Notícias

(Última atualização: 06/06/2018 - 13:35)
06/06/2018

Pesquisa sobre escolarização e consumo é premiada pela Anpad

Uma pesquisa sobre escolarização e consumo, realizado no âmbito do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (MEX) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), foi premiada pela Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) na categoria "Melhor Artigo derivado de dissertação de Mestrado Profissional".

O trabalho "Escolarização e Consumo Distintivo - Um estudo sobre a escolha dos pais por uma Escola Internacional no Rio de Janeiro"; de autoria da ex-aluna da turma do MEX 2016, Rosmari Capra Sales, e orientado pela professora Marisol Rodriguez Goia; visa avançar na compreensão da escolha por escolas internacionais, entendendo a adesão a esse serviço por meio de uma perspectiva de consumo e cultura.

A autora realizou um trabalho de campo, inspirado na tradição antropológica, para verificar as expressões que esse consumo distintivo assume no contexto da Escola Britânica do Rio de Janeiro. Ao lado de observação participante, uma coleta de dados sistemática foi feita com grupos focais e entrevistas individuais, envolvendo 13 pais de alunos. Norteado pelo entendimento do caráter simbólico das práticas de consumo, o trabalho explora as representações sociais da referida escola, o tipo de networking estabelecido por intermédio dela e as visões "nativas" sobre o seu "elitismo".

A premiação foi entregue durante o VIII Encontro de Marketing da Anpad, realizado na Unisinos, em Porto Alegre, nos dias 26 e 28 de maio.

O artigo está disponível para leitura AQUI.

Galeria: