O Programa
Linhas de Pesquisa
Além de uma formação completa e abrangente, os alunos que ingressarem no MEX devem optar por uma das linhas de pesquisa oferecidas pelo Programa. Ao final do curso, é concedido o título de Mestre em Administração.
Além das disciplinas obrigatórias do Programa, os alunos também precisarão cursar as disciplinas específicas da trilha escolhida. Nesse caso, são oferecidas três opções:
Finanças Empresariais e Contabilidade
Abrange estudos e pesquisas voltados aos aspectos conceituais e/ou empíricos relativos à elaboração, à divulgação e à utilização de informação econômico-financeira em decisões de alocação de recursos, bem como ao ensino e desenvolvimento de competências necessárias a essas ações. Desdobra-se em: Auditoria; Contabilidade Societária; Finanças Corporativas; Valuation; Gestão de Riscos; Julgamento e Tomada de Decisão em Finanças e Contabilidade; Métodos Quantitativos Aplicados a Finanças e Contabilidade; Regulação, Fraude e Manipulação da Informação.
Estratégia empresarial
Busca analisar processos e intervenções que visam à alteração da relação da organização com o mercado e a sociedade. Faz estudos sobre a formação e o gerenciamento de alianças estratégicas, parcerias, fusões & aquisições e processos de internacionalização. Analisa o impacto das estratégias e dos fenômenos mercadológicos no desempenho das organizações e estuda o processo de formulação e implantação de inovações gerenciais e tecnológicas. Envolve outras áreas como empreendedorismo, inovação, governança, marketing, sistemas de informação, internacionalização, processos de negócios, estratégia e tomada de decisão.
Comportamento e Gestão Estratégica de Pessoas
Investiga a dinâmica do comportamento do indivíduo e as relações e interações entre pessoas nas organizações. Compreende o estudo dos impactos das políticas e práticas de gestão de capital humano e relações de trabalho nas empresas, bem como seu alinhamento com a estratégia organizacional. Investiga a gestão de intangíveis (tais como cultura, liderança e relações de confiança) como uma competência estratégica e vantagem competitiva. Busca analisar as relações entre as equipes e as pessoas, avaliando a responsabilidade social das empresas. Envolve as áreas de pessoas, estrutura, processos e comportamento organizacional.
Estrutura do Curso
Com aulas expositivas, seminários e trabalhos em grupo, que contam com o suporte de recursos audiovisuais e multimídia, o MEX foca na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Grande parte do trabalho realizado estimula o debate e a troca de experiências entre os participantes, o que torna os alunos agentes ativos em seus processos de aprendizagem, sendo corresponsáveis pela qualidade do produto final.
Estrutura Curricular
A estrutura curricular é baseada em:
5 disciplinas obrigatórias
1 disciplina de método
6 disciplinas eletivas
Cada uma equivale a dois créditos.
Total de créditos para titulação
Disciplinas | 24 créditos |
Projeto | 6 créditos |
Trabalho Final: | 10 créditos |
Total de créditos: | 40 créditos |
Referência: 1 crédito = 15h
Defesa Pública do Trabalho Final do Curso
O trabalho final é desenvolvido, sob a orientação acadêmica de um professor do curso, na forma de uma dissertação, que tem como base a pesquisa de campo realizada pelo próprio aluno. A defesa acontece perante uma banca pública, composta por três professores doutores, sendo um deles professor externo à FGV EBAPE.
É importante ressaltar que, para realizar a defesa do trabalho final, o aluno deverá ter seu projeto aprovado (6 créditos), ter completado as disciplinas obrigatórias e eletivas (24 créditos), e obtido, no mínimo, média final 7. Também é necessário ter submetido artigo em congresso da área.
Calendários
Intensivo
Documentos do Curso
REGULAMENTO
Manual do Aluno
Este documento tem o objetivo de orientar os alunos sobre os principais procedimentos acadêmicos do curso, bem como facilitar a sua interação com os diversos setores da FGV EBAPE que estão diretamente envolvidos com o programa.
Avaliação CAPES/MEC
NOTA MÁXIMA
AVALIAÇÃO CAPES/MEC: 5
Os programas de Mestrado da FGV EBAPE são avaliados periodicamente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que faz a análise dos Programas de Pós-graduação, a partir do acompanhamento anual e da avaliação quadrienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG).
O Mestrado em Gestão Empresarial (MEX) recebeu nota 5, a pontuação máxima para cursos de nível profissional, comprovando seu alto grau de qualidade.
Programa flexível e aplicável
Flexibilidade
O MEX é estruturado de forma a permitir que os alunos conciliem sua rotina profissional com as demandas do programa. Nesse sentido, sua experiência é primordial para contribuir com visões dos negócios e da gestão, durante as reflexões em sala de aula.
Pesquisa aplicada
O corpo discente é estimulado a realizar pesquisas aplicadas, produzindo conhecimentos com temas de seu interesse ou que contribuam para as suas realidades profissionais. Os trabalhos produzidos são apresentados nos principais congressos e publicados em periódicos da mais alta relevância, o que confere aos alunos e à Escola notoriedade no campo da Administração.
Habilitação para docência
O MEX é um programa Stricto Sensu, submetido à avaliação periódica pela CAPES/MEC, que oferece aos seus alunos a oportunidade de seguir na carreira acadêmica, no campo da Administração. Há possibilidade de lecionar em grandes universidades de todo o mundo e na própria FGV. Ao final do curso, o aluno recebe o título de Mestre em Administração.
Monitoria de Disciplinas
A Coordenação do Mestrado em Gestão Empresarial (MEX), em parceria com as coordenações do Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) e do Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração (MSc & PhD), divulga vagas de monitoria para algumas disciplinas, ao longo do ano letivo.
Para participar, é preciso estar matriculado nos programas Stricto Sensu da FGV EBAPE, em situação acadêmica regular, ou ter concluído o programa há, no máximo, dois anos.
Os editais são divulgados periodicamente por e-mail.
O processo seletivo consiste em quatro fases:
Análise curricular;
Averiguação da situação acadêmica* do candidato;
Entrevista na Coordenação do curso;
Seleção pelo professor responsável pela disciplina.
* O aluno deve estar em dia com todas as entregas acadêmicas solicitadas pela coordenação do programa de origem, de acordo com o regulamento do curso.