Mestrado Profissional em Administração Pública

Apresentação

O CURSO

Para atender a crescente demanda caracterizada pela forte atuação profissional em segmentos do setor público brasileiro, a FGV/EBAPE lançou, em 2012, o Mestrado em Administração Pública (MAP), na modalidade profissional. Trata-se de uma pós-graduação Stricto Sensu, pautada nas diretrizes da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Portaria 080/98) -, que permite ao mestrando a possibilidade de conciliá-lo com sua atividade profissional e de transferir conhecimentos para as organizações públicas e a sociedade.

Objetivo:
Formar lideranças no setor público brasileiro. O programa possibilita aos novos mestres prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência em administração pública, bem como avançar na carreira acadêmica.

Público-alvo:
É voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo.

O MAP apresenta duas modalidades de turmas:

Turma Regular:
O curso é oferecido no período noturno e concluído em 22 meses - com aprovação e defesa do Trabalho Final do Curso. As aulas têm início em fevereiro de cada ano, tendo sua estrutura curricular dividida em trimestres.

Turma Intensiva:
Esta modalidade tem a mesma estrutura curricular da turma regular, com exceção do calendário. Neste caso, as disciplinas são ministradas em módulos concentrados com duração de uma semana, e intervalos de, aproximadamente, seis semanas. As aulas têm início em agosto de cada ano e é uma oportunidade para as pessoas que residem e trabalham fora da cidade do Rio de Janeiro. A duração do curso: 22 meses.

Veja também o folder institucional do curso.

AVALIAÇÃO DA CAPES

A avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) compreende a realização do acompanhamento anual e da avaliação trienal do desempenho de todos os programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-Graduação - SNPG. Esse sistema de avaliação serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais.

Avaliação da CAPES: Recomendado em 2011 pela CAPES, o Mestrado Profissional em Administração Pública iniciou suas atividades em 2012 com conceito 4.

LINHAS DE ATUAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS

Políticas Públicas
A linha de pesquisa de Políticas Públicas busca analisar os ciclos de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas e programas públicos e os efeitos que as instituições e os sistemas políticos exercem nestes processos. Inclui as novas abordagens em políticas públicas: intersetorialidade, redes sociais e transversalidade. Privilegia análises empíricas em áreas como políticas sociais, inovação tecnológica, segurança pública, meio ambiente e sustentabilidade, finanças públicas, população e cidadania. A orientação para o desenvolvimento está presente nas disciplinas relacionadas com as políticas sociais, econômicas e culturais.

Governança e Administração Pública
A linha de pesquisa de Governança e Administração Pública busca compreender a dinâmica da administração, a partir de um enfoque intra e interorganizacional. As dimensões intraorganizacionais abordam temas como orçamento, planejamento, análises governamentais e organizacionais, inovação e governança de organizações públicas, privilegiando a contextualização das especificidades brasileiras. O enfoque da governança faz-se presente no estudo da dinâmica das relações Estado-Sociedade, focando na gestão social e novas formas de provisão e gestão dos serviços públicos, via parcerias com o setor privado ou terceiro setor, assim como administração e desenvolvimento.  

INTERCÂMBIO

A FGV/EBAPE possui uma estratégia de internacionalização que visa consolidar sua posição no ambiente global como um centro de renome internacional de excelência em ensino e pesquisa de qualidade na área de administração.
Para isso, disponibiliza diversos Programas de Intercâmbio de curta e média duração, onde o aluno tem a chance de estudar no exterior durante a vigência de seu curso, nas melhores escolas de administração da rede de parcerias da FGV/EBAPE.
Com estes programas os alunos intercambistas podem cursar disciplinas equivalentes as do MAP no exterior - sem custos adicionais na mensalidade* - e que em seu retorno serão incluídas no histórico escolar.

* Os gastos com passagens aéreas, hospedagem, deslocamento, alimentação e despesas pessoais serão de responsabilidade do aluno.

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

                                                                                                                                                70 Anos FGV            FGV Notícias         FGV News