
Informações de contato:
Tel.: (55 21) 3083 2448
alexandre.faria@fgv.br
Outros Contatos
Formação
- Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa, Portugal, 2009.
- Ph.D em Administração de Empresas pela University of Warwick, Inglaterra, 1999.
- Mestre em Administração, pelo COPPEAD - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1990.
- Engenheiro metalurgista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1986.
Projetos de Pesquisa de Agências Oficiais
- Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq - 1D
- Teorizando estratégia internacional de marketing: uma perspectiva interdisciplinar para (e a partir de) economias emergentes. CNPq, 2009.
- Repensando Estratégia Internacional e Management/Gestão em (e a partir de) Economias Emergentes. CNPq, 2013.
Experiência
Coordenador do GEEM (Grupo de Estudos em Estratégia e Marketing) e pesquisador Nível 1 do CNPq. Chair do Critical Management Studies (CMS) Division do Academy of Management (2009-2014). Diretor do Módulo no Brasil do International Masters Program in Practicing Management (IMPM). Coordenador do IMPM na EBAPE. Editor no Brasil da Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão (RPBG), Editor de Seção da Revista de Administração da Mackenzie (RAM), Editor Associado do Cadernos EBAPE, Líder do Tema "Estratégia, Sociedade e Desenvolvimento" da Divisão de Estratégia em Organizações (ESO) da ANPAD. Foi professor visitante da Lancaster University Management School (Reino Unido), professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio). Experiência profissional na área de marketing e em consultoria na área de estratégia empresarial.
Áreas de interesse
- Estratégia Internacional
- Estratégia Empresarial e Gestão Estratégica
- Estratégia de Marketing e Marketing Estratégico
- Critical Management Studies
- Estratégia & Sociedade