Notícias

(Última atualização: 04/06/2018 - 17:40)
30/05/2018

Especialistas debatem cenário político brasileiro

A eleição presidencial deste ano será um teste decisivo para o sistema político brasileiro. Um grupo de especialistas se reuniu, no dia 24 de maio para debater o tema em evento que marcou a reinauguração do auditório da Folha de S.Paulo. A FGV foi representada pelos professores Carlos Pereira (FGV EBAPE) e Fernando Abrúcio (FGV EAESP) no encontro, que também contou com a participação de Fábio Wanderley Reis (UFMG) e Mauro Paulino (Datafolha).

O professor da FGV EBAPE observou que os dois candidatos que lideram a corrida na ausência de Lula – Jair Bolsonaro (PSL-RJ) e Marina Silva (Rede) – não têm vantagens que garantiram a vitória em eleições presidenciais anteriores, como partidos fortes e enraizados e apoio de outras siglas.

"Se os mecanismos tradicionais ainda funcionam, esses dois candidatos vão desidratar", disse Pereira, sugerindo que isso abriria caminho para políticos como o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), que apareceram empatados em segundo lugar no Datafolha.

A cobertura completa do evento está disponível AQUI.

Galeria: