Paulo N. Figueiredo

(Última atualização: 21/08/2019 - 17:27)

Informações de contato: 

Programa de Pesquisa

Formação

Ph.D. pelo SPRU – Science and Technology Policy Research, University of Sussex, UK. Mestre em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Experiência

Paulo N. Figueiredo é professor titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) da Fundação Getulio Vargas (FGV), onde ingressou em 1999. É pesquisador associado sênior da University of Oxford, Reino Unido

Ele começou sua carreira profissional em 1981 no setor industrial onde exerceu cargos gerenciais de 1983 a 1989.  A partir de 1990 especializou-se no ensino e pesquisa sobre desenvolvimento tecnológico e inovação industrial em economias em desenvolvimento e emergentes.  

Ao longo dos últimos 20 anos, Figueiredo tem ensinado gestão tecnológica e de inovação em cursos de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu), incluindo educação e treinamento para executivos, contribuindo diretamente para a formação, educação e treinamento de mais de 5.000 profissionais. Ele já orientou cerca de 50 dissertações, teses e monografias. Vários de seus ex-alunos ocupam postos de alta direção em empresas e em órgãos governamentais.

Figueiredo acumula uma experiência de 20 anos em pesquisa acadêmica sobre a natureza, causas e consequências do processo de acumulação de capacidades tecnológicas em empresas e indústrias baseadas em economias em desenvolvimento e emergentes. Em meados da década de 1990, ele foi pioneiro, em nível internacional, na aplicação e desenvolvimento de novas tipologias e técnicas metodológicas para obtenção e análise de evidencias sobre os níveis, dinâmica (velocidade), e fontes de capacidades tecnológicas em nível de empresas de economias em desenvolvimento e emergentes. 

Em 1999 ele criou, e até hoje coordena, o Programa de Pesquisa em Gestão da Aprendizagem Tecnológica e Inovação Industrial no Brasil, da EBAPE/FGV. Dentro desse Programa de Pesquisa e ele liderou mais de 20 projetos, dos quais 6 foram geridos simultaneamente. Esses projetos têm sido financiados por agências nacionais e internacionais de fomento à pesquisa e pela indústria, a partir de aplicações competitivas. 

Sua abordagem de pesquisa é fortemente centrada em estudos longitudinais, normalmente com cobertura décadas, baseados em extensivos trabalhos de campo e em sistemáticas triangulações de técnicas de coleta e de análises de dados. Suas pesquisas envolvem designs e análises inovadores que contribuem para avançar, em nível internacional, o entendimento sobre o processo pelo qual empresas e indústrias de economias em desenvolvimento/emergentes acumulam (ou falham em acumular) capacidades tecnológicas inovadoras e alcançam (ou falham em alcançar) liderança tecnológica e industrial. 

Suas pesquisas têm sido publicadas na forma de livros, capítulos de livros e de artigos em revistas científicas, tais como: Research Policy; Industrial and Corporate Change; World Development; Technovation; International Journal of Technology Management; Asian Journal of Technology Innovation; Oxford Development Studies; Journal of Evolutionary Economics; Technological Forecasting and Social Change; Journal of Management Studies; Canadian Journal of Development Studies. 

Ele tem sistematicamente comunicado os resultados de suas pesquisas para gestores corporativos e governamentais por meio de briefings, seminários, workshops, e audiências públicas como insumos para o desenho de estratégias corporativas e políticas públicas. 

Paulo N. Figueiredo é Fundador e Editor-Chefe do International Journal of Technological Learning, Innovation and Development (IJTLID) - Inderscience Publishers - www.inderscience.com/ijtlid.

Projetos de Pesquisa de Agências Oficiais

  • Innovation Capability Building, Learning and Institutional Frameworks in Latin America’s Natural Resource-processing Industries: Experiences from Argentina, Brazil and Chile. International Development Research Centre (IDRC) – Canada [Líder de Projeto]
  • Acumulação de Capacidades Tecnológicas Inovadoras, Processos de Aprendizagem e Mudanças em Marcos Institucionais: Análise Empírica em Nível de Empresas em Setores à Base de Processamento de Recursos Naturais no Brasil (edital CNPq/Edital Universal 14/2011 Processo 474066/2011-8 [Líder de Projeto]
  • Catch-Up, Post-Catch-Up and Technological Leadership: A Transition Model based on Creative Socio-Technical System - In Search of Post Catch-up Theory. (Department of Management Science, Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST). KoreaNational Research Foundation) [Pesquisador colaborador]
  • Acumulação de Capacidades Tecnológicas Inovadoras, Mecanismos de Aprendizagem e Marcos Institucionais. Processo: 301218/2010-2. Edital/Chamada: Produtividade em Pesquisa – PQ2 [Líder de Projeto]
  • Projeto CAPES/PROCAD Novas Fronteiras: Formação e aperfeiçoamento do corpo docente e discente do Curso de Mestrado Acadêmico em Administração (CMAAd) da Universidade Estadual do Ceará(UECE). Edital Procad-Novas Fronteiras, 08/2008/003

Áreas de Interesse em Pesquisa 

Seu interesse em pesquisa centra-se na busca de novas explicações sobre a natureza, dinâmica, fontes e consequências do processo de desenvolvimento de capacidades tecnológicas em nível de empresas e indústrias em economias em desenvolvimento e emergentes. Especificamente, seus interesses em pesquisa incluem: 

  • Natureza e dinâmica dos processos de acumulação de capacidades tecnológicas em empresas locais e subsidiárias de empresas multinacionais.
  • Processos aprendizagem tecnológica e seus efeitos na dinâmica de acumulação de capacidades tecnológicas.
  • Impactos da inovação tecnológica sobre a performance competitiva de empresas (técnica, econômico-financeira, de mercado, ambiental e social).
  • Influência de fatores organizacionais sobre o processo de inovação em empresas. 
  • Papel das capacidades tecnológicas de empresas e setores industriais no processo de transformação industrial. 
  • Natureza das políticas industriais e científico-tecnológicas e seus impactos sobre o desenvolvimento tecnológico e a competitividade de empresas e setores industriais. 
  • Formação e o desenvolvimento de instituições e seu papel no crescimento e transformação da indústria. 

Programa: 

Graduação
Mestrado Acadêmico e Doutorado (MSc&PhD)
Mestrado em Gestão Empresarial (MEX)
Master in Management (MiM)
Mestrado em Gestão Empresarial (MEX-Intensivo)