Linhas de Pesquisa

(Última atualização: 21/11/2016 - 14:45)

Estratégia Empresarial

Análise dos processos e intervenções que visam à alteração da relação da organização com o mercado e a sociedade. Estudos sobre a formação e gerenciamento de alianças estratégicas, parcerias, fusões & aquisições, e processos de internacionalização. Análise sobre o impacto das estratégias e dos fenômenos mercadológicos no desempenho das organizações. Além disso, visa o estudo do processo de formulação e implantação de inovações gerenciais e tecnológicas. Envolve outras áreas como empreendedorismo, inovação, governança, marketing, sistemas de informação, internacionalização, processos de negócios, estratégia e tomada de decisão.

Comportamento e Gestão Estratégica de Pessoas

Esta linha busca investigar a dinâmica do comportamento do indivíduo e as relações e interações entre indivíduos nas organizações. Compreende o estudo dos impactos das políticas e práticas de gestão de pessoas e relações de trabalho nas organizações, bem como seu alinhamento com a estratégia organizacional. Investiga a gestão de intangíveis organizacionais, tais como cultura, liderança, relações de confiança, como uma competência estratégica e vantagem competitiva. Busca analisar as relações entre as áreas de relações de trabalho e gestão e pessoas, bem como sua ligação com a responsabilidade social das empresas. Envolve as áreas de pessoas, estrutura, processos e comportamento organizacional.

Finanças Empresariais e Contabilidade

Abrange estudos e pesquisas voltados aos aspectos conceituais e/ou empíricos relativos à elaboração, divulgação e utilização de informação econômico-financeira em decisões de alocação de recursos, bem como ao ensino e desenvolvimento de competências necessárias a essas ações. Desdobra-se em: Auditoria; Contabilidade Societária; Finanças Corporativas; Valuation; Gestão de Riscos; Julgamento e Tomada de Decisão em Finanças e Contabilidade; Métodos Quantitativos Aplicados a Finanças e Contabilidade; Regulação, Fraude e Manipulação da Informação.