(Última atualização: 20/06/2017 - 11:45)
20/06/2017

Estudantes da EBAPE visitam o Centro de Operações Rio (COR)

No dia 31 de maio, os alunos da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE) conheceram o Centro de Operações Rio. O COR, inaugurado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro em 2010, funciona como como quartel-general de integração das operações urbanas no município. Cerca de 30 órgãos (secretarias municipais e concessionárias de serviços públicos) estão integrados no edifício para monitorar a operação da cidade e minimizar seus impactos na rotina do cidadão ou durante a realização de grandes eventos.

A visita fez parte das atividades da disciplina Administração dos Sistemas de Informação, lecionada pelos professores Luiz Antonio Joia e Carla D. M. Soares para o curso de graduação.

No COR os alunos foram recebidos pelo Vice-Presidente da IplanRio, o Julio Urdangarin, e realizaram uma visita guiada conhecendo as diversas áreas dos órgãos públicos que estão integradas no edifício e são responsáveis por monitorar a operação da cidade do Rio de Janeiro. Para os professores, a visita proporcionou aos alunos o contato com diferentes possibilidades que as novas tecnologias oferecem, desde a integração de sistemas para agilizar a tomada de decisão até o uso de aplicativos pelos cidadãos, a fim de orientá-los sobre sua mobilidade e informação de deslocamentos em situações de emergência na cidade.