Duração do curso
22 meses (525 horas/aula)
Início
03/02/2025
Período de inscrição
08/07 - 14/11/2024
05/02 - 24/05/2024
Selecione a modalidade de curso:

Matriz Curricular

1º TRIMESTRE

Disciplina Carga Horária 
Disciplina obrigatória30h 
Disciplina obrigatória30h 
 

2º TRIMESTRE

Disciplina Carga Horária 
Disciplina obrigatória30h 
Disciplina obrigatória30h 

3º TRIMESTRE

Disciplina Carga Horária 
Disciplina obrigatória30h 
Disciplina obrigatória30h 

4º TRIMESTRE

Disciplina Carga Horária 
Disciplina obrigatória30h 
Disciplina obrigatória30h 
Projeto45

 

5º TRIMESTRE

Disciplina Carga Horária 
Disciplina Eletiva / ênfase30h 
Disciplina Eletiva / ênfase30h 

6º TRIMESTRE

Disciplina Carga Horária 
Disciplina Eletiva / ênfase30h 
Disciplina Eletiva / ênfase30h 

 

7º TRIMESTRE

Disciplina Carga Horária 
Disciplina Eletiva / ênfase30h 

 

8º TRIMESTRE

Disciplina Carga Horária 
Defesa da Dissertação90h

 

Disciplinas

Disciplinas e Ementas

Obrigatórias

Finanças Corporativas

Introdução às Finanças. Funding e bases de capitalização. A Empresa Como Um Fluxo de Caixa. Escolha do Funding: Origem dos recursos e sua tipologia. Decisões Empresariais. Análise de Cenários. Acompanhamento de Projetos. Importância do Gerenciamento do Caixa. Tópicos Avançados para a escolha do tipo de Financiamento da Dívida. Conclusões financeiras estratégicas e táticas. Agindo com olhos de empresário. Agindo como gestor público. Agindo como manager de ONGs.

Gestão de Operações

Fundamentos da competitividade. O mercado e as diferentes estruturas de produção e serviços. Os principais enfoques e tecnologias de gestão de operações. Indicadores para monitorar o desempenho operacional. Eficácia, Eficiência, Qualidade, Produtividade e Efetividade. Indicadores operacionais e financeiros. “O pensamento enxuto (Lean Thinking)”. Métodos e ferramentas da produção enxuta. A Teoria das Restrições. Métodos e ferramentas da Teorias das Restrições. Introdução a estoques: causas, tipos e funções. Sistemas integrados de gestão de materiais e de capacidade. Sequenciamento de atividades e gestão de curto prazo em sistemas com produção sob encomenda. Tendências e fronteiras do conhecimento na área de gestão de operações.

Gestão de Pessoas e Organizações

Organizações e evolução histórica da gestão de pessoas. Subsistemas de RH. Responsabilidade social corporativa (RSC). Diversidade da força de trabalho. Cultura Organizacional. Motivação. Liderança. Gestão do Desempenho. Modelo de Competências. Comunicação. Gestão de carreira. As áreas organizacionais. O fator humano. Os diferentes níveis de influência operacionais, táticos e estratégicos. A evolução dos processos em gestão

Gestão Estratégica Avançada

Conceitos e abordagens de estratégia. Vantagem competitiva sustentável e suas métricas. As noções de atratividade e de competitividade. O ciclo de vida do setor. O processo de formação da estratégia. Governança e estratégia: stakeholders e sua influência nas escolhas estratégicas. O lado soft da estratégia: propósito, missão, visão e core-values. Proposta de valor: drivers da criação, entrega e captura de valor. Análise do macroambiente e posicionamento no setor. Estratégias genéricas básicas para a criação e captura do valor: liderança de custos, diferenciação, nicho e estratégias mistas. Análise interna: cadeia de valor, recursos e competências. Arquitetura de competências estratégicas e vantagem competitiva. Introdução às estratégias corporativas: diversificação, integração vertical, fusões e aquisições, alianças estratégicas e internacionalização. Implementação da estratégia: adequação da estrutura e dos processos. O controle da estratégia

Marketing Estratégico

O Conceito de marketing e orientação de mercado. Análise do ambiente de marketing. Comportamento do consumidor. A Gestão do composto de marketing: produto, preço, distribuição e comunicação. Marketing de serviços e relacionamento.

METODOLOGIA DE PESQUISA

Apresentação do curso. Fontes de informação para a pesquisa em administração. Importância da pesquisa científica. Propósitos da pesquisa em administração. Investigação humana e ciências. Propósitos de uma pesquisa. Alegações de conhecimento. Estratégias de investigação. Roteiro de um projeto de pesquisa. O processo de escrever. Modelo científico tradicional. Teorias e paradigmas. Pesquisa quantitativa x qualitativa. A natureza da causalidade. Conceptualização e medição. Operacionalização. Confiabilidade e validade. Generalização e triangulação. Operacionalização. Escalas de mensuração. Construção de escalas. Dimensão temporal das investigações. Medidas. Métodos quantitativos na pesquisa em administração. Generalização e triangulação. Construção de questionário. Surveys e entrevistas.

Projeto de Consultoria

Oferece aos alunos de Mestrado em Gestão Empresarial a oportunidade de mergulhar no universo da consultoria, permitindo combinarem suas experiências profissionais e de vida com as teorias e ferramentas de resolução de problemas na entrega de um projeto para um cliente, trabalhando em um desafio empresarial da vida real. 

O formato do curso está em linha com os existentes nas melhores escolas de negócio do mundo e responde à crescente demanda de profissionais experientes que desejam se capacitar como consultores, conselheiros ou assessores de confiança, bem como cria espaço para pesquisa científica e desenvolvimento de novas ferramentas de gestão e resolução de problemas. 

O curso explora o universo das consultorias de gestão, seus mercados, estratégias, modelos de negócio e operação, fazendo uma ponte entre a pesquisa acadêmica e a prática de consultoria (e firmas de serviços profissionais em geral). 

Teorias Gerais de Administração e das Organizações

A disciplina de estudos organizacionais nasce no século XX como uma forma de teorização do fenômeno de grandes organizações, que permeiam a modernização da sociedade notadamente após a segunda revolução industrial. Essa disciplina nasce na Europa e nos Estados Unidos a partir do que posteriormente se convencionou chamar de Administração Científica na década de 1910, seguida de diversas correntes teóricas até a década de 1980. O objetivo desse curso é abordar os fundamentos dessas teorias e fornecer aos participantes uma visão abrangente da evolução histórica do campo.

Trilhas Acadêmicas

Eletivas

Após concluir as disciplinas obrigatórias, o aluno tem a opção de selecionar disciplinas eletivas e fazer um Mestrado em Gestão Empresarial tradicional, ou optar por uma Trilha Acadêmica que mais se adeque às suas necessidades profissionais.

Estatística Aplicada e Análise de Decisão

Fundamentos de metodologia de pesquisa quantitativa. Possibilidades de pesquisa quantitativa em administração. Análise e elaboração de questionários. Estatística descritiva. Técnicas multivariadas para análise de dependência e interdependência de variáveis. Leitura e debate de teses e dissertações que utilizaram métodos quantitativos. Redação de relatório de pesquisa quantitativa.

Programação para Análise de Negócios

Em breve

Mineração de Dados e Inteligência Artificial

Em breve

Visualização de Dados e Storytelling

Em breve

Liderança e Mudança Organizacional

A disciplina apresenta uma abordagem interdisciplinar para o exercício da liderança em diferentes contextos institucionais e organizacionais. Apresentaremos as principais teorias sobre liderança, seus conceitos e fundamentos, e estudos de casos que ilustram o exercício da liderança nas organizações. Serão abordados os temas: liderança e gestão, competências essenciais da liderança, liderança em contextos de alta incerteza e complexidade.

Comportamento Organizacional e Cultura

Fundamentos do Comportamento Organizacional; Evolução histórica do Comportamento Organizacional e Gestão Estratégica de RH: do enfoque tático ao estratégico; abordagem estratégica à gestão de RH; as funções de recursos humanos – a visão sistêmica; Modelo integrado de planejamento organizacional e de recursos humanos; Liderança e Gestão; Conceitos de excelência em gestão empresarial; A gestão dos ativos intangíveis organizacionais; Modelos de gestão estratégica de pessoas e equipes de Alta Performance; Diversidade e Sustentabilidade organizacional.

