdade, Pobreza e Política | 30 | Cesar Zucco |
Economia Política na América Latina | 30 | Daniela Campello |
Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade | 30 | Edson Kenji Kondo |
Estratégia de Ensino | 30 | Fátima Bayma |
Estrutura e Processos em Organizações Públicas | 30 | Hélio Arthur Irigaray |
Estudo Aprofundado de Caso - EAC | 30 | Luiz Antonio Joia |
Ética e Cultura | 30 | Roberto Pimenta |
Gestão e Controle Social | 30 | Fernando Tenório |
Governança Colaborativa | 30 | - |
Governança em Organizações Pública e do Terceiro Setor | 30 | Joaquim Rubens Fontes Filho |
Governança para Resultados | 30 | - |
Laboratório de Administração e Políticas Públicas I | 30 | Francisco Gaetani |
Laboratório de Administração e Políticas Públicas II | 30 | Luiz Alberto dos Santos |
Métodos de Estudo de Caso | 30 | Luiz Antonio Joia |
Métodos Quantitativos Aplicados à Tomada de Decisão no Setor Público | 30 | Kaizô Beltrão |
Orçamento no Setor Público | 30 | Armando Cunha |
Organizações, Diversidade e Relações de Trabalho | 30 | Hélio Arthur Irigaray |
Planejamento de Organizações Públicas | 30 | Paulo Motta |
Políticas de Defesa e Organizações Militares | 30 | Octavio Amorim Neto |
Políticas Públicas e População | 30 | Kaizô Beltrão |
Sistema Político Brasileiro: Instituições e Políticas Públicas | 30 | Octavio Amorim Neto |
Políticas Regulatórias | 30 | Carlos Pereira |
Redes em Administração Pública | 30 | Alketa Peci |
Disciplinas Oferecidas e Ementas
GOVERNO, ESTADO E SOCIEDADE
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública / Políticas Públicas
Ementa:
Análise do processo de formação do Estado Nacional, das relações entre o Governo e principais atores políticos. Caracterização da estrutura e funcionamento do sistema de representação política, bem como da dinâmica das relações de poder entre diferentes atores sociais. Formação do Estado Nacional: problemas do federalismo. Estrutura institucional e Representação de Interesses: Presidencialismo de coalizão, sistema eleitoral e partidos políticos. Atores e Dinâmica Política: Trabalhadores urbanos e o Sindicalismo, Empresariado Industrial e Associações de Classe, Militares, Burocracia, Campesinato, Movimentos Sociais e Organizações Não- Governamentais (ONGs).
Metodologia de Pesquisa
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública / Políticas Públicas
Ementa:
Fontes de informação para a pesquisa em administração; Importância da pesquisa científica; Propósitos da pesquisa em administração; Investigação humana e ciências; Propósitos de uma pesquisa; Alegações de conhecimento; Estratégias de investigação; Roteiro de um projeto de pesquisa; O processo de escrever; Modelo científico tradicional; Teorias e paradigmas; Pesquisa quantitativa x qualitativa; A natureza da causalidade; Raciocínio crítico; Conceptualização e medição; Operacionalização; Confiabilidade e validade; Generalização e triangulação; Escalas de mensuração; Construção de escalas; Dimensão temporal das investigações; Medidas; Métodos quantitativos na pesquisa em administração; Generalização e triangulação; Construção de questionário; Surveys e entrevistas; Índices e escalas; Investigação não obstrutiva; Métodos qualitativos na pesquisa; Estudo de caso; Teoria fundamentada (groundedtheory) e Análise de dados qualitativos.
Políticas Públicas
Linha de pesquisa:
Políticas Públicas
Ementa:
Examinar os processos políticos em uma perspectiva comparativa a fim de adquirir um entendimento sólido do governo e dos desafios e soluções da política pública. O curso examina os microfundamentos do comportamento político e burocrático, os determinantes das políticas públicas, e os atuais e iminentes desafios institucionais e estruturais que estão transformando o que estado faz e a maneira como ele o faz. Ciclo político: desde a definição da agenda política, a formulação, adoção, implementação, fiscalização e reforma das políticas públicas. Emprega-se um misto de teoria e exemplos empíricos de diferentes países para elucidar políticas públicas de diferentes esferas. Conceitos chave no processo político incluem deliberação e formulação da política, competição, coordenação, cooperação e ação coletiva, discrição, delegação, quantificação e avaliação, custos de transição e assimetrias informacionais.
Teorias da Administração Pública
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
Administração Pública: demarcando um novo campo de conhecimento/ prática. Teorias organizacionais e teorias de administração pública. Temas e debates do campo: política e administração/burocracia, eficiência e democracia/ políticas públicas e policyanalysis/ administração pública comparada/ normativismo/ ”managerialismo”. Teorias de administração pública e reformas administrativas. Dilemas da Administração Pública Contemporânea: relações públicoprivadas sob a perspectiva da governança. Novas formas de provisãoe gestãodos serviços públicos: prestação direta ou delegada; desestatização, privatização, publicização, desregulamentação e terceirização. Organizações sociais, OSCIPs, OMPS, serviços sociais autônomos. Contratos de gestão. PPPs. Agências executivas. Agências reguladoras. Regulação.
Administração e Desenvolvimento
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
O contexto do desenvolvimento: a ruptura do tradicionalismo administrativo e a inserção do inusitado. As grandes correntes de pensamento: desenvolvimento institucional e eficiência administrativa como causas ou consequências do desenvolvimento. Globalização e a nova governança pública - estágios do desenvolvimento: as possibilidades, os limites e a transferibilidade do saber administrativo. Desenvolvimento de novas competências e habilidades: temas e instrumentos administrativos na diversidade e na interculturalidade.
Boa Governança e Transparência Pública
Linha de pesquisa:
Políticas Públicas
Ementa:
O objetivo desta disciplina é entender “boa governança” no setor público tanto em sua dimensão teórica quanto empírica. Há dois módulos no curso. O primeiro trata de transparência e accountability sob uma perspectiva comparada e, o segundo, analisa corrupção, principalmente do ponto de vista brasileiro. Os módulos se unem na preocupação em identificar boas e más práticas, principalmente no Poder Executivo, e no objetivo de entender o que é “boa governança”, como mensurá-la e como alcançá-la.
Contabilidade Financeira no Setor Público
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
Diferenças entre as políticas contábeis atualmente requeridas no Brasil e as políticas contábeis que os entes públicos brasileiros estavam acostumados e preparados a adotar. O processo brasileiro de convergência das normas locais às IPSASs e a implantação das IPSASs conduzido pelos diversos entes federativos do Brasil. Os requerimentos contábeis da Lei 4.320/64. Requerimentos contábeis das IPSASs (originais). Aspectos “avançados” das IPSASs (originais). Requerimentos contábeis da STN. Outros aspectos legais que podem influenciar escolha de políticas contábeis. Relação custobenefício da informação contábil. Uso da informação contábil como orientador e legitimador de políticas públicas.
Desigualdade, Pobreza e Política
Linha de pesquisa:
Políticas Públicas
Ementa:
A disciplina aborda as diferentes perspectivas normativas acerca da pobreza e desigualdade, aspectos políticos da distribuição de renda, o debate sobre a causas da pobreza e suas implicações para o desenho de políticas públicas para combatê-la. Em paralelo a estes pontos substantivos, a disciplina introduz também noções de avaliação de impacto por meio de intervenções aleatorizadas controladas e abordagens quase-experimentais. Espera-se que os alunos desenvolvam um entendimento básico acerca do debate atual sobre políticas de redução de pobreza, entendam as limitações das diferentes abordagens, e despertem o interesse pela ideia de avaliação de impacto de políticas públicas.
Economia Política na América Latina
Linha de pesquisa:
Políticas Públicas
Ementa:
A história da América Latina é marcada pela alternância entre períodos de exuberância e crise econômica, que afetam e são também afetados por decisões políticas domésticas. A disciplina explora a interação entre fatores políticos e econômicos, tanto nacionais quanto internacionais, com o objetivo de examinar a trajetória do desenvolvimento latino-americano, utilizando literatura teórica relevante e estudos de caso para analisar as origens e o impacto dos modelos de desenvolvimento adotados na região, assim como para explicar os padrões de variação temporal e intra-regional. Estudo do funcionamento das democracias latino-americanas entre o final da segunda guerra mundial até a sucessão de golpes militares ocorridos em quase toda a região. O foco será nas relações entre performance econômica e regime de governo. Serão examinadas, também, explicações para a emergência de regimes repressores nas décadas de 1960 e 1970. Análise de leituras com foco nos processos de redemocratização e reforma econômica que ocorreram na maior parte da América do Sul, nas décadas de 1980 e 1990. Exame de quem ganhou e quem perdeu com as reformas. Abordagens sobre como perspectivas de consolidação democrática são afetadas por mudanças na estratégia de desenvolvimento adotadas por diferentes países. Análise sobre as Denominações convencionais de governos pós-neoliberais da região e comparação entre estratégias de esquerda estatistas e de mercado.
Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
Novas tecnologias, novas possibilidades, novos comportamentos, novos modelos de negócios, novas necessidades, novos desafios. Instrumentos conceituais e analíticos: compreendendo a ciência da complexidade e implicações na gestão; utilizando o conceito de bem público como referência de efetividade no setor público; busca de soluções inovadoras com criatividade; atendendo stakeholders com efetividade; o processo de inovação e o papel do governo. Sustentabilidade: a busca do equilíbrio entre força e fraqueza; cooperação e competição; diversidade e padronização; preservação e destruição; indústria e comunidade; e inclusão e separação.
Estratégia de Ensino
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
A evolução e relevância do estudo da administração. Educação, ensino e aprendizagem. Educação no Brasil. Planejando e simulando a função docente. O objetivo do curso é capacitar os alunos a desempenhar com eficácia a função docente. Levar os alunos a identificar e vivenciar alguns métodos e técnicas de ensino em Administração e refletir sobre políticas educacionais voltadas para a promoção da equidade social.
Estrutura e Processos em Organizações Públicas
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
As diferentes naturezas das organizações públicas e sem fins lucrativos. As múltiplas estruturas organizacionais: definição, complexidade, formalização, tamanho. Novas formas organizacionais. Reflexos da estrutura na vida e arranjos organizacionais. Processos organizacionais: desenho e redesenho dos fluxos de informações.
Ética e Cultura
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
A disciplina tem por objetivo habilitar os participantes para a avaliação crítica dos problemas éticos e culturais com que possam se defrontar ao longo da vida profissional e a formulação de hipóteses de trabalho e de sistemas de aferição essenciais para o exercício da função gerencial nos campos da ética e da cultura organizacional. Os temas abordados em sala são: campo dos valores: campo conceitual, mapeamento conceitual, protótipos e arquétipos; campo da ética: filiação ética, utilitarismo ético, a ética do dever, relativismo ético, pluralismo ético, ética e responsabilidade; campo da cultura, campo habitus e discurso, os atores e o sistema, cultura técnica, contexto e tendências.
Financiamento de projetos: investimentos públicos
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
A disciplina tem como objetivo apresentar conceitos de finanças públicas para compreender o papel setor público na economia e seus desdobramentos em políticas públicas. Buscaremos, porém, trazer o debate teórico para uma perspectiva contemporânea, contextualizando com a conjuntura econômica brasileira e a atuação do Estado.
Finanças Públicas
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública / Políticas Públicas
Ementa:
A disciplina tem como objetivo apresentar conceitos de finanças públicas para compreender o papel setor público na economia e seus desdobramentos em políticas públicas. Buscaremos, porém, trazer o debate teórico para uma perspectiva contemporânea, contextualizando com a conjuntura econômica brasileira e a atuação do Estado.
Gestão e Controle Social
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
Identificar e discutir referências conceituais e práticas que definem e caracterizam processos de gestão e controle social na Administração Pública. Teses sobre a estrutura gerencial do setor público brasileiro. Elementos históricos que promoveram o surgimento do(s) significado(s) de gestão social. Fundamentos teóricos da gestão social. Cidadania deliberativa como pressuposto da gestão e controle social. Controle social. Estado, sociedade civil e mercado como ambientes operacionais em gestão e controle social. Arranjos institucionais e práticas de cidadania deliberativa. Coordenação interinstitucional como instrumento sincrônico em gestão social. Planejamento participativo como instrumento dialógico das ações em gestão social. Pesquisa-ação como método de estudo em gestão social. Experiências em gestão social.
Governança Colaborativa
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
Governança contemporânea e redes de governança: definições, tipos, formas, características distintas, dinâmica. Modelagem de redes de governança: iniciação, implementação, consolidação, monitoramento e avaliação. Gestão de redes interorganizacionais: estratégia, estrutura, processos, pessoas, tecnologias, financiamento, gestão da interação (animação), M&A, comunicação. Gestão de parcerias: papéis, modelos, instrumentos, posturas, requisitos.
Governança de Organizações Públicas e do Terceiro Setor
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
Diferenciando gestão e governança. A visão histórica da firma e o surgimento das organizações contemporâneas. Propriedade, gestão e controle. Mercado, organizações e estruturas hierárquicas. Contratualização e os problemas de agência. Origem dos problemas de governança das organizações. Estruturas de governança. Características da governança das organizações públicas. O desenho do Estado e as estruturas de governança. Questões de governança nas organizações estatais brasileiras. O papel dos conselhos. O terceiro setor no Brasil. Governança em organizações do terceiro setor. O problema da participação e representatividade na governança. Desenvolvendo sistemas e diretrizes de governança. Sistemas de controle externo e interno. Modelos teóricos associados à governança.
Governança para Resultados
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
Governança contemporânea e gestão para resultados. Abordagens correntes de gestão para resultados. A construção da estratégia: cenarização e análise ambiental; stakeholders; definição de propósito, resultados e iniciativas; indicadores de desempenho. A execução da estratégia: desdobramentos; contratualização, alinhamentos da estrutura, processos, pessoas, tecnologia, orçamento. O monitoramento e avaliação da estratégia: sistemática de M&A, disseminação e apropriação, aprendizado, transparência, responsabilização.
Gestão e Controle Social
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
Identificar e discutir referências conceituais e práticas que definem e caracterizam processos de gestão e controle social na Administração Pública. Teses sobre a estrutura gerencial do setor público brasileiro. Elementos históricos que promoveram o surgimento do(s) significado(s) de gestão social. Fundamentos teóricos da gestão social. Cidadania deliberativa como pressuposto da gestão e controle social. Controle social. Estado, sociedade civil e mercado como ambientes operacionais em gestão e controle social. Arranjos institucionais e práticas de cidadania deliberativa. Coordenação interinstitucional como instrumento sincrônico em gestão social. Planejamento participativo como instrumento dialógico das ações em gestão social. Pesquisa-ação como método de estudo em gestão social. Experiências em gestão social.
Governança Colaborativa
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
Governança contemporânea e redes de governança: definições, tipos, formas, características distintas, dinâmica. Modelagem de redes de governança: iniciação, implementação, consolidação, monitoramento e avaliação. Gestão de redes interorganizacionais: estratégia, estrutura, processos, pessoas, tecnologias, financiamento, gestão da interação (animação), M&A, comunicação. Gestão de parcerias: papéis, modelos, instrumentos, posturas, requisitos.
Governança de Organizações Públicas e do Terceiro Setor
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
Diferenciando gestão e governança. A visão histórica da firma e o surgimento das organizações contemporâneas. Propriedade, gestão e controle. Mercado, organizações e estruturas hierárquicas. Contratualização e os problemas de agência. Origem dos problemas de governança das organizações. Estruturas de governança. Características da governança das organizações públicas. O desenho do Estado e as estruturas de governança. Questões de governança nas organizações estatais brasileiras. O papel dos conselhos. O terceiro setor no Brasil. Governança em organizações do terceiro setor. O problema da participação e representatividade na governança. Desenvolvendo sistemas e diretrizes de governança. Sistemas de controle externo e interno. Modelos teóricos associados à governança.
Governança para Resultados
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
Governança contemporânea e gestão para resultados. Abordagens correntes de gestão para resultados. A construção da estratégia: cenarização e análise ambiental; stakeholders; definição de propósito, resultados e iniciativas; indicadores de desempenho. A execução da estratégia: desdobramentos; contratualização, alinhamentos da estrutura, processos, pessoas, tecnologia, orçamento. O monitoramento e avaliação da estratégia: sistemática de M&A, disseminação e apropriação, aprendizado, transparência, responsabilização.
Governança para Resultados
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
Governança contemporânea e gestão para resultados. Abordagens correntes de gestão para resultados. A construção da estratégia: cenarização e análise ambiental; stakeholders; definição de propósito, resultados e iniciativas; indicadores de desempenho. A execução da estratégia: desdobramentos; contratualização, alinhamentos da estrutura, processos, pessoas, tecnologia, orçamento. O monitoramento e avaliação da estratégia: sistemática de M&A, disseminação e apropriação, aprendizado, transparência, responsabilização.
Laboratório de Administração e Políticas Públicas I e II
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública / Políticas Públicas
Ementa:
O curso será dividido em duas partes: uma focada em temas relacionados com administração pública e governança e outra relacionada com o processo de políticas públicas, no contexto brasileiro. Os laboratórios buscam aproximar os participantes com organizações e programas públicos de natureza inovadora.
A primeira parte do curso será centrada na apresentação, debate e análise de temas contemporâneos de administração pública e governança, incentivando o estudo de casos reais de inovação, adotados nos três níveis do governo no contexto brasileiro, assim como no contexto internacional. Estratégias de flexibilização de gestão pública, gestão e avaliação por resultados, formas contemporâneas de controle e outras inovações gerenciais e de parcerias público-privadas serão exemplos de temas a serem debatidos.
Casos concretos de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e programas públicos serão debatidos e analisados na segunda parte do curso. Privilegiar-se-ão as áreas de políticas sociais, inovação tecnológica, finanças públicas, segurança e cidadania, acompanhando a orientação pedagógica do curso.
Métodos Quantitativos Aplicados à Tomada de Decisão no Setor Público
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública / Políticas Públicas
Ementa:
Este curso busca capacitar o aluno a identificar e aplicar ferramentas estatísticas adequadas para atingir os objetivos de um trabalho científico. A conexão entre a questão de pesquisa e o processo de modelagem estatística será enfatizada. O escopo da disciplina inclui técnicas de inferência estatística, aplicáveis tanto a variáveis quantitativas como qualitativas. Além de ter contato com o desenvolvimento teórico das técnicas, os estudantes se envolverão em aplicações práticas com o uso de softwares estatísticos (SPSS), planilhas eletrônicas (Excel) e bancos de dados públicos.
Métodos Qualitativos
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública / Políticas Públicas
Ementa:
Orçamento no Setor Público
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
Os novos parâmetros da orçamentação e as funções de planejamento e controle no setor público. O caráter multifacetado do orçamento; as dimensões econômicas e política das escolhas orçamentárias. O ciclo orçamentário como sequência de decisões tomadas num contexto institucional e organizacional. A busca da inovação e a experiência internacional. O orçamento e a redução do caráter aleatório da gestão organizacional. Qualidade do gasto: os atributos do processo orçamentário e as alavancas para a transformação.
Organizações, Diversidade e Relações de Trabalho
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
Como a heterogeneidade da força de trabalho impacta no ambiente e nas relações de trabalho. Políticas de diversidade de gênero, etnias, deficiências e orientações sexuais. Múltiplas identidades e gestão de carreira. Novas configurações das relações de trabalho. Liderança e Desenvolvimento Gerencial. Prazer e Sofrimento no Trabalho. Sentidos e significados do trabalho. Prazer e realização no trabalho. Sofrimento no trabalho. Trabalho, Gestão e Subjetividade. Gestão de Pessoas, Relações de Trabalho e Comportamento Organizacional.
Parcerias entre o Estado e Organizações do Terceiro Setor
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
Diferenciando gestão e governança. A visão histórica da firma e o surgimento das organizações contemporâneas. Propriedade, gestão e controle. Mercado, organizações e estruturas hierárquicas. Contratualização e os problemas de agência. Origem dos problemas de governança das organizações. Estruturas de governança. Características da governança das organizações públicas. O desenho do Estado e as estruturas de governança. Questões de governança nas organizações estatais brasileiras. O papel dos conselhos. O terceiro setor no Brasil. Governança em organizações do terceiro setor. O problema da participação e representatividade na governança. Desenvolvendo sistemas e diretrizes de governança. Sistemas de controle externo e interno. Modelos teóricos associados à governança.
Planejamento de Organizações Públicas
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
Reflexão Estratégica: missão, valores e visões alternativas; Instrumentos de Reformulação Estratégica: diálogo estratégico, análises ambientais e organizacionais, cenários e futuros alternativos, intenções estratégicas, reconhecimento de fatores críticos e redefinição de pistas estratégicas; Reconstrução Organizacional: focos, métodos e condução do processo de inovar. A prática da novidade: desenvolvimento e gestão de ideias novas. Habilidades na gerência da mudança; Análise do Desempenho: agregação de valor (social e econômico), qualidade e inovação no processo de trabalho; indicadores de eficiência, eficácia e efetividade.
Política Pública Informada por Evidência
Linha de pesquisa:
Políticas Públicas
Ementa:
O curso irá discutir como utilizar dados para identificar as necessidades e avaliar a efetividade de políticas em diferentes áreas do setor público. O curso será dividido em duas partes. A primeira parte do curso terá enfoque metodológico para discutir as diferentes etapas necessárias para transformar dados em informação e conhecimento, cobrindo a metodologia de avaliação de política. A segunda, consiste na discussão de estudos de caso nas áreas de educação, saúde, segurança e distribuição de renda que exemplificam como a identificação das necessidades, o desenho e a implementação de uma política podem ser guiados pelo uso da informação e como isso nos permite avaliar sua efetividade.
Políticas de Defesa e Organizações Militares
Linha de pesquisa:
Políticas Públicas
Ementa:
Formulação, execução e desempenho da política de defesa, aqui entendida como uma política governamental voltada para a produção da paz em termos aceitáveis e que tem como meio as Forças Armadas. Forças Armadas, sua organização, recursos, qualidade e efetividade: experiência internacional e experiência brasileira. As relações civis-militares e a condução da política de defesa. O aparato institucional e a cultura da segurança nacional. Os determinantes das doutrinas militares. As fontes da inovação militar. A efetividade militar.
Políticas Públicas e População
Linha de pesquisa:
Políticas Públicas
Ementa:
Instrumentalizar o aluno com teorias, técnicas e informações que possam subsidiar o processo de formulação e avaliação de políticas públicas sob um novo paradigma demográfico, com baixo ritmo de crescimento populacional. Apresentar e discutir indicadores demográficos que possam subsidiar o processo de formulação e acompanhamento de políticas setoriais. A dinâmica demográfica brasileira. Indicadores Demográficos para as Políticas Públicas. Análise dos Componentes Demográficos em algumas Políticas Setoriais.
Políticas Públicas, Meio Ambiente e Sustentabilidade
Linha de pesquisa:
Políticas Públicas
Ementa:
Políticas Regulatórias
Linha de pesquisa:
Políticas Públicas
Ementa:
Entende-se que instituições são sistemas intertemporais de regras e procedimentos formais ou informais que restringem comportamentos oportunistas ou incentivam ações cooperativas de atores políticos e econômicos. Dessa forma, instituições cumprem a função de ‘regras do jogo’ nas sociedades. Elas reduzem as incertezas ao proporcionar previsibilidade e propiciar estabilidade nas inter-relações sociais e no processo de formulação de políticas. O processo mediante o qual as políticas são discutidas, aprovadas e executadas, tem um impacto significativo na qualidade das políticas públicas, sobretudo na capacidade dos atores políticos em proporcionar um ambiente estável, modificá-las quando necessário, executá-las e torná-las efetivas. Os processos de formulação e implementação de políticas são muito complexos, devido à multiplicidade de atores que deles participam, com diferentes graus de poder, horizontes temporais e incentivos distintos, à variedade de cenários em que atuam, e à grande diversidade das regras que influenciam seus comportamentos.
Psicologia Aplicada à Política e Administração Pública
Linha de pesquisa:
Políticas Públicas
Ementa:
Redes em Administração Pública
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
Do Estado Burocrático à Nova Governança Pública: reformas e transformações. Democracia participativa e relações contratuais. Parcerias com o setor privado: Parcerias Público Privadas & Concessões. O modelo de agência reguladora independente. Parcerias com o terceiro setor. Organizações Sociais e OCSCIPS. Análise de experiências setoriais e estudos de casos. Gestão de crises no setor publico. As redes como instrumentos de gestão de crises complexas.
Sistema Político Brasileiro: Instituições e Políticas Públicas
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública
Ementa:
O objetivo do curso é apresentar aos alunos a conceituação e as linhas gerais do funcionamento do sistema político brasileiro. A ênfase do curso será dada às seguintes instituições: o sistema eleitoral, o sistema partidário, o sistema de governo (o presidencialismo), o Poder Executivo, a administração pública, o Poder Legislativo, a Federação e o Judiciário. Além disso, se estudarão também as questões relativas à reforma política, e ao papel financiamento de campanhas eleitorais. Dois tipos de políticas públicas serão também abordados: as políticas sociais e a política externa.
