Disciplinas
Matriz Curricular
1º e 2 º Ciclos Letivos
Disciplina | Carga Horária | Docente |
---|---|---|
Metodologia de Pesquisa | 30h | Joaquim Rubens |
Novas Tecnologias para Tomada de Decisão | 30h | Jefferson Santos |
3º e 4º Ciclos Letivos
Disciplina | Carga Horária | Docente |
---|---|---|
Gestão da Inovação | 30h | Paulo Figueiredo |
Métodos Quantitativos Aplicados a Negócios | 30h | Diego de Faveri |
5º e 6º Ciclos Letivos
Disciplina | Carga Horária | Docente |
---|---|---|
Estrutura e Processos Organizacionais | 30h | Helio Arthur Irigaray |
7º e 8º Ciclos Letivos
Disciplina | Carga Horária | Docente |
---|---|---|
Consulting Project 1 | 30h | Augusto Sales | Sami Fouad |
Governança Estratégica e Sustentabilidade | 30h | Joaquim Rubens |
9º e 10º Ciclos Letivos
Disciplina | Carga Horária | Docente |
---|---|---|
Consulting Project 2 | 30h | Augusto Sales | Sami Fouad |
Disciplina Eletiva | 30h | - |
11º e 12º Ciclos Letivos
Disciplina | Carga Horária | Docente |
---|---|---|
Análise e Demonstrações Financeiras | 30h | Bernardo Fajardo |
Disciplina Eletiva | 30h | - |
Disciplinas Oferecidas e Ementas
Novas tecnologias para tomada de decisão
Ementa:
Transformações políticas, econômicas, sociais e culturais provocadas pelos avanços tecnológicos rápidos e contínuos dos tempos atuais. Impactos de temas como Inteligência Artificial, Blockchain, IoT, Comunicação em Redes, Privacidade e Segurança, entre outros.
Governança Estratégica e Sustentabilidade
Ementa:
Visão histórica da firma e o surgimento da empresa moderna. Propriedade e controle. Mercado, organizações e estruturas hierárquicas. Governança corporativa: origens e desenvolvimento. Questões centrais de governança: decisão coletiva e monitoramento da gestão. Governança das organizações públicas e terceiro setor. O problema de agência. Governança e poder. Estruturas de propriedade, governança corporativa e estratégia empresarial. O papel do conselho de administração. O papel dos investidores na governança corporativa. Acionistas e stakeholders. Governança e sustentabilidade.
Gestão da Inovação
Ementa:
Fundamentos da natureza da tecnologia e da inovação. Papel da gestão tecnológica e da inovação na estratégia corporativa. Tipos e níveis de inovação e de capacidades tecnológicas, incluindo “inovação aberta” e “capacidades distribuídas”. Gestão de fontes para a construção de capacidades tecnológicas. Usuários como fontes de inovação. Inovação em serviços. Clusters e sistemas (setoriais, regionais e nacionais) de inovação, políticas governamentais e instituições como apoio à inovação em empresas. Gestão da propriedade intelectual. Inovação tecnológica e meio ambiente. Globalização da inovação no contexto de economias emergentes.
Consulting Project 1 e 2
Ementa:
Projeto de Consultoria (“Consulting Project”) oferece aos alunos de mestrado executivo a oportunidade de mergulhar no universo da consultoria de gestão, permitindo combinarem suas experiências profissionais e de vida com as teorias de gestão e ferramentas de resolução de problemas na entrega de um projeto de consultoria para um cliente, trabalhando em um desafio empresarial da vida real.
O formato do curso está em linha com os existentes nas melhores escolas de negócio do mundo e responde à crescente demanda de profissionais experientes que desejam se capacitar como consultores, conselheiros ou assessores de confiança, bem como cria espaço para pesquisa e científica e desenvolvimento de novas ferramentas de gestão e resolução de problemas.
O curso explora o universo das consultorias de gestão, seus mercados, estratégias, modelos de negócio e operacional, fazendo uma ponte entre a pesquisa acadêmica e a prática de consultoria (e firmas de serviços profissionais em geral).
Estrutura e Processos Organizacionais
Obrigatórias e passíveis de aproveitamento de carga-horária:
Ementa:
Naturezas das organizações e estruturas organizacionais. Novas formas organizacionais. Reflexos da estrutura na vida e arranjos organizacionais. Desenho e redesenho dos fluxos de informações.
Comportamento nas Organizações
Obrigatórias e passíveis de aproveitamento de carga-horária:
Ementa:
Modelos de colaboração e estilos de gestão. Cultura de excelência e liderança. Variáveis que afetam o comportamento organizacional. O papel e os desafios do gestor. Perspectivas teóricas e aplicadas de motivação. Tomada de decisão em Administração. Equipes de alto desempenho.
ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Obrigatórias e passíveis de aproveitamento de carga-horária:
Ementa:
Demonstrações contábeis de propósito geral. Fundamentos da análise de demonstrações financeiras: análise vertical, análise horizontal, análise por indicadores, análise da demonstração dos fluxos de caixa. Estrutura conceitual para elaboração de demonstrações financeiras. Qualidade da informação contábil. Papel da convergência aos padrões internacionais de contabilidade. Papel da auditoria externa. Atuação da Comissão de Valores Mobiliários. Fundamentos da contabilidade: método das partidas dobradas, regime de competência, contabilização de alguns ativos e passivos e das receitas de vendas e prestação de serviços. Julgamento profissional e estimativas em contabilidade. Notas explicativas. Relatório da Administração. Gerenciamento da informação contábil (earnings management). Gerenciamento de impressão (impression management). Análise aprofundada das demonstrações financeiras.
Metodologia de Pesquisa
De metodologia:
Ementa:
Apresentação do curso. Fontes de informação para a pesquisa em Administração. Importância da pesquisa científica. Propósitos da pesquisa em Administração. Investigação humana e ciências. Propósitos de uma pesquisa. Alegações de conhecimento. Estratégias de investigação. Roteiro de um projeto de pesquisa. O processo de escrever. Modelo científico tradicional. Teorias e paradigmas. Pesquisa quantitativa x qualitativa. A natureza da causalidade. Conceptualização e medição. Operacionalização. Confiabilidade e validade. Generalização e triangulação. Operacionalização. Escalas de mensuração. Construção de escalas. Dimensão temporal das investigações. Medidas. Métodos quantitativos na pesquisa em administração. Generalização e triangulação. Construção de questionário. Surveys e entrevistas.
Métodos Quantitativos Aplicados a Negócios
De metodologia:
Ementa:
Fundamentos de metodologia de pesquisa quantitativa. Possibilidades de pesquisa quantitativa em administração. Análise e elaboração de questionários. Estatística descritiva. Técnicas multivariadas para análise de dependência e interdependência de variáveis. Leitura e debate de teses e dissertações que utilizaram métodos quantitativos. Redação de relatório de pesquisa quantitativa.
* As disciplinas eletivas serão oferecidas de acordo com a disponibilidade do corpo docente e o número de alunos interessados.
Estratégia, Sociedade e Governo
Ementa:
Origens do conceito de estratégia corporativa; Capitalismo gerencial e tipos de capitalismo; Teorias de globalização; Política global e governança; Debates contemporâneos em strategic management; Estratégia política; Estratégia institucional; Mercado e não-mercado; Teoria política das corporações; Estratégia de responsabilidade social corporativa; Estratégia social; Estratégia internacional e desenvolvimento; Estratégia em/para países emergentes.
Gestão da Carreira e Empregabilidade
Ementa:
Transformações no mundo do trabalho. Contrato psicológico. O trabalho e seus significados. Carreira tradicional e novos modelos de carreira. Empregabilidade e suas dimensões. Gestão organizacional da carreira e autogestão da carreira. Desenvolvimento de carreira e a carreira gerencial. Satisfação e sucesso na carreira. Equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional.
Estratégia de Ensino
Ementa:
O Estudo da Administração: evolução e relevância. Educação, ensino e aprendizagem. Educação no Brasil. Política Educacional: seleção e análise de políticas educacionais no Brasil. Métodos e técnicas de ensino. Simulação da função docente.
Liderança
Ementa:
Liderança em diferentes contextos institucionais e organizacionais. Liderança e Gestão; Competências essenciais da liderança; liderança em contextos de alta incerteza e complexidade.
Estratégias Globais
Ementa:
Estratégias globais e negócios internacionais. Performance das empresas multinacionais no mundo globalizado
Marketing Estratégico - Tendências e Inovações
Ementa:
Marketing Disruptivo. Análise e Gestão de Mudanças e Tendências. Proposições de Valor. Comportamento do Consumidor. Desafios e Realidades do Marketing Digital. Varejo Digital. Dark Pattern. Marketing Disruptivo e as inovações provenientes do Marketing Digital. Transformação digital e estratégia organizacional.
Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade.
Ementa:
Bens públicos, design thinking, novos modelos de negócios, oceano azul, desenvolvimento ágil. Busca de soluções inovadoras que atendam as reais necessidades da sociedade; o processo de inovação e o papel do governo. Sustentabilidade; equilíbrio entre força e fraqueza; cooperação e competição; diversidade e padronização; indústria e comunidade.
Critério de Avaliação do Processo de Ensino
O aproveitamento em cada disciplina será avaliado por meio de provas, exames, trabalhos e projetos, bem como pela participação do aluno em sala de aula.
A avaliação será expressa pelos seguintes níveis de conceito:
10,0 a 9,10 | Excelente |
9,0 a 8,0 | Bom |
7,9 a 6,0 | Regular |
5,9 e abaixo | Insuficiente (reprovado) |
- O conceito abaixo de seis será atribuído ao aluno com desempenho insuficiente e não acumulará créditos. Entende-se por desempenho insuficiente a frequência inferior a 75% das aulas previstas ou descumprimento de exigências formais mínimas a critério do professor da matéria.
O estudante só poderá defender seu Trabalho Final de Curso se tiver completado os 24 créditos necessários e obtido, no mínimo, média final 7,0, considerando-se o conjunto completo de disciplinas cursadas (obrigatórias e eletivas).
SOBRE REPROVAÇÃO
O aluno reprovado em uma disciplina obrigatória por frequência ou desempenho insuficiente (conceito abaixo de seis): deverá repeti-la na primeira oportunidade em que for oferecida, durante a vigência do curso, sem conflito de horários com as demais matérias do ciclo em que estiver regularmente matriculado.
O estudante reprovado em uma disciplina eletiva por frequência ou desempenho insuficiente (conceito abaixo de seis) deverá, alternativamente:
- Cursar a mesma matéria na primeira oportunidade em que for oferecida, durante a vigência do curso, sem conflito de horários com as demais disciplinas do ciclo em que estiver regularmente matriculado;
- Cursar qualquer outra matéria da grade de disciplinas eletivas do curso;
- Substituí-la por créditos eletivos excedentes.
O aluno estará automaticamente desligado do curso, se:
- Obtiver duas reprovações (por frequência ou conceito) em uma mesma disciplina.
- Obtiver quatro reprovações (por frequência ou conceito) durante a vigência do curso.