Notícias e Destaques

EBAPE completa 60 anos como referência na área de administração

A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV) comemora este ano 60 anos como referência em ensino de qualidade e na formação de líderes na área da administração pública e de empresas. Baseada em sua missão, que é criar e disseminar conhecimento nestas áreas para o desenvolvimento do Brasil, e no seu pioneirismo, que a coloca como uma instituição sempre à frente do seu tempo, ela  oferece cursos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Cursos estes que fazem a diferença na carreira dos profissionais que a escolhem como instituição de ensino, pois são estruturados de acordo com as tendências do mercado e exigências do mundo globalizado.

A Escola, que sempre investiu na qualificação dos seus profissionais, na produção de conhecimento e no incentivo à pesquisa, possui um corpo docente formado somente por professores doutores, responsáveis pelo alto nível da produção acadêmica (artigos, livros, capítulos de livro etc). Ela também responde pela publicação de três importantes revistas do setor: a RAP - Revista de Administração Pública -, Cadernos EBAPE.BR e a Revista OIT – Observatório de Inovação do Turismo.

Na área internacional, a Escola ultrapassou as fronteiras dos continentes ao estabelecer parcerias com as principais escolas de business do mundo. Por meio de seus programas de intercâmbio, gerou oportunidades para alunos brasileiros e estrangeiros conhecerem os hábitos culturais, sociais e econômicos de pessoas de diversos países. Desta maneira, fortaleceu a sua marca no mundo e sua credibilidade como instituição de ensino.

No decorrer destes anos, a EBAPE formou alunos, prestou consultorias para empresas privadas e organizações públicas e participou da concepção e implementação de diversos cursos de especialização. Esteve presente em cada canto deste país, por meio de parcerias com instituições de ensino conveniadas. E hoje, ao comemorar 60 anos, a Escola brinda o resultado de décadas de dedicação ao ensino de qualidade, sendo considerada uma das melhores faculdades do país, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), órgão avaliador oficial da educação no Brasil. 

História

A Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas (EBAP/FGV) foi criada no dia 15 de abril de 1952, na cidade do Rio de Janeiro, como a primeira escola de administração pública do Brasil e da América Latina. A EBAP surgiu por meio de uma parceria entre a FGV e as Organizações das Nações Unidas (ONU) para atender a demanda por profissionais qualificados na área pública no país.

Durante décadas foi a responsável pela formação de líderes que ajudaram a escrever a história da administração do país, por meio de seus programas de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, contribuindo assim para o desenvolvimento do Brasil.

Em 2002, a EBAP passou a se chamar Escola Brasileira Administração Pública e de Empresas (EBAPE), confirmando também a sua atuação no setor privado, que na verdade, sempre existiu desde a sua criação. A Escola conquistou credibilidade, legitimidade e uma capacidade surpreendente de agregar conhecimento de alto nível aos seus estudantes, introduzindo-os em um processo produtivo de excelência.

Pioneirismo da EBAPE em décadas de ensino

  • Primeira escola a oferecer curso superior em administração no Brasil e na América Latina;
  • Os primeiros livros de administração no Brasil foram publicados na Escola;
  • Primeira instituição a usar o sistema de crédito e matrícula por disciplina no Brasil;
  • Primeira presidência e sede da ANPAD - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração;
  • Em 1961, o professor da EBAPE e ex-deputado Federal, Alberto Guerreiro Ramos, foi o autor da proposta de regulamentação da profissão de administrador, certificada pela lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965.

 

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

Publicações