Duração do curso
22 meses (525 horas/aula)
Início
03/02/2025
Período de inscrição
08/07 - 14/11/2024
05/02 - 24/05/2024
Selecione a modalidade de curso:

O Programa

Trilhas acadêmicas

Além de uma formação completa e abrangente, os alunos que ingressarem no MEX também podem optar por fazer uma das Trilhas de Especialização oferecidas pelo Programa. No caso da formação generalista, o estudante deve cursar as disciplinas obrigatórias do Programa, além das eletivas de sua preferência. Ao final do curso, é concedido o título de Mestre em Administração.

Para aqueles que optarem por uma das Trilhas de Especialização, além das disciplinas obrigatórias do Programa será necessário cursar, também, as disciplinas específicas da trilha escolhida. Nesse caso, são três opções:

Estrutura do Curso

Com aulas expositivas, seminários e trabalhos em grupo, que contam com o suporte de recursos audiovisuais e multimídia, o MEX foca na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Grande parte do trabalho realizado estimula o debate e a troca de experiências entre os participantes, o que torna os alunos agentes ativos em seus processos de aprendizagem, sendo corresponsáveis pela qualidade do produto final.

 

Estrutura Curricular

A estrutura curricular é baseada em:  

oito disciplinas obrigatórias  

quatro disciplinas eletivas ou de ênfase 


Cada uma equivale a dois créditos.

Total de créditos para titulação

Disciplinas24 créditos 
Projeto4 créditos 
Trabalho Final:7 créditos 
Total de créditos:35 créditos 

Referência: 1 crédito = 15h 

Defesa Pública do Trabalho Final do Curso

O trabalho final é desenvolvido, sob a orientação acadêmica de um professor do corpo permanente da FGV EBAPE, na forma de uma dissertação, que tem como base a pesquisa de campo realizada pelo próprio aluno. A defesa acontece perante uma banca pública, composta por três professores doutores, sendo um deles professor externo à FGV EBAPE.

É importante ressaltar que, para realizar a defesa do trabalho final, o aluno deverá ter seu projeto aprovado (4 créditos), ter completado as disciplinas obrigatórias e eletivas (24 créditos), e obtido, no mínimo, média final 7. Também é necessário ter submetido artigo em congresso do setor.

Após todos os procedimentos mencionados, o aluno poderá solicitar seu diploma de conclusão do Mestrado.

Documentos do Curso

REGULAMENTO

Manual do Aluno

Este documento tem o objetivo de orientar os alunos sobre os principais procedimentos acadêmicos do curso, bem como facilitar a sua interação com os diversos setores da FGV EBAPE que estão diretamente envolvidos com o programa.  

Avaliação CAPES/MEC

NOTA MÁXIMA

AVALIAÇÃO CAPES/MEC: 5

nota maxima

Os programas de Mestrado da FGV EBAPE são avaliados periodicamente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que faz a análise dos Programas de Pós-graduação, a partir do acompanhamento anual e da avaliação quadrienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG).

O Mestrado em Gestão Empresarial (MEX) recebeu nota 5, a pontuação máxima para cursos de nível profissional, comprovando seu alto grau de qualidade.

Monitoria de Disciplinas

A Coordenação do Mestrado em Gestão Empresarial (MEX), em parceria com as coordenações do Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) e do Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração (MSc & PhD), divulga vagas de monitoria para algumas disciplinas, ao longo do ano letivo.

Para participar, é preciso estar matriculado nos programas Stricto Sensu da FGV EBAPE, em situação acadêmica regular, ou ter concluído o programa há, no máximo, dois anos.

Os editais são divulgados periodicamente por e-mail.

O processo seletivo consiste em quatro fases:


* O aluno deve estar em dia com todas as entregas acadêmicas solicitadas pela coordenação do programa de origem, de acordo com o regulamento do curso.

 

Programa flexível e aplicável

A A A
High contrast