(Última atualização: 06/11/2017 - 08:42)
06/11/2017

Nova edição da RAP reúne avaliações de políticas públicas

O quinto número de 2017 da Revista de Administração Pública (RAP) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE) reúne uma série de trabalhos de avaliação de políticas públicas. O periódico traz 10 artigos que falam sobre temas como programa Bolsa Família, políticas ambientais, agenda de ciência e tecnologia, educação dentre outros assuntos.

Não é por acaso, que programas como Bolsa Família continuam a permear a agenda de pesquisa brasileira. O programa que foi responsável por mitigar alguns dos efeitos mais negativos da miséria ainda presente no país, também foi elaborado a partir de uma tecnologia gerencial sofisticada e arranjos complexos federativos. O artigo “Regras importam: determinantes do controle burocrático no Programa Bolsa Família” de Denilson Bandeira Coêlho e Antônio Sérgio Araújo Fernandes analisa o papel das burocracias federal e municipal na gestão deste programa complexo, concluindo que a aplicação efetiva de regras foi determinante para gerar um aprendizado institucional entre os atores da política.

O outro artigo sobre o programa social, intitulado “Os efeitos do Programa Bolsa Família sobre a duração do emprego formal dos indivíduos de baixa renda”, de Danilo Braun Santos, Alexandre Ribeiro Leichsenring, Naercio Menezes Filho e Wesley Mendes-Da-Silva examina a duração do emprego entre indivíduos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, indicando que o risco de desligamento do empre¬go para os beneficiários do Programa Bolsa Família é entre 7% e 10% menor do que para os não beneficiários.

Esta edição da RAP também dá ênfase ao workshop “RAP & YOUNG RESEARCHERS WORKSHOP: Overseas influences on the development and recent innovations on public sector accounting and finance in Latin America” uma realização da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ) e com Faculdade de Administração e Finanças da UERJ, a ser realizado nos dias 9 e 10 de novembro.

Todos os artigos estão disponíveis para leitura gratuitamente no site.