Notícias

(Última atualização: 15/09/2017 - 11:06)
14/09/2017

Edição especial do Cadernos EBAPE.BR está disponível para leitura

A edição especial do periódico Cadernos EBAPE.BR é dedicado ao tema Resiliência Organizacional, coordenado pelos professores Isabella Freitas Gouveia de Vasconcelos, Alvaro Bruno Cyrino, Leonardo Araújo de Carvalho e Lucas Martins d´Oliveira. O número apresenta a ideia de ruptura e adaptação do grupo organizacional em um novo estágio de complexidade, após ser redefinido através de modelo de negócios, produtos e/ou serviços e processos organizacionais, por exemplo. E destaca o panorama de maior competitividade e turbulência, que promete ser o cenário de negócios futuros, além de abordar questões como as situações de ruptura vividas com êxito pelas organizações, novos níveis de performance e estabilidade por meio da implantação de tecnologias e de interações mais complexas que surgem através do novo modelo de formas de trabalho e de interação, formas de remuneração e de carreiras.

Temas como prospectiva estratégica, inovação sustentável e formas de interação mais substantivas nas organizações, além de equilíbrio dinâmico também são abordados nos artigos apresentados.

Esta edição traz 10 artigos que retratam notáveis pesquisas sobre resiliência de forma direta ou indireta. Alguns destes disponíveis também no idioma inglês. Eles dissertam sobre diversas temáticas, como a institucionalização de formas de comunicação mais substantivas nas relações de trabalho nas organizações pós-burocráticas, a análise comparativa entre as teorias funcionalista e crítica sobre a resiliência no trabalho, capacidades dinâmicas de um ponto de vista institucionalista e a valorização do tema responsabilidade social em instituições de ensino superior em uma análise de cursos de administração no Estado do Rio de Janeiro.

O conceito de resiliência está ligado à resposta da organização a eventos disruptivos, por meio de adaptação positiva em um novo patamar de complexidade, superando a situação de ruptura e implementando a mudança com sucesso. O debate sobre o assunto começou com o artigo “Resiliência organizacional e inovação sustentável: um estudo sobre o modelo de gestão de pessoas de uma empresa brasileira de energia”, de Isabella Freitas Gouveia de Vasconcelos, Alvaro Bruno Cyrino, Lucas Martins D´Oliveira e Eric Proença Prallon, publicado no Cadernos EBAPE.BR (v. 13, n. 4 de 2015).

Quem assina o editorial desta edição é a professora e Dra. Isabella Francisca Freitas Gouveia de Vasconcelos.

Para ler os artigos, acesse o site. 

Galeria: