Inscrição e Processo Seletivo

(Última atualização: 28/08/2017 - 20:07)
Msc

Editais

Calendário

Mestrado

Inscrições

03 de Julho a 16 de Outubro de 2017

Entrevistas

25 a 27 de Outubro de 2017

Resultados

Até 13 de Novembro de 2017 (lista no site)

Período de Matrícula

27 de Novembro a 05 de Dezembro de 2017

Nivelamento

 02 de Janeiro de 2018 

Início das Aulas

 08 de Janeiro de 2018

Phd

Editais

Calendário


Doutorado
Inscrições  04 de Dezembro de 2017 a 16 de Março de 2018
Início das aulas Julho de 2018

Fase 1 – Exame de Currículo

Segue abaixo a relação de documentos necessários para a participação no processo seletivo para o programa de Mestrado ou para o programa de Doutorado:

  • Resultado de um dos seguintes exames de conteúdo:
    • Teste ANPAD
      Percentil mínimo: 90% (Validade: 2 anos)
    • Teste ANPEC
      Percentil mínimo: 90% (Validade: 2 anos)
    • GMAT
      Pontuação mínima:  600 (Validade: 3 anos)
    • GRE
      Pontuação mínima:  155 no Raciocínio Verbal e 155 no Raciocínio Quantitativo (Validade: 3 anos)
  • Resultado de um dos seguintes exames de proficiência em língua inglesa, dentro do respectivo período de validade:
  • Curriculum Vitae. (Preferencialmente o Curriculum Lattes ou elaborado nos padrões da Plataforma Lattes.)
  • Carta de apresentação do candidato explicitando as razões pelas quais deseja realizar o Mestrado ou Doutorado em Administração da EBAPE, seus interesses de pesquisa e outros aspectos que o candidato ache relevante (máximo de duas páginas).
  • Duas cartas de recomendação de professores pesquisadores, que podem ser da EBAPE, de outra escola da FGV ou de outra instituição de ensino e/ou pesquisa. As cartas devem enfocar na capacidade, motivação e disponibilidade do candidato em desenvolver pesquisa científica de alta qualidade em um programa full-time.
  • Cópia autenticada do Diploma da Graduação - e do Mestrado, no caso de candidatos ao Doutorado.
    Obs.: Documentos emitidos por instituições estrangeiras somente serão aceitos para a participação no processo seletivo. Isto é, caso o candidato seja aprovado, serão solicitadas traduções juramentadas de todos os documentos apresentados em língua estrangeira. A consularização dos documentos será também necessária para regularização da matrícula. A FGV poderá orientar o candidato com relação aos procedimentos, caso necessário.
  • Cópia autenticada do Histórico da Graduação.
    Obs.: Documentos emitidos por instituições estrangeiras somente serão aceitos para a participação no processo seletivo. Isto é, caso o candidato seja aprovado, serão solicitadas traduções juramentadas de todos os documentos apresentados em língua estrangeira. A consularização dos documentos será também necessária para regularização da matrícula. A FGV poderá orientar o candidato com relação aos procedimentos, caso necessário.
  • 3 Fotos 3x4 coloridas.
  • Cópia autenticada de um documento de identidade.  (No caso dos candidatos estrangeiros, será solicitada uma cópia autenticada do Passaporte ou do Registro Nacional de Estrangeiros – RNE. Os candidatos estrangeiros aprovados no processo seletivo deverão apresentar também o visto de estudante. O prazo para apresentação do visto expira no início do 2º trimestre letivo. A SRA reserva-se o direito de cancelar a matrícula do aluno que não cumprir o prazo estipulado.)
  • Cópia autenticada do CPF.  (No caso dos candidatos estrangeiros o CPF será solicitado somente no caso de aprovação no processo seletivo, pois é um dos documentos exigidos no ato da regularização da matrícula.) Cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento.
  • Ficha de inscrição preenchida e assinada. Para preencher a ficha de inscrição, o candidato brasileiro – ou estrangeiro portador de Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) - deve se cadastrar no sistema de registro online. Para ter acesso ao sistema de registro online, o candidato deve clicar no link “Inscreva-se”, que fica disponível online durante o segundo semestre de cada ano). Os alunos estrangeiros que não possuem RNE deverão solicitar a ficha de inscrição através do msc.phd@fgv.br.
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição (R$50,00). O boleto bancário será gerado automaticamente após o preenchimento da Ficha de Inscrição.
  • O candidato deve encaminhar toda a documentação acima para a Secretaria de Registros Acadêmicos da FGV (vide endereço completo abaixo). No ato da entrega dos documentos, o candidato receberá um protocolo assinado pelo funcionário da SRA validando a documentação recebida. Os candidatos que residem fora da cidade do Rio de Janeiro têm a opção enviar a documentação pelos Correios. Pedimos que seja utilizado o serviço de SEDEX, com AR (aviso de recebimento). O envelope deverá conter a seguinte informação:
    1. No caso de candidatos ao Mestrado: Processo Seletivo – MESTRADO – FGV/EBAPE
    2. No caso de candidatos ao Doutorado: Processo Seletivo – DOUTORADO – FGV/EBAPE

É importante reiterar, no entanto, que, caso a documentação não seja entregue pessoalmente, a inscrição somente será concluída após a validação de toda a documentação pela Secretaria de Registros Acadêmicos da FGV.

Endereço da Secretaria de Registros Acadêmicos - SRA
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
SRA - Secretaria de Registros Acadêmicos
Praia de Botafogo, 190/ 3º andar- sala 314
CEP: 22.250-900, Rio de Janeiro, RJ
Horário de Funcionamento: De 2ª a 6ª–feira, das 09h às 19h.

 

Obs.: Não é permitida a entrada de pessoas usando bermudas, shorts e chinelos nas dependências da FGV.

Fase 2 – Entrevista

Após uma seleção inicial com base nas informações contidas nos documentos submetidos, os candidatos aprovados na Fase 1 são contatados para uma entrevista em inglês.

Importante: A matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo somente será efetuada mediante a apresentação de toda a documentação original (ou cópias autenticadas, conforme relacionado no item “Fase 1”).  No caso de alunos estrangeiros, o visto de estudante também deverá ser apresentado no ato da matrícula. A FGV reserva-se o direito de cancelar a matrícula dos alunos que não cumpram a exigência acima até o início do 2º trimestre letivo.