Negociação e Gestão de Conflitos

Fundamentos de negociação e de administração de conflitos. A negociação como competência organizacional. Atitudes e comportamentos dos negociadores. O processo e as fases da negociação. Enquadramento, planejamento e preparação da negociação. Estratégias e táticas de interação entre os negociadores. Negociação em um contexto multicultural. Ética na negociação.

Governança, Sustentabilidade e Gestão de Stakeholders

A visão histórica da firma e o surgimento da empresa moderna. Propriedade e controle. Mercado, organizações e estruturas hierárquicas. Governança corporativa: origens e desenvolvimento. Questões centrais de governança: decisão coletiva e monitoramento da gestão. Governança das organizações públicas e terceiro setor. O problema de agência. Governança e poder. Estruturas de propriedade, governança corporativa e estratégia empresarial. O papel do conselho de administração. O papel dos investidores na governança corporativa. Acionistas e stakeholders. Governança e sustentabilidade.

Gestão da Inovação

Fundamentos da natureza da tecnologia e da inovação. O papel da inovação no progresso industrial e econômico. Papel da gestão tecnológica e da inovação na estratégia corporativa. Tipos e níveis de inovação e de capacidades tecnológicas, incluindo “inovação aberta” e “capacidades distribuídas”. Inovação no contexto de organizações em economias emergentes: porque é necessária uma base analítica diferente? Gestão de capacidades tecnológicas inovadoras em nível de empresas. Processos de inovação em subsidiárias de empresas multinacionais. Gestão de fontes para a construção de capacidades tecnológicas: estratégias aprendizagem tecnológica como insumos para inovação. Usuários como fontes de inovação. Inovação em serviços. Clusters e sistemas (setoriais, regionais e nacionais) de inovação, políticas governamentais e instituições como apoio à inovação em empresas. Tópicos Especiais em Gestão da Inovação. Gestão da propriedade intelectual. Inovação tecnológica e meio ambiente. Globalização da inovação no contexto de economias emergentes

Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade

Bens públicos, design thinking, novos modelos de negócios, oceano azul, desenvolvimento ágil. Instrumentos analíticos: utilizando o conceito de bem público como referência de efetividade no setor público; busca de soluções inovadoras que atendam as reais necessidades da sociedade; atendendo stakeholders com efetividade; o processo de inovação e o papel do governo. Sustentabilidade; equilíbrio entre força e fraqueza; cooperação e competição; diversidade e padronização; indústria e comunidade. Esta disciplina tem o objetivo de desenvolver a capacidade de utilizar uma abordagem integrada e criativa em duas etapas: primeiro, ao compreender os principais fatores que impactam as organizações e a sociedade a partir do ponto de vista teórico e, segundo, aprendendo a utilizar esses instrumentos conceituais e teóricos para realizar análises práticas de inovação no meio público.

Novas Tecnologias e Modelos de Negócios

Esta disciplina avalia como as organizações estão lidando com as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais provocadas pelos avanços tecnológicos rápidos e contínuos dos tempos atuais. Nosso objetivo principal é discutir os impactos para as Organizações de temas como Inteligência Artificial, Blockchain, IoT, Comunicação em Redes, Privacidade e Segurança, entre outros

Transições Sustentáveis

O significado do desenvolvimento mudou ao longo das décadas. As mudanças planetárias e a nova agenda de desenvolvimento, reforçadas pelo lançamento pela ONU, em 2015, do documento “Transformando o Nosso Mundo”, exigem uma mudança radical na sociedade para alcançar um desenvolvimento mais sustentável, antes que seja tarde demais. Tanto os governos como as administrações públicas, bem como as empresas, as instituições internacionais e os indivíduos, terão de pensar e agir de uma forma muito diferente da que fazem hoje. Nesta disciplina discutiremos do ponto de vista conceitual o significado das ideias relacionadas às transições para o desenvolvimento sustentável, quais são as condições institucionais e como criar políticas públicas que possam catalisar essas transformações. Também faremos uma conexão com a prática por meio de discussões sobre pesquisas empíricas e problemas práticos. Leremos sobre as principais teorias e autores que ajudam a fundamentar as discussões sobre transformações.

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