Notícias

(Última atualização: 06/04/2018 - 13:30)
06/04/2018

15 anos do periódico Cadernos EBAPE.BR

A edição v. 16, n. 1 do Cadernos EBAPE.BR inicia o ano com uma marca importante para o periódico: a revista completa 15 anos de existência. Para comemorar esta conquista, a publicação passará a ser bilíngue, o que permitirá uma maior internacionalização da revista e a publicação de muitos artigos relevantes em seu idioma original, facilitando a comunicação internacional. 

A presente edição lança luz a importantes debates como “A Teoria da Ação Comunicativa de Habermas”. O assunto aplica-se na contemporaneidade pela necessidade de se encontrarem critérios éticos que levem em conta princípios comuns a todos os seres humanos, e vão além da mera constatação das diversidades culturais ligadas ao conceito de comunidade. Princípios estes que podem ser expressos como valores fundamentais comuns a todas as culturas. Sobre este tema, o periódico traz um artigo que utiliza os conceitos de Habermas para tratar de administração pública e do Estado e artigos que versam sobre interculturalidade – em um deles, compara-se a governança corporativa de Brasil e Portugal, considerando similitudes e diferenças. 

Em outros artigos, são abordados temas como a burocracia, analisando suas disfunções; o teletrabalho e suas consequências; e as comunidades de prática – outro tema tratado nesta edição –, onde questões de diversidade cultural também são levantadas, ao mesmo tempo que são afirmados princípios que vão além da diferença e que permitem que todos se sintam parte da mesma comunidade, vivam e trabalhem juntos – conscientes das diferenças e indo além delas; buscando aquilo que une a todos como seres humanos e cidadãos.

A interculturalidade e a gestão intercultural também são conceitos tratados nesta edição. Estes inclusive são assuntos de dois recentes livros escritos pelo professor da FGV EBAPE Fernando Guilherme Tenório, ex-editor da revista:  “Tem Razão a Administração?” e “O Pensamento Organizacional sob o Olhar de Janus, Ensaios Críticos”. 

Para ter acesso ao conteúdo completo, CLIQUE AQUI.

Galeria: