Matriz Curricular
1º TRIMESTRE
Disciplina | Carga Horária |
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Disciplina obrigatória | 30h |
Disciplina obrigatória | 30h |
2º TRIMESTRE
Disciplina | Carga Horária |
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Disciplina obrigatória | 30h |
Disciplina obrigatória | 30h |
3º TRIMESTRE
Disciplina | Carga Horária |
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Disciplina obrigatória | 30h |
Disciplina obrigatória | 30h |
4º TRIMESTRE
Disciplina | Carga Horária |
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Disciplina Eletiva | 30h |
Disciplina Eletiva | 30h |
Projeto | 90h |
5º TRIMESTRE
Disciplina | Carga Horária |
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Disciplina Eletiva | 30h |
Disciplina Eletiva | 30h |
6º TRIMESTRE
Disciplina | Carga Horária |
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Disciplina Eletiva | 30h |
Disciplina Eletiva | 30h |
7º TRIMESTRE
Disciplina | Carga Horária |
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Disciplina Eletiva | 30h |
8º TRIMESTRE
Disciplina | Carga Horária |
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Defesa da Dissertação | 150h |
Disciplinas e Ementas
DISCIPLINAS
METODOLOGIA DE PESQUISA
Fontes de informação para a pesquisa em administração. Importância da pesquisa científica. Propósitos da pesquisa em administração. Investigação humana e ciências. Propósitos de uma pesquisa. Alegações de conhecimento. Estratégias de investigação. Roteiro de um projeto de pesquisa. O processo de escrever. Modelo científico tradicional. Teorias e paradigmas. Pesquisa quantitativa x qualitativa. A natureza da causalidade. Conceptualização e medição. Operacionalização. Confiabilidade e validade. Generalização e triangulação. Operacionalização. Escalas de mensuração. Construção de escalas. Dimensão temporal das investigações. Medidas. Métodos quantitativos na pesquisa em administração. Generalização e triangulação. Construção de questionário. Surveys e entrevistas.
ESTRATÉGIA E ECOSSISTEMAS EMPRESARIAIS
Esta disciplina analisa os principais conceitos, teorias e ferramentas da formulação de estratégias e análise competitiva. O programa gira em torno das decisões que afetam a performance geral e a sobrevivência de negócios em um ambiente complexo, multifacetado e dinâmico. A perspectiva assumida na disciplina é a do gestor ou dirigente responsável por uma empresa, ou unidade de negócios. O propósito é trabalhar as competências necessárias para decidir, ou influenciar, o posicionamento estratégico com vistas à criação e a captura de valor pela empresa, levando em conta as incertezas de mercado e do ambiente competitivo.
Decisões dessa natureza envolvem o entendimento do ambiente de negócios, a escolha das estratégias, a criação de vantagens competitivas, o aproveitamento tempestivo de oportunidades externas, a sustentação de posições de mercado e a alocação de recursos escassos ao longo de períodos estendidos. Tais decisões requerem uma abordagem holística, integrativa e uma perspectiva de longo prazo – diferenciando-se da maior parte das decisões e ações operacionais.
A dinâmica do mercado, da regulação e do governo demanda das empresas a renovação constante dos modelos de negócio, a contínua revisão dos seus posicionamentos estratégicos e o envolvimento dos gestores nos diversos níveis da organização.
GESTÃO DE PESSOAS, LIDERANÇA E RELAÇÕES DO TRABALHO
Organizações e evolução histórica da gestão de pessoas. Subsistemas de RH. Responsabilidade social corporativa (RSC). Diversidade da força de trabalho. Cultura Organizacional. Motivação. Liderança. Gestão do Desempenho. Modelo de Competências. Comunicação. Gestão de carreira. As áreas organizacionais. O fator humano. Os diferentes níveis de influência operacionais, táticos e estratégicos. A evolução dos processos em gestão.
FINANÇAS CORPORATIVAS
Introdução às Finanças. Funding e bases de capitalização. A Empresa Como Um Fluxo de Caixa. Escolha do Funding: Origem dos recursos e sua tipologia. Decisões Empresariais. Análise de Cenários. Acompanhamento de Projetos. Importância do Gerenciamento do Caixa. Tópicos Avançados para a escolha do tipo de Financiamento da Dívida. Conclusões financeiras estratégicas e táticas. Agindo com olhos de empresário. Agindo como gestor público. Agindo como manager de ONGs.
MARKETING ANALÍTICO, SMART DATA E CUSTOMER INSIGHTS
O processo de gestão estratégica de Marketing. Evolução das concepções de Marketing; abordagem clássica e desenvolvimentos recentes; Aplicação prática de segmentação, targeting, posicionamento e diferenciação. O conceito de valor. A emergência do Omnichannel. Perspectivas atuais de Marketing; Marketing Digital. Tópicos emergentes em Marketing.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Conceitos Básicos. Alinhamento Estratégico da Transformação Digital. Impactos da transformação digital em Indústrias de Negócio. Resistência organizacional à transformação digital. Aceitação do usuário à transformação digital. Business Analytics and Intelligence aplicados à transformação digital. Transformação digital de cidades: smart cities. Transformação digital do governo e da sociedade: e-government e e-participation de análise organizacional e suas interfaces com comportamento organizacional e estratégia, com foco nas diversas abordagens de mudança dadas por cada uma destas diferentes perspectivas teóricas.
ESTUDO DE CASO DE ENSINO
A disciplina aborda a elaboração de Estudos de Caso de Ensino, com foco na resolução de problemas práticos e inovação no contexto da gestão empresarial e da administração pública. Os alunos aprenderão a aplicar teorias e metodologias para a análise de situações-problema, identificando oportunidades de melhoria e inovação. A disciplina também inclui o desenvolvimento de estudos de caso que traduzem situações reais em materiais didáticos para uso em sala de aula, além de explorar as categorias de produtos técnicos e tecnológicos reconhecidas pela CAPES, incentivando o desenvolvimento de soluções reais e aplicados aos negócios.
GESTÃO DA INOVAÇÃO
Fundamentos da natureza da tecnologia e da inovação. O papel da inovação no progresso industrial e econômico. Papel da gestão tecnológica e da inovação na estratégia corporativa. Tipos e níveis de inovação e de capacidades tecnológicas, incluindo “inovação aberta” e “capacidades distribuídas”. Inovação no contexto de organizações em economias emergentes: porque é necessária uma base analítica diferente? Gestão de capacidades tecnológicas inovadoras em nível de empresas. Processos de inovação em subsidiárias de empresas multinacionais. Gestão de fontes para a construção de capacidades tecnológicas: estratégias aprendizagem tecnológica como insumos para inovação. Usuários como fontes de inovação. Inovação em serviços. Clusters e sistemas (setoriais, regionais e nacionais) de inovação, políticas governamentais e instituições como apoio à inovação em empresas. Tópicos Especiais em Gestão da Inovação. Gestão da propriedade intelectual. Inovação tecnológica e meio ambiente. Globalização da inovação no contexto de economias emergentes.
GENERATIVE AI E ORGANIZATIONAL INNOVATION
A disciplina explora o impacto da Inteligência Artificial Generativa (Generative AI) na inovação organizacional, focando em como modelos avançados, como GPT e outras redes neurais, estão transformando processos de negócio, criação de produtos e serviços. Aborda o desenvolvimento, implementação e uso estratégico de IA Generativa para inovação, incluindo suas aplicações em áreas como design, marketing, tomada de decisão e automação. Discute também os desafios éticos, legais e sociais associados ao uso de IA Generativa nas organizações.
ESG & PLANETARY HEALTH
A disciplina aborda os conceitos fundamentais de ESG (Environmental, Social, and Governance), destacando a importância da sustentabilidade nas estratégias empresariais e de investimento. Explora como as práticas de ESG impactam a performance organizacional, a mitigação de riscos e a criação de valor a longo prazo. São analisadas as metodologias de avaliação de desempenho ESG, padrões de relatório e disclosure, além das implicações legais e regulatórias. Inclui estudos de caso de empresas que implementaram estratégias de ESG e as tendências emergentes no campo.
DIVERSIDADE & INCLUSÃO
Como a heterogeneidade da força de trabalho impacta no ambiente e nas relações de trabalho. Políticas de diversidade de gênero, etnias, deficiências e orientações sexuais. Múltiplas identidades e gestão de carreira. Novas configurações das relações de trabalho. Liderança e desenvolvimento gerencial. Prazer e Sofrimento no Trabalho. Sentidos e significados do trabalho. Prazer e realização no trabalho. Sofrimento no trabalho. Trabalho, Gestão e Subjetividade. Gestão de Pessoas, Relações de Trabalho e Comportamento Organizacional.
GREEN AND SUSTAINABLE FINANCE
A disciplina de Green Finance aborda o papel das finanças sustentáveis na transição para uma economia de baixo carbono. Explora os instrumentos financeiros verdes, como green bonds, fundos ESG, e finanças climáticas, que promovem investimentos em projetos sustentáveis. Discute as políticas e regulamentações que incentivam práticas financeiras sustentáveis e o papel dos mercados financeiros na mitigação das mudanças climáticas. A disciplina inclui estudos de caso, análise de frameworks internacionais e debates sobre os desafios e oportunidades no financiamento da sustentabilidade.
POLÍTICAS PÚBLICAS, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
A disciplina se divide em três partes: I) Introdução - Mudanças climáticas. Noções de ciência do clima; Impactos socioeconômicos da mudança climática; Estratégias de adaptação e de mitigação; Transição energética. II) Soluções possíveis - Soluções de Mercado; Soluções baseadas na Natureza; Soluções de Tecnológicas; Soluções para o problema do financiamento. III) Geopolítica do clima - O caso do Brasil; Comércio internacional e mudanças climáticas; Posicionamento climática de EUA, China e Europa
GLOBAL LEADERSHIP STRATEGY
A disciplina de Liderança explora os principais conceitos, teorias e práticas da liderança em um contexto organizacional moderno. Analisa estilos de liderança, inteligência emocional, e o papel do líder na criação de culturas organizacionais resilientes e inovadoras. Aborda o desenvolvimento de habilidades de liderança estratégica, gestão de equipes, tomada de decisão e resolução de conflitos. Discute ainda os desafios éticos e a importância da liderança inclusiva e adaptativa em ambientes complexos e em constante mudança.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
A visão histórica da firma e o surgimento da empresa moderna. Propriedade e controle. Mercado, organizações e estruturas hierárquicas. Fundamentos do mercado de capitais. Governança corporativa: origens e desenvolvimento. Principais modelos internacionais de governança corporativa. Estruturas de propriedade e estratégia empresarial. Organização e dinâmica dos Conselhos. O problema de agência. Estruturas de governança das organizações. Remuneração e incentivos como problema de governança. Contexto brasileiro da governança corporativa. O papel dos investidores institucionais na governança. A função controle na governança. Falhas na governança: casos recentes. Governança de empresas não listadas. Modelos teóricos associados à governança. Desafios e tendências em governança corporativa.
NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Fundamentos de negociação e de administração de conflitos. A negociação como competência organizacional. Atitudes e comportamentos dos negociadores. O processo e as fases da negociação. Enquadramento, planejamento e preparação da negociação. Estratégias e táticas de interação entre os negociadores. Negociação em um contexto multicultural. Ética na negociação.
CULTURA ORGANIZACIONAL
A relação entre cultura, gestão e desempenho econômico e das organizações. A relação entre cultura e governança de riscos. O desafio de pensar a gestão estratégica de ativos intangíveis para ganhos de produtividade e competitividade. A cultura como contexto de atuação da liderança. O ser humano como ser de cultura. Como pensar a cultura. Culturas nacionais como macro contexto onde as organizações atuam. As dimensões de cultura com impacto nos negócios. A comparação entre culturas: desafios e possibilidades. Cultura em fusões, aquisições, alianças, parcerias e processo de internacionalização de empresas.
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
A evolução e relevância do estudo da administração. Educação, ensino e aprendizagem no ambiente contemporâneo. Educação no contexto brasileiro. O Ensino Superior: inovações didático-pedagógicas. A função docente: natureza e construção do conhecimento. Planejando e simulando a função docente. Técnicas de ensino-aprendizagem.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Introdução ao Comportamento Organizacional; Leitura de Contexto e Incerteza, Atitudes, Valores nas Organizações; Engajamento e Motivação; Fundamentos do comportamento em Grupo e Equipes de Trabalho; Relacionamento e Influência; Liderança; Cultura Organizacional e Mudança Organizacional.
SUPPLY CHAIN E GESTÃO DE OPERAÇÕES
Fundamentos da competitividade. O mercado e as diferentes estruturas de produção e serviços. Os principais enfoques e tecnologias de gestão de operações. Indicadores para monitorar o desempenho operacional. Eficácia, Eficiência, Qualidade, Produtividade e Efetividade. Indicadores operacionais e financeiros. “O pensamento enxuto (Lean Thinking)”. Métodos e ferramentas da produção enxuta. A Teoria das Restrições. Métodos e ferramentas da Teorias das Restrições. Introdução a estoques: causas, tipos e funções. Sistemas integrados de gestão de materiais e de capacidade. Sequenciamento de atividades e gestão de curto prazo em sistemas com produção sob encomenda. Tendências e fronteiras do conhecimento na área de gestão de operações.
ECONOMIA
Conceito de PIB; oferta e demanda; investimento e poupança; taxa de câmbio, balança de pagamentos, crises cambiais; mercado de trabalho; política monetária e taxa de juros; inflação e indexação, crescimento econômico; orçamento público, déficit público, dívida pública e dinâmica da dívida; função do Estado, Lei de Responsabilidade Fiscal e obrigações constitucionais; competição, monopólio e regulação; bens públicos e externalidades; efeito da tributação e curva de Lafer; federalismo e guerra tributária; privatização, concessões e parcerias público-privadas.
Escolha obrigatória
MÉTODOS QUANTITATIVOS DE PESQUISA
Fundamentos de metodologia de pesquisa quantitativa. Possibilidades de pesquisa quantitativa em administração. Análise e elaboração de questionários. Estatística descritiva. Técnicas multivariadas para análise de dependência e interdependência de variáveis. Leitura e debate de teses e dissertações que utilizaram métodos quantitativos. Redação de relatório de pesquisa quantitativa.
MÉTODOS QUALITATIVOS DE PESQUISA
Características da pesquisa qualitativa. Situações de uso da pesquisa qualitativa. O processo da pesquisa qualitativa: questões de pesquisa, planejamento, estratégias amostrais. Métodos de coleta verbais: entrevistas individuais, narrativas e grupos focais. Métodos de observação: etnografia e coleta de dados visuais. Transcrição e codificação dos resultados. Métodos de interpretação: análise de conteúdo e análise do discurso. A pesquisa qualitativa online. Teoria ancorada (grounded theory).