Notícias e Destaques

EBAPE é uma das melhores faculdades do País, segundo o MEC

A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) está novamente entre as melhores faculdades do país, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado em 21 de dezembro de 2012 pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 451 - publicada no DOU - 27.12.12. A EBAPE ficou entre as melhores instituições de ensino do Brasil, na categoria faculdades e institutos, que abrangeu todas as áreas de conhecimento. A Escola desponta em 1º lugar em Administração no Rio de Janeiro e está no seleto grupo das 10 melhores do Brasil na área.

O IGC atribui notas às faculdades, centros universitários e universidades, levando em consideração a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Os índices são calculados mediante a avaliação do corpo docente, das instalações físicas, do projeto pedagógico e das notas dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Para o diretor da Escola, professor Flávio Vasconcelos, o sucesso do desempenho da EBAPE está no ensino de qualidade aliado ao incentivo à pesquisa. “Assim como as escolas da FGV, a EBAPE tem a função de gerar conhecimento por meio da excelência em pesquisa acadêmica e de cursos de graduação, mestrado e doutorado do mais alto nível de qualidade”, explicou.

Ele ressaltou a importância da avaliação realizada pelo MEC. “É muito importante receber, mais uma vez, a nota máxima 5 pelo MEC (Ministério da Educação) no ano em que a Escola completa 60 anos. Ela consolida a EBAPE como uma instituição de excelência nacional, entre as mais reputadas e influentes do Brasil. É um sinal de que estamos no caminho certo”. O professor falou ainda que os planos da Escola ultrapassam fronteiras. “O desafio agora é a construção de um papel de protagonismo internacional na esfera acadêmica, inserida no modelo de excelência organizacional da Fundação Getulio Vargas”.

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância