Notícias

(Última atualização: 24/11/2017 - 15:27)
24/11/2017

Evento nos EUA debate Estado de Direito no Brasil e América Latina

O Professor Titular da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE) e Professor Visitante da Universidade de Stanford, Carlos Pereira, organiza uma conferência internacional para debater os determinantes políticos e institucionais do fortalecimento das instituições de controle e accountability no Brasil e na América Latina. Entre 7 e 8 de dezembro, a Stanford University, nos EUA, recebe autoridades e estudiosos para para a conferência “Rule of Law in Latin America”. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso, será o Keynote Speaker do seminário.

A conferência tem como motivação a seguinte pergunta: como e por que o judiciário, ministério público, polícia federal, tribunais de contas se tornaram tão fortes e independentes? Será dada especial atenção ao Brasil por conta da repercussão do escândalo de corrupção da Petrobras e da operação Lava-Jato, que tem levado a prisão dezenas de proeminentes empresários, legisladores, funcionários públicos e políticos. 

Além do ministro Barroso, o evento contará com a participação do diretor da Escola de Direito de São Paulo da FGV (Direito SP), professor Oscar Vilhena, do professor da Escola de Direito do Rio de Janeiro (Direito Rio), Diego Werneck Arguelhes, e o pesquisador do Center of Politics and Economics of the Public Sector da FGV (CEPESPP), George Avelino. Participam também Taylor Boas (Boston University), Scott Desposato (UCSD), Miriam Golden (UCLA), Marcus Melo (UFPE), Vinicius Mota (Folha de S.Paulo), Nara Pavão (UFPE), Julio Ríos-Figueroa (CIDE – México), Lucio Renno (UNB), Bem Schneider (MIT) e William Summerhill (UCLA). Stanford, que será a universidade anfitriã do evento, será representada por James Cavallaro, Alberto Diaz-Cayeros, Larry Diamond, Francis Fukuyama, Erik Jensen, Beatriz Magaloni, Dinsha Mistree e Jonathan Rodden.

Para mais informações, ACESSE AQUI.

 

Galeria: