O Programa
Trilhas acadêmicas
Além de uma formação completa e abrangente, os alunos que ingressarem no MEX também podem optar por fazer uma das Trilhas de Especialização oferecidas pelo Programa. No caso da formação generalista, o estudante deve cursar as disciplinas obrigatórias do Programa, além das eletivas de sua preferência. Ao final do curso, é concedido o título de Mestre em Administração.
Para aqueles que optarem por uma das Trilhas de Especialização, além das disciplinas obrigatórias do Programa será necessário cursar, também, as disciplinas específicas da trilha escolhida. Nesse caso, são três opções:
Business Analytics
Para profissionais interessados em análise de dados e tomada de decisão baseada em evidências. Uma especialização totalmente voltada para os profissionais que buscam embasar decisões estratégicas em dados estatísticos, promovendo uma visualização desses dados com as melhores práticas de storytelling, e mantendo um olhar atento para tendências de programação e IA.
Linha de pesquisa: Finanças Empresariais e Contabilidade |
Sustentabilidade e ESG
Direcionada a quem busca compreender e liderar novos modelos de negócio, inovação e sustentabilidade. Uma especialização voltada para promover um mergulho nas novas tecnologias, em transições sustentáveis de negócios, e em aplicações pioneiras de metodologias para inovação.
Linha de pesquisa: Estratégia empresarial |
Liderança
Focada em liderança, gestão de mudanças e cultura organizacional. Uma trilha especialmente elaborada para aqueles que pretendem se aprofundar nas técnicas e estratégias necessárias para guiar uma organização na melhoria de seus processos de Governança e Sustentabilidade, conduzindo negociações e gerindo conflitos com excelência.
Linha de Pesquisa: Comportamento e Gestão Estratégica de Pessoas |
Estrutura do Curso
Com aulas expositivas, seminários e trabalhos em grupo, que contam com o suporte de recursos audiovisuais e multimídia, o MEX foca na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Grande parte do trabalho realizado estimula o debate e a troca de experiências entre os participantes, o que torna os alunos agentes ativos em seus processos de aprendizagem, sendo corresponsáveis pela qualidade do produto final.
Estrutura Curricular
A estrutura curricular é baseada em:
5 disciplinas obrigatórias
1 disciplina de método
6 disciplinas eletivas
Cada uma equivale a dois créditos.
Total de créditos para titulação
Disciplinas | 24 créditos |
Projeto | 6 créditos |
Trabalho Final: | 10 créditos |
Total de créditos: | 40 créditos |
Referência: 1 crédito = 15h
Defesa Pública do Trabalho Final do Curso
O trabalho final é desenvolvido, sob a orientação acadêmica de um professor do curso, na forma de uma dissertação, que tem como base a pesquisa de campo realizada pelo próprio aluno. A defesa acontece perante uma banca pública, composta por três professores doutores, sendo um deles professor externo à FGV EBAPE.
É importante ressaltar que, para realizar a defesa do trabalho final, o aluno deverá ter seu projeto aprovado (6 créditos), ter completado as disciplinas obrigatórias e eletivas (24 créditos), e obtido, no mínimo, média final 7. Também é necessário ter submetido artigo em congresso da área.
Calendários
Intensivo
Documentos do Curso
REGULAMENTO
Manual do Aluno
Este documento tem o objetivo de orientar os alunos sobre os principais procedimentos acadêmicos do curso, bem como facilitar a sua interação com os diversos setores da FGV EBAPE que estão diretamente envolvidos com o programa.
Avaliação CAPES/MEC
NOTA MÁXIMA
AVALIAÇÃO CAPES/MEC: 5
Os programas de Mestrado da FGV EBAPE são avaliados periodicamente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que faz a análise dos Programas de Pós-graduação, a partir do acompanhamento anual e da avaliação quadrienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG).
O Mestrado em Gestão Empresarial (MEX) recebeu nota 5, a pontuação máxima para cursos de nível profissional, comprovando seu alto grau de qualidade.
Programa flexível e aplicável
Flexibilidade
O MEX é estruturado de forma a permitir que os alunos conciliem sua rotina profissional com as demandas do programa. Nesse sentido, sua experiência é primordial para contribuir com visões dos negócios e da gestão, durante as reflexões em sala de aula.
Pesquisa aplicada
O corpo discente é estimulado a realizar pesquisas aplicadas, produzindo conhecimentos com temas de seu interesse ou que contribuam para as suas realidades profissionais. Os trabalhos produzidos são apresentados nos principais congressos e publicados em periódicos da mais alta relevância, o que confere aos alunos e à Escola notoriedade no campo da Administração.
Habilitação para docência
O MEX é um programa Stricto Sensu, submetido à avaliação periódica pela CAPES/MEC, que oferece aos seus alunos a oportunidade de seguir na carreira acadêmica, no campo da Administração. Há possibilidade de lecionar em grandes universidades de todo o mundo e na própria FGV. Ao final do curso, o aluno recebe o título de Mestre em Administração.
Monitoria de Disciplinas
A Coordenação do Mestrado em Gestão Empresarial (MEX), em parceria com as coordenações do Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) e do Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração (MSc & PhD), divulga vagas de monitoria para algumas disciplinas, ao longo do ano letivo.
Para participar, é preciso estar matriculado nos programas Stricto Sensu da FGV EBAPE, em situação acadêmica regular, ou ter concluído o programa há, no máximo, dois anos.
Os editais são divulgados periodicamente por e-mail.
O processo seletivo consiste em quatro fases:
Análise curricular;
Averiguação da situação acadêmica* do candidato;
Entrevista na Coordenação do curso;
Seleção pelo professor responsável pela disciplina.
* O aluno deve estar em dia com todas as entregas acadêmicas solicitadas pela coordenação do programa de origem, de acordo com o regulamento do curso.