Matriz Curricular
1º Ano
1º Trimestre | 2º Trimestre | 3º Trimestre | 4º Trimestre | ||||
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DISCIPLINA | CH | DISCIPLINA | CH | DISCIPLINA | CH | DISCIPLINA | CH |
Obrigatória | 30 | Obrigatória | 30 | Obrigatória | 30 | Eletiva de Linha | 30 |
Obrigatória | 30 | Obrigatória | 30 | Eletiva de Linha | 30 | Eletiva de Linha | 30 |
2º Ano
5º Trimestre | 6º Trimestre | 7º Trimestre | 8º Trimestre | ||||
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DISCIPLINA | CH | DISCIPLINA | CH | DISCIPLINA | CH | DISCIPLINA | CH |
Obrigatória | 30 | Obrigatória | 30 | Obrigatória | 30 | Eletiva de Linha | 30 |
Eletiva de Linha | 30 | Eletiva de Linha | 30 | Eletiva de Linha | 30 | Eletiva de Linha | 30 |
3º Ano
9º Trimestre | 10º Trimestre | 11º Trimestre | 12º Trimestre | ||||
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DISCIPLINA | CH | DISCIPLINA | CH | DISCIPLINA | CH | DISCIPLINA | CH |
Eletiva de Linha | 30 | Projeto de Tese | - | Projeto de Tese | - | Projeto de Tese | - |
Eletiva de Linha | 30 | 1ª QP TFC | 30 | Projeto de Tese | - | Projeto de Tese | - |
4º Ano
13º Trimestre | 14º Trimestre | 15º Trimestre | 16º Trimestre | ||||
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DISCIPLINA | CH | DISCIPLINA | CH | DISCIPLINA | CH | DISCIPLINA | CH |
Projeto de Tese | - | Projeto de Tese | - | Projeto de Tese | - | Projeto de Tese | - |
2ª QP TFC | 30 | Projeto de Tese | - | Projeto de Tese | - | TFC (Defesa) | 105 |
Disciplinas Oferecidas e Ementas
As disciplinas são organizadas de forma a garantir uma base comum, permitir aprofundamento nas linhas de pesquisa e favorecer a articulação entre teoria e aplicação.
As disciplinas se dividem em três categorias:
Obrigatórias de Método: voltadas ao desenvolvimento de competências analíticas e de pesquisa aplicadas à administração pública e políticas públicas.
Obrigatórias Substantivas: conectadas às duas linhas de pesquisa do programa — Capacidades em Governança e Administração Pública e Capacidades em Políticas Públicas — promovendo o aprofundamento temático em áreas estratégicas.
Eletivas: permitem ao aluno personalizar seu percurso formativo, explorando temas específicos conforme seus interesses acadêmicos e profissionais.
Cada disciplina tem carga horária de 30 horas-aula, equivalentes a 2 créditos. A grade é atualizada a cada período letivo, e as disciplinas são oferecidas em formato trimestral.
ESTUDO APROFUNDADO DE CASO
Apresenta o método de estudo de caso, comparando-o com outros métodos de pesquisa. Aborda suas tipologias, componentes, estrutura metodológica e testes associados, incluindo validações (construção, interna, externa) e confiabilidade. Discute ainda as fases de elaboração de estudos de caso como peças científicas.
MÉTODOS QUALITATIVOS APLICADOS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Visa familiarizar os alunos com conceitos e ferramentas dos métodos qualitativos aplicados à administração pública. Enfatiza a aplicação prática por meio de apresentações, exercícios e o desenvolvimento de esboços de pesquisa. Ao final, o aluno deverá ser capaz de escolher e justificar o método adequado para sua tese de doutorado.
ANÁLISE QUANTITATIVA DE DADOS PARA A TOMADA DE DECISÃO
Desenvolve habilidades de análise quantitativa voltada à tomada de decisão, incluindo organização e interpretação de bases de dados, análise descritiva e fundamentos de inferência e regressão. A disciplina é ministrada em formato de workshop, com uso de dados reais e foco em aplicação prática.
DESENHO DE PESQUISA EXPERIMENTAL, QUASE EXPERIMENTAL E OBSERVACIONAL
Apresenta conceitos fundamentais de inferência causal e diferentes estratégias metodológicas, como experimentos aleatorizados e abordagens não experimentais. Inclui elaboração de surveys, mensuração de variáveis latentes e aplicação em estudos voltados à administração pública e políticas públicas.
Tópicos Avançados em Administração Pública e Governança
xx
Comportamento Organizacional e Liderança
xx
Tópicos Avançados em Políticas Públicas
xx
Psicologia Política e Políticas Públicas Comportamentais
xx