Metodologia de Pesquisa
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública / Políticas Públicas - obrigatória
Ementa:
Fontes de informação para a pesquisa em administração; Importância da pesquisa científica; Propósitos da pesquisa em administração; Investigação humana e ciências; Propósitos de uma pesquisa; Alegações de conhecimento; Estratégias de investigação; Roteiro de um projeto de pesquisa; O processo de escrever; Modelo científico tradicional; Teorias e paradigmas; Pesquisa quantitativa x qualitativa; A natureza da causalidade; Raciocínio crítico; Conceptualização e medição; Operacionalização; Confiabilidade e validade; Generalização e triangulação; Escalas de mensuração; Construção de escalas; Dimensão temporal das investigações; Medidas; Métodos quantitativos na pesquisa em administração; Generalização e triangulação; Construção de questionário; Surveys e entrevistas; Índices e escalas; Investigação não obstrutiva; Métodos qualitativos na pesquisa; Estudo de caso; Teoria fundamentada (groundedtheory) e Análise de dados qualitativos.
Métodos Qualitativos
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública / Políticas Públicas - eletiva
Ementa:
Métodos Quantitativos Aplicados à Tomada de Decisão no Setor Público
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública / Políticas Públicas - eletiva
Ementa:
Este curso busca capacitar o aluno a identificar e aplicar ferramentas estatísticas adequadas para atingir os objetivos de um trabalho científico. A conexão entre a questão de pesquisa e o processo de modelagem estatística será enfatizada. O escopo da disciplina inclui técnicas de inferência estatística, aplicáveis tanto a variáveis quantitativas como qualitativas. Além de ter contato com o desenvolvimento teórico das técnicas, os estudantes se envolverão em aplicações práticas com o uso de softwares estatísticos (SPSS), planilhas eletrônicas (Excel) e bancos de dados públicos.
Escolha obrigatória
Estudo Aprofundado de Caso - EAC
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública / Políticas Públicas
Ementa:
Apresentação do Método de Estudo de Caso e Comparação com outros métodos de pesquisa. Tipologias de Estudos de Casos. Componentes de um Estudo de Caso. Estrutura metodológica e testes associados ao Método de Estudo de Caso. Validação da Construção. Validação Interna. Validação Externa. Confiabilidade. As fases de elaboração de Estudos de Casos como peças científicas.
O propósito do curso é ajudar os alunos no desenvolvimento de habilidades relativas ao projeto, desenvolvimento, elaboração e comunicação de pesquisas fundamentadas no método de estudo de caso. Visa-se, também, permitir que os alunos desenvolvam capacidades críticas associadas à avaliação de artigos cuja metodologia usada é a de estudo de caso. O curso será ministrado para alunos do Mestrado Profissional em Administração Pública. Espera-se, dos mestrandos, que produzam projetos de estudo de caso que os ajudem em suas dissertações de Mestrado. Embora a maioria dos textos trate de estudos de caso relativos à área de Gestão da Informação (lato sensu), o curso pretende discutir conceitos e práticas úteis a estudos de caso relativos a qualquer área da Gestão Pública.
Análise de Organizações e Políticas Públicas – AOPP
Linha de pesquisa:
Governança e Administração Pública / Políticas Públicas
Ementa:
Nesta disciplina os alunos completarão um estudo relacionado com políticas ou administração pública. Busca-se, dessa forma, aplicar as teorias e as abordagens adquiridas ao longo do curso para um problema de natureza prática. Os alunos devem identificar um problema relacionado com políticas ou administração pública, definir o(s) problema (s), organizar os dados e realizar as análises adequadas para concluir com recomendações concretas de ação e intervenção, sintetizadas num relatório final. Para isto, serão incentivados, metodologicamente, a recorrer à pesquisa-ação e outras dinâmicas de inserção organizacional.
Os alunos também podem optar por uma avaliação ex-ante ou ex-post de determinada política ou programa público (e suas alternativas regulatórias), fazendo uso de métodos quantitativos e qualitativos de análise e usando, preferencialmente, bases de dados governamentais e públicos ou participando de processos de consulta pública. Além do relatório final, os alunos serão incentivados a apresentar ou documentar o trabalho em outras formas de comunicação e mídias, como participação em processos de audiência pública, produção de DVD, seminários de divulgação, entrevistas ou artigos de opinião, entre outros.