Duração do curso
48 meses
Início
-
Período de inscrição
02/04 - 16/05/2025
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Matriz Curricular

1º Ano

1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo 4º Ciclo 
DISCIPLINACHDISCIPLINACHDISCIPLINACHDISCIPLINACH
Nivelamento30Obrigatória Método30Obrigatória Método30Obrigatória Método30
Obrigatória Substantiva30Obrigatória Substantiva30Obrigatória Substantiva30Obrigatória Substantiva30

 

2º Ano

5º Ciclo 6º Ciclo 7º Ciclo 8º Ciclo 
DISCIPLINACHDISCIPLINACHDISCIPLINACHDISCIPLINACH
Obrigatória Método30Eletiva 30Eletiva30Eletiva30
Eletiva30Eletiva 30Eletiva 30Eletiva30

3º Ano

9º Ciclo 10º Ciclo 11º Ciclo 12º Ciclo 
DISCIPLINACHDISCIPLINACHDISCIPLINACHDISCIPLINACH
Eletiva30Eletiva - Projeto de Tese - Projeto de Tese - 
Eletiva301ª QP TFC30Projeto de Tese - Projeto de Tese - 

4º Ano

13º Ciclo 14º Ciclo 15º Ciclo 16º Ciclo 
DISCIPLINACHDISCIPLINACHDISCIPLINACHDISCIPLINACH
Projeto de Tese - Projeto de Tese - Projeto de Tese - Projeto de Tese - 
2ª QP TFC30Projeto de Tese - Projeto de Tese - TFC (Defesa)105 

Disciplinas Oferecidas e Ementas

As disciplinas são organizadas de forma a garantir uma base comum, permitir aprofundamento nas linhas de pesquisa e favorecer a articulação entre teoria e aplicação.

As disciplinas se dividem em três categorias:

  • Obrigatórias de Método: voltadas ao desenvolvimento de competências analíticas e de pesquisa aplicadas à administração pública e políticas públicas.

  • Obrigatórias Substantivas: conectadas às duas linhas de pesquisa do programa — Capacidades em Governança e Administração Pública e Capacidades em Políticas Públicas — promovendo o aprofundamento temático em áreas estratégicas.

  • Eletivas: permitem ao aluno personalizar seu percurso formativo, explorando temas específicos conforme seus interesses acadêmicos e profissionais.

Cada disciplina tem carga horária de 30 horas-aula, equivalentes a 2 créditos. A grade é atualizada a cada período letivo, e as disciplinas são oferecidas em formato trimestral.

ESTUDO APROFUNDADO DE CASO

Apresentação do Método de Estudo de Caso e Comparação com outros métodos de pesquisa. Tipologias de Estudos de Casos. Componentes de um Estudo de Caso. Estrutura metodológica e testes associados ao Método de Estudo de Caso. Validação da Construção. Validação Interna. Validação Externa. Confiabilidade. As fases de elaboração de Estudos de Casos como peças científicas.

MÉTODOS QUALITATIVOS APLICADOS À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Este curso fornece um treinamento para os métodos qualitativos que são empregados na administração pública. O objetivo é familiarizar os alunos com
conceitos metodológicos e ferramentas de pesquisa em administração pública. O curso enfatiza a aplicação prática de métodos de pesquisa. Uma variedade de exemplos será fornecida para ajudar os discentes a obter uma melhor compreensão dos métodos de pesquisa. Alunos também escolhem, em grupo, uma sessão de aula para fazer uma apresentação sobre um determinado método. O conteúdo dessa apresentação visar ao trabalho final do curso. A expectativa dos trabalhos de fim de curso é que sejam bons esboços de primeiro capítulo da respectiva dissertação, no sentido de explicar o método a ser usado para sua pesquisa. Ao fim da disciplina, o aluno egresso terá ao menos a escolha de um método, de acordo com o foco de suas pesquisas orientadas, para sua tese de doutorado.

ANÁLISE DE DADOS PARA A TOMADA DE DECISÃO

Este curso tem por objetivo desenvolver a habilidade de utilizar dados para a obtenção de informações relevantes para a tomada de decisão, tratar de diferentes formatos de bases de dados e sobre a compreensão de sua estrutura fundamental e considerar as definições de variáveis e unidades de análise. Busca, ainda, desenvolver habilidades de análise descritiva de dados, com reflexão sobre quais fontes são relevantes e quais tipos de cruzamentos entre bases são úteis para o apoio a decisões específicas. Procura apresentar, também, técnicas de análise descritiva que permitam descrição cuidadosa e observação de associações. Além disso, apresenta fundamentos de inferência e análise de regressão. A disciplina tem o formato de workshop, com bases de dados reais e exercícios de análise e interpretação substantiva dos achados empíricos.

DESENHO DE PESQUISA EXPERIMENTAL, QUASE EXPERIMENTAL E OBSERVACIONAL

Este curso busca discutir desenhos de pesquisa experimentais e não experimentais. Busca apresentar os conceitos fundamentais de inferência causal e apresentar possíveis estratégias de identificação que permitam tal inferência, tais como experimentos aleatorizados e abordagens não experimentais, como regressão de descontinuidade, pareamento, em diferenças e variáveis instrumentais. Apresenta, também, os elementos fundamentais para a elaboração de levantamentos amostrais, incluindo a questão de mensuração de variáveis latentes tanto no seu uso dentro do contexto de estudos experimentais quanto para estudos correlacionais e descritivos. Mais do que discutir técnicas de análise, o curso busca desenvolver a habilidade de refletir sobre possíveis desenhos e sua utilidade para a resolução de problemas específicos do desenho de políticas públicas e da administração pública.

Tópicos Avançados em Administração Pública e Governança

Este é um curso avançado para lideranças políticas no setor público. Aprofunda temas clássicos e aborda temas emergentes de administração publica e de governança. Destaca-se a relação da APG com os sistemas políticos; a associação da qualidade burocrática com resultados de desenvolvimento econômico e social e o combate à corrupção; os riscos emergentes do populismo e o desmantelamento institucional. Foca em temas emergentes como a burocracia representativa, recursos intangíveis, e ideologia política e seus papeis no desempenho das organizações publicas. Ao fim da disciplina, o aluno egresso terá analisado e discutido diferentes abordagens teóricas que tratem das organizações públicas, suas redes de colaboração e competição e seus resultados no desempenho de políticas publicas.

Comportamento Organizacional e Liderança

Este curso explora os principais temas do campo de Comportamento Organizacional, com especial ênfase nas implicações para a liderança no setor público. O objetivo é proporcionar aos participantes uma compreensão sólida dos conceitos centrais da área, estimular a reflexão crítica sobre a aplicabilidade das teorias e evidências empíricas no contexto da gestão pública, e promover o desenvolvimento de ideias inovadoras que possam ser aplicadas ao aprimoramento das práticas organizacionais. Os temas incluem atitudes no trabalho, motivação, tomada de decisão, dinâmicas de grupo, cultura organizacional, e liderança. O curso combina leitura crítica de revisões e artigos empíricos, discussões em grupo, estudos de caso aplicados à administração pública e atividades práticas que favorecem a análise de problemas reais enfrentados por gestores públicos. Ao final, espera-se que os participantes estejam aptos a interpretar fenômenos organizacionais complexos, liderar de forma mais consciente e eficaz, e contribuir para o fortalecimento institucional do setor público.

Tópicos Avançados em Políticas Públicas

Este curso explora o contexto dinâmico das políticas públicas, em que existem complexidades, crises, incertezas, riscos, conflitos, fronteiras, incertezas e
desafios comunicativos. Controvérsias ambientais, desigualdade, dentro e entre países, e dinâmicas populacionais em mudança tipificam esses desafios. Os alunos exploram como os processos políticos, em tais contextos, estão longe de ser regularizados ou sistemáticos. Quando os processos econômicos, políticos, administrativos e comunicativos conhecidos estão sob extrema pressão ou entram em colapso total, os formuladores de políticas lidam com o que a literatura denomina “problemas perversos”, para os quais não há soluções políticas claras e poucos exemplos de sucesso político sobre o qual recorrer. Ao fim da disciplina, o aluno egresso terá analisado e discutido circunstâncias dinâmicas e explorado as respostas dos governos, atores políticos e sistemas políticos.

Psicologia Política e Políticas Públicas Comportamentais

Este curso examina como a psicologia explica o fenômeno político. Por exemplo, o que faz com que os indivíduos tomem decisões e atitudes? Ou, por que os indivíduos se identificam com determinados grupos e não com outros? Responder a esse tipo de pergunta nos permitirá explicar fenômenos como o papel da mídia na política, por que as pessoas se identificam com os partidos e com quem ganha as eleições presidenciais. Ao fim da disciplina, o aluno egresso terá desenvolvido pesquisa em psicologia política que valida ou amplia os achados investigados em sala de aula.

ADMINISTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

O contexto do desenvolvimento: a ruptura do tradicionalismo administrativo e a inserção do inusitado. As grandes correntes de pensamento: desenvolvimento institucional e eficiência administrativa como causas ou consequências do desenvolvimento. Globalização e a nova governança pública: estágios do desenvolvimento: as possibilidades, os limites e a transferabilidade do saber administrativo. Desenvolvimento de novas competências e habilidades: temas e instrumentos administrativos na diversidade e na interculturalidade

AVALIAÇÃO CAUSAL EM POLÍTICAS PÚBLICAS

A disciplina visa capacitar os alunos no uso de metodologias rigorosas de avaliação causal, essenciais para a formulação de políticas públicas baseadas em evidências empíricas sólidas. O foco principal é garantir que os estudantes dominem as melhores práticas para avaliar o impacto de programas e intervenções, compreendendo as hipóteses necessárias para realizar inferências causais robustas. Ao longo do curso, serão explorados conceitos fundamentais de causalidade e contrafactual, com especial atenção à distinção entre validade interna e externa, fornecendo aos alunos as ferramentas necessárias para avaliar a robustez e a generalização de seus resultados. O curso começa com uma introdução geral sobre avaliação e causalidade, seguida por conceitos básicos de econometria e regressão. Em seguida, aborda as principais metodologias de inferência causal, começando pelo padrão-ouro da inferência causal, a aleatorização. São também discutidos métodos quase-experimentais como variáveis instrumentais, diferença em diferenças, efeitos fixos, regressão descontínua e pareamento. Para cada metodologia, os alunos analisarão as hipóteses subjacentes e a adequação de seu uso. Após a introdução de cada método, será discutido um artigo acadêmico relevante que o aplica, com listas de exercícios semanais baseadas nesses artigos. Esses exercícios incentivam a análise crítica das metodologias empregadas, exigindo que os alunos identifiquem a pergunta de pesquisa, os grupos de tratamento e controle, o efeito estimado e as hipóteses de causalidade, avaliando sua plausibilidade e os potenciais vieses resultantes de violações. Os alunos também são desafiados a sugerir melhorias na estimação causal, promovendo uma reflexão prática sobre o rigor metodológico. Além disso, os alunos são estimulados a refletir sobre a motivação das pesquisas analisadas e sua relevância para políticas públicas. Os artigos selecionados abrangem diversas áreas de políticas públicas, com ênfase em estudos da área de educação. A disciplina adota um formato dinâmico de aula, em que as listas de exercícios servem como base para debates em sala. Assim, busca-se preparar os alunos para ler criticamente evidências empíricas, identificar lacunas metodológicas e selecionar, de forma mais adequada, as metodologias para o desenvolvimento de estudos quantitativos e causais.

AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Qualquer avaliação holística de políticas no setor público ou privado exigirá abordagens qualitativas. Este curso foca em duas abordagens para a avaliação qualitativa de políticas públicas. Primeiramente, fornecemos aos estudantes as ferramentas metodológicas para desenvolver e avaliar índices qualitativos (normativos) de políticas. A maioria dos índices de políticas (policy indexes) – aqueles que avaliam políticas públicas ou governança – são desenvolvidas de forma normativa, avaliando o grau de aderência das políticas a princípios fundamentais e a padrões internacionais ou nacionais. No entanto, os índices costumam apresentar fragilidades críticas que comprometem sua validade e confiabilidade. Analisamos como bons índices de políticas são desenvolvidos, suas principais fraquezas e estratégias para superá-las. A segunda abordagem qualitativa para a avaliação de políticas consiste na realização de avaliações detalhadas das políticas e das experiências dos usuários, a fim de formular melhores políticas (ex ante) e avaliar sua eficácia (ex post). Essa abordagem faz uso de diversas ferramentas, como entrevistas, questionários, análises textual, grupos focais e análises comparativas de políticas em diferentes jurisdições. Juntas, essas abordagens qualitativas oferecem aos estudantes ferramentas robustas para avançar em trabalhos acadêmicos ou na formulação de políticas públicas.

BOA GOVERNANÇA E TRANSPARÊNCIA PÚBLICA

O objetivo desta disciplina é entender “boa governança” no setor público tanto em sua dimensão teórica quanto empírica. Há dois módulos no curso. O primeiro trata de transparência e accountability sob uma perspectiva comparada, e o segundo analisa corrupção principalmente do ponto de vista brasileiro. Os módulos se unem na preocupação em identificar boas e más práticas, principalmente no Poder Executivo, e no objetivo de entender o que é “boa governança”, como mensurá-la e como alcançá-la.

CONTABILIDADE E ANÁLISE FINANCEIRA NO SETOR

Diferenças entre as políticas contábeis atualmente requeridas no Brasil e as políticas contábeis que os entes públicos brasileiros estavam acostumados e preparados a adotar. O processo brasileiro de convergência das normas locais às IPSASs e a implantação das IPSASs conduzido pelos diversos entes federativos do Brasil. Os requerimentos contábeis da Lei 4.320/64. Requerimentos contábeis das IPSASs (originais). Aspectos “avançados” das IPSASs (originais). Requerimentos contábeis da STN. Outros aspectos legais que podem influenciar escolha de políticas contábeis. Relação custo-benefício da informação contábil. Uso da informação contábil como orientador e legitimador de políticas públicas.

DESIGUALDADE, POBREZA E POLÍTICA

A disciplina aborda as diferentes perspectivas normativas acerca da pobreza e desigualdade, aspectos políticos da distribuição de renda, o debate sobre a causas da pobreza e suas implicações para o desenho de políticas públicas para combatê-la. Em paralelo a estes pontos substantivos, a disciplina introduz também noções de avaliação de impacto por meio de intervenções aleatorizadas controladas e abordagens quase-experimentais. Espera-se que os alunos desenvolvam um entendimento básico acercado debate atual sobre políticas de redução de pobreza, entendam as limitações das diferentes abordagens, e despertem o interesse pela ideia de avaliação de impacto de políticas públicas. A primeiras aulas serão mais conceituais, mas a maior parte do curso examina material eminentemente empírico.

ECONOMIA POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA

A história da América Latina é marcada pela alternância entre períodos de exuberância e crise econômica, que afetam e são também afetados por decisões políticas domésticas. A disciplina explora a interação entre fatores políticos e econômicos, tanto nacionais quanto internacionais, com o objetivo de examinar a trajetória do desenvolvimento latino-americano, utilizando literatura teórica relevante e estudos de caso para analisar as origens e o impacto dos modelos de desenvolvimento adotados na região, assim como para explicar os padrões de variação temporal e intra-regional. Estudo do funcionamento das democracias latino-americanas entre o final da segunda guerra mundial até a sucessão de golpes militares ocorridos em quase toda a região. O foco será nas relações entre performance econômica e regime de governo.

ESTRATÉGIA DE ENSINO

A evolução e relevância do estudo da administração. Educação, ensino e aprendizagem no ambiente contemporâneo. Educação no contexto brasileiro. O Ensino Superior: inovações didático-pedagógicas. A função docente: natureza e construção do conhecimento. Planejando e simulando a função docente. Técnicas de ensino-aprendizagem.

EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Novas tecnologias, novas possibilidades, novos comportamentos, novos modelos de negócios, novas necessidades, novos desafios. Instrumentos conceituais e analíticos: compreendendo a ciência da complexidade e implicações na gestão; utilizando o conceito de bem público como referência de efetividade no setor público; busca de soluções inovadoras com criatividade; atendendo stakeholders com efetividade; o processo de inovação e o papel do governo. Sustentabilidade: a busca do equilíbrio entre força e fraqueza; cooperação e competição; diversidade e padronização; preservação e destruição; indústria e comunidade; e inclusão e separação.

ESTRUTURA E PROCESSOS EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

As diferentes naturezas das organizações públicas e sem fins lucrativos. As múltiplas estruturas organizacionais: definição, complexidade, formalização, tamanho. Novas formas organizacionais. Reflexos da estrutura na vida e arranjos organizacionais. Processos organizacionais: desenho e redesenho dos fluxos de informações.

ÉTICA E CULTURA

A disciplina tem por objetivo habilitar os participantes para a avaliação crítica dos problemas éticos e culturais com que possam se defrontar ao longo da vida profissional e a formulação de hipóteses de trabalho e de sistemas de aferição essenciais para o exercício da função gerencial nos campos da ética e da cultura organizacional. Os temas abordados em sala são: campo dos valores: campo conceitual, mapeamento conceitual, protótipos e arquétipos; campo da ética: filiação ética, utilitarismo ético, a ética do dever, relativismo ético, pluralismo ético, ética e responsabilidade; campo da cultura, campo habitus e discurso, os atores e o sistema, cultura técnica, contexto e tendências.

FINANÇAS PÚBLICAS

A disciplina tem como objetivo apresentar conceitos de finanças públicas para compreender o papel setor público na economia e seus desdobramentos em políticas públicas. Buscaremos, porém, trazer o debate teórico para uma perspectiva contemporânea, contextualizando com a conjuntura econômica brasileira e a atuação do Estado.

GESTÃO E CONTROLE SOCIAL

Identificar e discutir referências conceituais e práticas que definem e caracterizam processos de gestão e controle social na Administração Pública. Teses sobre a estrutura gerencial do setor público brasileiro. Elementos históricos que promoveram o surgimento do (s) significado (s) de gestão social. Fundamentos teóricos da gestão social. Cidadania deliberativa como pressuposto da gestão e controle social. Controle social. Estado, sociedade civil e mercado como ambientes operacionais em gestão e controle social. Arranjos institucionais e práticas de cidadania deliberativa. Coordenação interinstitucional como instrumento sincrônico em gestão social. Planejamento participativo como instrumento dialógico das ações em gestão social. Pesquisa-ação como método de estudo em gestão social. Experiências em gestão social.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Gestão estratégica de pessoas nas organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos. A operacionalização de objetivos estratégicos. Discutir as relações entre trabalho e emprego; os subsistemas de RH, a gestão de carreira no serviço público, bem como a aplicação dos estudos sobre motivação e liderança, nas organizações públicas e sem fins lucrativas. Aprendizagem corporativa. Motivação. Aspectos conceituais e teorias motivacionais. Liderança como essência da gestão. Liderança e intra-empreendedorismo. Competências e desenvolvimento de liderança. Formação e desenvolvimento de equipes

GESTÃO PÚBLICA E CONTEMPORÂNEA

Mudanças de paradigmas na gestão pública: nova gestão pública (new public management – NPM), novo serviço público (new public service – NPS) e nova governança pública (new public governance – NPG). Gestão estratégica no setor público. Gestão do desempenho no setor público. Discricionariedade, Integridade e Ética no setor público. Marketing de serviços públicos. Novas técnicas de gestão no setor público: gestão da inovação, gestão de qualidade total, gestão do conhecimento e gestão da diversidade.

GOVERNANÇA COLABORATIVA

Governança contemporânea e redes de governança: definições, tipos, formas, características distintas, dinâmica. Modelagem de redes de governança: iniciação, implementação, consolidação, monitoramento e avaliação. Gestão de redes interorganizacionais: estratégia, estrutura, processos, pessoas, tecnologias, financiamento, gestão da interação (animação), M&A, comunicação. Gestão de parcerias: papéis, modelos, instrumentos, posturas e requisitos.

GOVERNANÇA DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E DO TERCEIRO SETOR

Diferenciando gestão e governança. A visão histórica da firma e o surgimento das organizações contemporâneas. Propriedade, gestão e controle. Mercado, organizações e estruturas hierárquicas. Contratualização e os problemas de agência. Origem dos problemas de governança das organizações. Estruturas de governança. Características da governança das organizações públicas. O desenho do Estado e as estruturas de governança. Questões de governança nas organizações estatais brasileiras. O papel dos conselhos. O terceiro setor no Brasil. Governança em organizações do terceiro setor. O problema da participação e representatividade na governança. Desenvolvendo sistemas e diretrizes de governança. Sistemas de controle externo e interno. Modelos teóricos associados à governança.

GOVERNANÇA PARA RESULTADOS

Governança contemporânea e gestão para resultados. Abordagens correntes de gestão para resultados. A construção da estratégia: cenarização e análise ambiental; stakeholders; definição de propósito, resultados e iniciativas; indicadores de desempenho. A execução da estratégia: desdobramentos; contratualização, alinhamentos da estrutura, processos, pessoas, tecnologia, orçamento. O monitoramento e avaliação da estratégia: sistemática de M&A, disseminação e apropriação, aprendizado, transparência, responsabilização.

GOVERNANÇA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Aprendizagem corporativa. Motivação. Aspectos conceituais e teorias motivacionais. Liderança como essência da gestão. Liderança e intra-empreendedorismo. Competências e desenvolvimento de liderança. Formação e desenvolvimento de equipes. Aprendizagem corporativa. Motivação. Aspectos conceituais e teorias motivacionais. Liderança como essência da gestão. Liderança e intra-empreendedorismo. Competências e desenvolvimento de liderança. Formação e desenvolvimento de equipes

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO SETOR PÚBLICO

Este curso explora como a Inteligência Artificial pode ser (e está sendo) integrada no setor público. Partindo de uma exposição do estado atual da tecnologia (ocasião em que teremos a oportunidade de definir termos como IA, Deep Learning e LLMs), discutiremos exemplos práticos de como o setor público tem utilizado a IA por meio de estudos de caso, as dificuldades práticas enfrentadas na implementação dessa tecnologia e as implicações éticas que surgem com seu uso.

INTELIGÊNCIA DE DADOS E ANÁLISE PREDITIVA NO PROCESSO JUDICIAL

Este curso examina como a inteligência de dados e a análise preditiva estão reformulando a prática judicial moderna. O curso enfatizamos as aplicações, os benefícios e os desafios dessas tecnologias. Em particular, discutiremos aplicações como antecipar a probabilidade de sucesso de um caso, estimar custos legais e até mesmo prevejer o comportamento de juízes com base em decisões anteriores. Além disso, serão discutidos os desafios e as implicações éticas associados à implementação dessas ferramentas no Judiciário. Ao final do curso, os participantes estarão mais bem preparados para integrar esse conhecimento em sua prática profissional, reconhecendo tanto as oportunidades quanto as limitações que a inteligência de dados e a modelagem preditiva oferecem ao sistema judicial.

LABORATÓRIO DE ADMIMISTRAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLCAS I

O curso será dividido em duas partes: uma focada em temas relacionados com administração pública e governança e outra relacionada com o processo de políticas públicas, no contexto brasileiro. O laboratório busca aproximar os participantes com organizações e programas públicos de natureza inovadora. A primeira parte do curso será centrada na apresentação, debate e análise de temas contemporâneos de administração pública e governança, incentivando o estudo de casos reais de inovação, adotados nos três níveis do governo no contexto brasileiro, assim como no contexto internacional. Estratégias de flexibilização de gestão pública, gestão e avaliação por resultados, formas contemporâneas de controle e outras inovações gerenciais e de parcerias público-privadas serão exemplos de temas a serem debatidos. Casos concretos de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e programas públicos serão debatidos e analisados na segunda parte do curso. Privilegiar-se-ão as áreas de políticas sociais, inovação tecnológica, finanças públicas, segurança e cidadania, acompanhando a orientação pedagógica do curso.

ORÇAMENTO NO SETOR PÚBLICO

Os novos parâmetros da orçamentação e as funções de planejamento e controle no setor público. O caráter multifacetado do orçamento; as dimensões econômicas e política das escolhas orçamentárias. O ciclo orçamentário como sequência de decisões tomadas num contexto institucional e organizacional. A busca da inovação e a experiência internacional. O orçamento e a redução do caráter aleatório da gestão organizacional. Qualidade do gasto: os atributos do processo orçamentário e as alavancas para a transformação. Orçamento para ciência, tecnologia e inovação.
 

ORGANIZAÇÕES, DIVERSIDADE E RELAÇÕES DE TRABALHO

Como a heterogeneidade da força de trabalho impacta no ambiente e nas relações de trabalho. Políticas de diversidade de gênero, etnias, deficiências e orientações sexuais. Múltiplas identidades e gestão de carreira. Novas configurações das relações de trabalho. Liderança e Desenvolvimento gerencial. Prazer e Sofrimento no Trabalho. Sentidos e significados do trabalho. Prazer e realização no trabalho. Sofrimento no trabalho. Trabalho, Gestão e Subjetividade. Gestão de Pessoas, Relações de Trabalho e Comportamento Organizacional.

NOVAS TECNOLOGIAS E MODELOS DE NEGÓCIOS

Esta disciplina avalia como as organizações estão lidando com as transformações políticas, econômicas, sociais e culturais provocadas pelos avanços tecnológicos rápidos e contínuos dos tempos atuais. Nosso objetivo principal é discutir os impactos para as Organizações de temas como Inteligência Artificial, Blockchain, IoT, Comunicação em Redes, Privacidade e Segurança, entre outros.

PLANEJAMENTO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

Reflexão Estratégica: missão, valores e visões alternativas; Instrumentos de Reformulação Estratégica: diálogo estratégico, análises ambientais e organizacionais, cenários e futuros alternativos, intenções estratégicas, reconhecimento de fatores críticos e redefinição de pistas estratégicas; Reconstrução Organizacional: focos, métodos e condução do processo de inovar. A prática da novidade: desenvolvimento e gestão de ideias novas. Habilidades na gerência da mudança; Análise do Desempenho: agregação de valor (social e econômico), qualidade e inovação no processo de trabalho; indicadores de eficiência, eficácia e efetividade.

POLÍTICAS DE DEFESA E ORGANIZAÇÕES MILITARES

Formulação, execução e desempenho da política de defesa, aqui entendida como uma política governamental voltada para a produção da paz em termos aceitáveis e que tem como meio as Forças Armadas. Forças Armadas, sua organização, recursos, qualidade e efetividade: experiência internacional e experiência brasileira. As relações civis-militares e a condução da política de defesa. O aparato institucional e a cultura da segurança nacional. Os determinantes das doutrinas militares. As fontes da inovação militar. A efetividade militar.

POLÍTICAS PÚBLICAS E POPULAÇÃO

Instrumentalizar o aluno com teorias, técnicas e informações que possam subsidiar o processo de formulação e avaliação de políticas públicas sob um novo paradigma demográfico, com baixo ritmo de crescimento populacional. Apresentar e discutir indicadores demográficos que possam subsidiar o processo de formulação e acompanhamento de políticas setoriais. A dinâmica demográfica brasileira. Indicadores Demográficos para as Políticas Públicas. Análise dos Componentes Demográficos em algumas Políticas Setoriais.

POLÍTICA PÚBLICA INFORMADA POR EVIDÊNCIAS

O curso irá discutir como utilizar dados para identificar as necessidades e avaliar a efetividade de políticas em diferentes áreas do setor público. O curso será dividido em duas partes. A primeira parte do curso terá enfoque metodológico para discutir as diferentes etapas necessárias para transformar dados em informação e conhecimento, cobrindo a metodologia de avaliação de política. A segunda, consiste na discussão de estudos de caso nas áreas de educação, saúde, segurança e distribuição de renda que exemplificam como a identificação das necessidades, o desenho e a implementação de uma política podem ser guiados pelo uso da informação e como isso nos permite avaliar sua efetividade.

POLÍTICAS REGULATÓRIAS

Entende-se que instituições são sistemas intertemporais de regras e procedimentos formais ou informais que restringem comportamentos oportunistas ou incentivam ações cooperativas de atores políticos e econômicos. Dessa forma, instituições cumprem a função de ‘regras do jogo’ nas sociedades. Elas reduzem as incertezas ao proporcionar previsibilidade e propiciar estabilidade nas inter-relações sociais e no processo de formulação de políticas. O processo mediante o qual as políticas são discutidas, aprovadas e executadas, tem um impacto significativo na qualidade das políticas públicas, sobretudo na capacidade dos atores políticos em proporcionar um ambiente estável, modificá-las quando necessário, executá-las e torná-las efetivas. Os processos de formulação e implementação de políticas são muito complexos, devido à multiplicidade de atores que deles participam, com diferentes graus de poder, horizontes temporais e incentivos distintos, à variedade de cenários em que atuam, e à grande diversidade das regras que influenciam seus comportamentos.

REDES EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Do Estado Burocrático à Nova Governança Pública: reformas e transformações. Democracia participativa e relações contratuais. Parcerias com o setor privado: Parcerias Público Privadas & Concessões. O modelo de agência reguladora independente. Parcerias com o terceiro setor. Organizações Sociais e OCSCIPS. Análise de experiências setoriais e estudos de casos. Gestão de crises no setor público. As redes como instrumentos de gestão de crises complexas.

SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO: INSTITUIÇÕES E POLÍTICAS PÚBLICAS

Os primeiros trabalhos que demarcam o espaço da administração pública como um campo distinto de conhecimento lançam, simultaneamente, o debate acerca da sua legitimidade. Trata-se, de fato, de um espaço diferenciado de outras disciplinas que contribuem para a análise das relações complexas Estado-Governo-Sociedade, tais como ciência política, sociologia e administração privada? Esta disciplina busca desenvolver uma compreensão crítica da trajetória de Administração Pública como um espaço distinto teórico e prático, destacando, ao lado dos principais marcos e debates teóricos, seu impacto nas reformas do setor público nas últimas décadas.

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