(Última atualização: 25/09/2017 - 19:48)
26/09/2017

EBAPE realiza primeira edição de evento para apresentação de trabalhos de alunos

No dia 13 de setembro, a EBAPE realizou a primeira edição do evento “Graduate Student Brown Bag Seminar”, no Rio de Janeiro. O evento, que terá periodicidade mensal, objetiva reunir trabalho de mestrandos e doutorandos da escola para apresentem suas pesquisas internamente para a comunidade de alunos da EBAPE.

O intuito é fazer com que os alunos pratiquem suas habilidades de apresentação de pesquisa e que recebam feedbacks valiosos da comunidade EBAPE em suas pesquisas. Por outro lado, estudantes que atendem ao seminário conhecerão mais sobre a pesquisa que está sendo conduzida pelos mestrandos e doutorandos da EBAPE com a possibilidade de dar vida a sinergias para novos projetos de pesquisa assim como fortalecer e consolidar os relacionamentos entre os componentes da comunidade EBAPE. Em cada edição, os doutorandos e mestrandos inscritos farão a apresentação do próprio trabalho, centrando-se em questões de ordem teórica, metodológica e/ou de escrita da tese.

No evento, foram realizadas três apresentações de doutorandos da EBAPE. A primeira apresentação foi feita pelo aluno André Dantas Cabral, com título "Developing and Adressing a Concept for a Political Hostile Media". Utilizando a metodologia conceitual de Goertz, o trabalho teve como objetivo desenvolver um conceito para hostilidade da mídia, e operacionalizá-lo ao observar o comportamento de quatro importantes revistas brasileiras durante dois processos de impeachment.

A segunda apresentação foi do Renato Kogeyama, com título “Asymmetric effect of modularization in ecosystems. Nesta pesquisa, foram examinadas as consequências das opções de modularidade para o desempenho competitivo das empresas demonstrado por meio de um modelo analítico do mercado de videogames.

Por fim, a última apresentação foi do Rodrigo de Oliveira Leite com título “Probable at first glance, but unlikely after a closer look: The role of cognitive reflection ability on the interpretation of probability expressions”. O trabalho mostrou que contadores mais impulsivos são menos conservadores, tendo uma maior propensão a reconhecer ativos e não reconhecer passivos, do que os contadores mais reflexivos.