(Última atualização: 26/03/2018 - 14:24)
23/03/2018

Dissertação de ex-aluno do MAP recebe reconhecimento do Instituto Pereira Passos

Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), João Paulo Tapioca de Oliveira Vieira, recebeu o título de Menção Honrosa em Dissertação de Mestrado do II Prêmio IPP-Rio Maurício de Almeida Abreu. O concurso é promovido pelo Instituto Pereira Passos para selecionar as melhores teses e dissertações sobre a cidade e suas interações com a Região metropolitana.

O trabalho, intitulado “Fragilidades dos Mecanismos de Controle das Organizações Sociais de Saúde no Município do Rio De Janeiro” foi orientado pela professora Sonia Fleury e discute o controle público sobre o funcionamento de Organizações Sociais de Saúde - OSs na cidade do Rio de Janeiro. A conclusão é que o poder municipal não tem estrutura para o monitoramento, fiscalização e controle da atuação das OSs e que muitas irregularidades marcam a gestão dessas organizações.

A contribuição da pesquisa reside, sobretudo, em criteriosa incursão no campo normativo e das instituições formais de controle do poder público vis-à-vis uma análise das condições efetivas de funcionamento das OSs. Nesta dissertação, a reflexão sobre a área de saúde na cidade do Rio de Janeiro aponta, pragmaticamente, para um conjunto de proposições que visa a melhoria do sistema de saúde.

A pesquisa completa está disponível na Biblioteca Digital da FGV, AQUI.