(Última atualização: 25/10/2017 - 18:28)
25/10/2017

Professor Carlos Pereira palestra no Departamento de Ciência Política do MIT

Nesta sexta-feira, dia 27/10, o Professor Carlos Pereira fará uma palestra no Departamento de Ciência Política do Massachussets Institute of Technology – MIT.

Ele palestrará sobre o artigo "Gerenciamento de coalizão sob um governo dividido/unificado". O assunto desafia e reconceitua a definição clássica de governo dividido/unificado quando é aplicado a regimes presidenciais multipartidários.

Neste tipo de ambiente institucional, a condição de minoria do partido do presidente no Congresso é a norma. Construir e gerir governos de coalizão, portanto, tem sido a principal escolha de presidentes para governar.

É proposta uma interpretação substantiva do conceito de governo dividido/unificado baseado na congruência ideológica entre a coalizão governamental e o piso do Congresso. Em contraste com a "definição aritmética" convencional do governo dividido, argumentará que a distância ideológica entre a base e a coalizão é o principal fator que explica o sucesso legislativo dos presidentes, o custo do governo, as quebras da coalizão, possibilidade de impeachments e o grau de ativismo e eficácia dos mecanismos de supervisão legislativa dos presidentes na América Latina.